Ela é mais antiga do que se pensa. A suástica ou cruz gamada como também é conhecida é um dos símbolos místicos mais difundidos e antigos do mundo. É encontrado do extremo Oriente à América Central, passando pela Mongólia, pela Índia e pelo norte da Europa. Foi conhecido dos celtas, dos etruscos, da Grécia antiga. Alguns quiserem remontá-lo aos atlantes, o que é uma maneira de indicar sua remota antiguidade. Qualquer que seja sua complexidade simbólica, a suástica, por seu próprio grafismo, indica manifestamente um movimento de rotação em torno do centro, imóvel, que pode ser o ego ou o pólo. É, portanto, símbolo de ação, de manifestação, de ciclo e de perpétua regeneração.
Os cristãos dos primeiros tempos e os bizantinos chamavam-na de Crux Gammata utilizando-a principalmente como elemento decorativo. Supõe-se que teriam sido os cruzados germânicos (1095-1136), quem a trouxeram para a o coração da Europa diretamente do Oriente Médio.
Disseram a eles que era a suástica (do sâncrito svastika), a cruz dos ários, um dos símbolos favoritos do povo que invadiu a Índia em tempos imemoriais. Ostentavam-na como sinal de distinção de casta. Eles, os ários, eram a raça superior; os indianos, os dominados, os inferiores. O sucesso dela entre os austro-germanos foi duradouro. Minoritários na Mittel-Europa, os austro-germanos imitaram os ários da Índia colocando a suástica (Hakenkreuz em alemão) acintosamente nos frontões dos seus castelos e fortins para mostrar aos demais grupos étnicos quem eram os donos da região.
A chegada das tropas de Napoleão em Viena em 1806, trazendo na mochila manifestos irreventes e igualitários, desativou a cruz gamada, o ícone dos racistas.
O racismo dos austro-germanos porém não deu-se por vencido, os líderes populistas que proliferaram no final do século 19 ostentavam a marca. A fobia deles não eram somente os eslavos, mas também os judeus.
Georg Ritter von Schönerer, um demagogo racista anunciou em 1882 um programa em Linz (cidade onde na adolescência Hitler irá passar uns anos) em favor do trabalho artesão e da pequena propriedade, ameaçados pelo "dinheiro judeu". Defendia até uma Lei de Exclusão para isolá-los. Schönerer, proclamando-se Führer, tentou fazer do anti-semitismo e do ódio ao eslavo um movimento popular, de massas.Com ele o preconceito deixou os salões da nobreza e ganhou as tavernas do suburbio. Resultou que o primeiro prefeito de Viena eleito por voto direto em 1897, foi o popularíssimo anti-semita Karl Lueger que fez campanha "para liberar o povo cristão da opressão judaica"
Em 1905 a suástica voltara à moda na Áustria. A Revista Ostara dirigida por um excêntrico monge chamado Jörg von Liebensfelds colocou-a permanentemente na capa. O conteudo era xenofobia pura. Em meio a delírios de superioridade racial ariana, mesclado à fobias aos casamentos mistos, o periódico pregava a esterilização e até o exterminio em massa de eslavos e de judeus. Virou uma das preferidas do jovem Hitler em Viena, que procurou Liebensfelds no seu bizarro castelo de Burg Werfenstein atrás de números atrasados.Deu no que deu.
2006-11-12 07:03:50
·
answer #1
·
answered by taisa.ladeira 3
·
1⤊
1⤋
É um símbolo sagrado hindu.
2006-11-12 06:48:19
·
answer #2
·
answered by Hemerocallis 4
·
2⤊
0⤋
Eu assisti um programa no History Chanel , que ele usou este símbolo antigo , para dizer que ele era um predestinado e que o reich por isto iria durar mil anos... Nada nem um símbolo foi usado aleatóriamente foi tudo calculado,para enganar as massas.
2006-11-12 06:31:54
·
answer #3
·
answered by Maricy 6
·
2⤊
0⤋
Cruz suástica (ou cruz gamada) é um antigo símblo religioso, de origem ariana, em forma de cruz grega com as extremidades das hastes prolongadas formando um ângulo recto, todas no mesmo sentido de rotação, e que foi adoptada pelo regime nazi de Adolfo Hitler.
2006-11-12 06:19:23
·
answer #4
·
answered by Manuel Gomes Barbosa 7
·
2⤊
0⤋
A suástica ou cruz gamada é um símbolo místico encontrado em muitas culturas em tempos diferentes, dos índios Hopi aos Astecas, dos Celtas aos Budistas, dos Gregos aos Hindus. Alguns autores acreditam que a suástica tem um valor especial por ser encontrada em muitas culturas sem contatos umas com as outras. Os símbolos a que chamamos suástica possuem detalhes gráficos bastante distintos. Vários desenhos de suásticas usam figuras com três linhas. A nazista tem os braços indo para a esquerda e roda a figura de modo a um dos braços estar no topo. Outras chamadas suásticas não têm braços e consistem de cruzes com linhas curvas. Os símbolos Islâmicos e Malteses parecem mais hélices do que suásticas. A chamada suástica celta dificilmente se assemelha a uma. As suásticas Budistas e Hopi parecem reflexos no espelho do símbolo Nazista. China : Símbolo da orientação quádrupla que segue os pontos cardeais. Desde 700 d.C., ela assume ali o significado de número dez mil. No Japão, a suástica (卍manji) é usada para representar templos e santuários em mapas.
2006-11-12 06:17:50
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Olha, posso estar enganada, mas acho que foi baseada num livro que ele viu ou leu... E ele aprimorou! Não sei a data, mas ainda não era o ditador... Ainda estava ganhando a "confiança" do povo.
2006-11-12 06:20:36
·
answer #6
·
answered by ღ εVeℓiиe - 5
·
1⤊
0⤋
A suastica,ou