Além da versão histórica de perseguição aos templários no dia 13 de outubro de 1307, também existiam lendas nórdicas e cristãs sbre o sombrio treze. Nas lendas nórdicas, existe a história de Loki e a história de Friga, ambos deuses. Na primeira, Loki, deus da discórdia, aparece sem ser convidado a um jantar para 12 convidados em Valhalla, a morada dos deuses. Obviamente, o engraçadinho causa grande alvoroço e confusão, matando inclusive Balder, o deus favorito. Já a segunda lenda trata da deusa da beleza, Friga ( seu nome deu origem à friadgr e friday, sexta-feira em escandinavo e em inglês). Quando os cristãos converteram os nórdicos, a deusa foi endemonizada e, segundo a lenda, toda sexta-feira se reunia com 11 feticeiras e o
2006-11-15 15:08:55
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
2⤊
2⤋
Sexta-feira, 13 de outubro de 1307.
Depois da tomada de Jerusalém pêlos Sarracenos (Muçulmanos que, inclusive, nos períodos de trégua, negociavam com os Templários, pois acreditavam ser prudente ter algum dinheiro invertido com os cristãos para o caso de que os avatares da guerra pudessem terminar em alguma espécie de pacto com os europeus ) em 1291, adveio a queda do Reino Latino; o quartel-general da Ordem foi transferido da Cidade Santa para Chipre, e Paris passou à categoria de seu principal centro na Europa. Por certo que esta derrota das Cruzadas, em que o túmulo de Cristo caiu nas mãos dos "infiéis", abalou a posição dos Templários, como das demais ordens militares, mas ninguém poderia prever o seu fim brusco e trágico. Conservando-se ainda poderosamente rica, credora do Papa e da corte da França, suas posses passaram a ser avidamente cobiçadas. Felipe IV, o Belo, necessitava prementemente de dinheiro e depois de haver confiscado os haveres dos banqueiros lombardos e judeus e tê-los expulso do país, volveu suas gulosas vistas para os Templários. Como o Papa Clemente V devia sua posição em Avinhão às intrigas do rei, foi fácil a sua aquiescência. Essa macabra tarefa foi muito ajudada pelo ex-cavaleiro Esquieu de Floyran, o qual, pessoalmente interessado na desmoralização da Ordem, contra ela levantou as mais duvidosas acusações. Essas acusações foram sofregamente aceitas por Felipe IV, que, numa sexta-feira, 13 de outubro de 1307, mandou prender todos os Templários da França e o seu Grão-Mestre, Jacques DeMolay, os quais, submetidos à Inquisição, foram por esta acusados de hereges. Por meio de inomináveis torturas físicas, infligidas a ferro e fogo, foram arrancadas desses infelizes as mais, contraditórias confissões. O Papa, desejoso de aniquilar a Ordem, convocou um concílio em Viena, em 1311, com esse fim, mas os Bispos se recusaram a condená-la à revelia; conseqüentemente, o Papa convocou um consistório privado em 22 de novembro de 1312, e aboliu a Ordem, conquanto admitindo a falta de provas das acusações. As riquezas da Ordem foram confiscadas em benefício da Ordem de São João, mas é certo que a grossa parcela francesa foi adjudicada aos cofres do rei da França, Felipe, o Belo. A tragédia atingiu seu ponto culminante em 14 de março de 1314, quando o Grão-Mestre do Templo, Jacques DeMolay, e Godofredo de Charney, preceptor da Normandia, foram publicamente queimados no pelourinho diante da catedral de Notre Dame, ante a turba, como hereges impenitentes. Diz-se que o Grão-Mestre, ao ser envolto e devorado pela pira, ele voltou a cabeça em direção ao local onde se encontrava o rei e imprecou: "Papa Clemente, cavaleiro Guilherme de Nogaret, Rei Felipe... Convoco-os ao Tribunal dos Céus antes que termine o ano, para recebam vosso justo castigo. Malditos... Malditos... Malditos... Sereis malditos até treze gerações...". E de fato, antes de decorridos doze meses, ambos os intimados estavam mortos.
Por isso a sexta-feira 13 é considerada até hoje como um dia amaldiçoado.
2006-11-12 14:51:22
·
answer #2
·
answered by poyatozep 4
·
22⤊
7⤋
Sexta-feira, 13 de outubro de 1307. Um dia fatal para os Templários, e lembrado superticiosamente ainda nos nossos dias como a azarenta “sexta-feira 13”. Ao fim da tarde, agentes do rei Felipe IV atacaram, num assalto fulminante, acusaram e prenderam Templários por toda a França. A data tinha sido escolhida pela coincidência da visita à França de vários líderes Templários, incluindo o próprio Grão-Mestre Jacques de Molay.
Juridicamente, estas prisões eram ilegais. Os Templários respondiam unicamente ao Papa. Mas o atual Papa, Clemente V, devolveu esta condição para Felipe IV (o Belo). O rei francês que transferiu o assento papal de Roma para Avignon na França pediu essa cedência. Felipe também esteve por trás da morte suspeita do precedente Papa, deixando assim o assento livre à Clemente.
Como publicamente retratou sua confissão, Jacques de Molay, o último de 22 Grãos-Mestres da Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão, foi queimado vivo em Paris. E enquanto expirava, amaldiçoou o rei francês e o Papa. Disse que no prazo de um ano seriam chamados a prestar contas pela perseguição aos Templários. Apenas um Mês depois, o Papa Clemente V faleceu, aparentemente de causas naturais. Em 29 de novembro do mesmo ano, Felipe IV morreu também num acidente a cavalo enquanto caçava.
Por que tudo isso contra os Templários? O que eles fizeram?
Nos julgamentos eles eram acusados de heresia – de participar de práticas obscenas, cuspindo na imagem de Cristo e adorando ídolos (especialmente uma cabaça de bode chamada Baphomet). Eram acusados de bruxaria. Foram ainda acusados de homossexualidade.
2006-11-12 14:51:39
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
15⤊
6⤋
O costume da sexta-feira treze ser dia de azar tem a ver com os Cavaleiros Templários. Os Cavaleiros Templários eram uma ordem militar cristã que surgiu e cresceu com as cruzadas. Surgiram em 1119 e desde então acumularam riqueza e poder, incomodando demais o papa e a Igreja Católica. Por ordens do papa, em 13 de outubro de 1307, vários templários foram presos por toda a Europa, torturados e acusados de heresia. A partir deste acontecimento deu-se a fama de azarada toda sexta-feira treze.
Abraço!
2006-11-12 14:56:57
·
answer #4
·
answered by Guto 3
·
8⤊
4⤋
Acho que ser considerado um dia de azar tem haver com os cavalheiros templários, que por ordem do papa forma perseguidos,torturados e acusados de heresia,justamente no dia 13.Só lembro disso...rsrsrs
2006-11-12 17:11:09
·
answer #5
·
answered by Magali 1
·
4⤊
1⤋
Parabéns Cherry ch, muitas felicidades!!!
Eh cultural e folclórico ou por causa dos Templários (aqui já muito bem explicado) ou por ter 13 na mesa de Jesus e um deles o ter traido. Também por ter sido crucificado numa sexta -feira
Aqui nos Estados Unidos as casas São numeradas com 13 1/2 quando cai o numero 13 e pulam do andar numero 12 para o 14.
Não sou supersticiosa (so não sento em cadeira de rodas por brincadeira. Só se for preciso mas mesmo assim não gosto. Se puder andar, eu vou andando).
Se fosse supersticiosa estaria perdida.
Nasci no dia 13 e sempre foi super legal quando caia na sexta-feira.
O azar eh que tenho ficado cada vez mais ("muito") velha...
2006-11-12 15:50:32
·
answer #6
·
answered by Lilia 7
·
4⤊
1⤋
nao me lembro bem o trecho ,,,,mas o filme codigo da vinci menciona o porque da sexta feira treze
2006-11-14 10:21:23
·
answer #7
·
answered by janecosta21 5
·
1⤊
0⤋
O número 13
Símbolo de desgraça, já que 13 eram os convivas da última ceia de Cristo, e dentre eles, Jesus que morreu na sexta-feira foi, conseqüentemente, ligada ao horror que o número 13 provocava nas gerações cristãs. Por isso, muitas pessoas evitam viajar em sexta-feira 13; a numeração dos camarotes de teatro omite, por vezes, o 13; em alguns hotéis não há o quarto de número 13 - este é substituído pelo 12-a. Muitos prédio pulam do 12º para o 14º andar temendo que o 13º traga azar. Há pessoas que pensam que participar de um jantar com 13 pessoas traz má sorte porque uma delas morrerá no período de um ano. A sexta-feira 13 é considerada como um dia de azar, e toma-se muito cuidado quanto às atividades planejadas para este dia.
Como se vê, a crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é, estimado como símbolo de boa sorte.
O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.
As lendas
Além da justificativa cristã, existem 2 outras lendas que explicam a superstição. Uma Lenda diz que na Escandinava existia uma deusa do amor e da beleza chamada Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em uma bruxa exilada no alto de uma montanha. Para vingar-se, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras onze bruxas e mais o demônio - totalizando treze - para rogar pragas sobre os humanos. Da Escandinava a superstição se espalhou pela Europa.
A outra lenda é da mitologia nórdica. No valha, a morada dos deuses, houve um banquete para o qual foram convidados doze divindades. Loki o espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga em que morreu o favorito dos deuses. Este episódio serviu para consolidar o relato bíblico da última ceia, onde havia treze à mesa, às vésperas da morte de Cristo. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Persquise mais.
2006-11-12 23:53:13
·
answer #8
·
answered by Francisco 7
·
2⤊
1⤋
por calsa do filme sexta feira treze ,pelo fato do jaison ser o que é......
2006-11-16 15:56:52
·
answer #9
·
answered by ernanesfurtado 2
·
0⤊
0⤋
Não sei, mas não acredito nisso.
2006-11-14 02:33:54
·
answer #10
·
answered by ™ MARI ™ 5
·
0⤊
0⤋
PELA MANIFESTAÇAO POETICA ELABORAVEL DOS QUINTETOS.
2006-11-14 00:17:22
·
answer #11
·
answered by wasting man 2
·
0⤊
0⤋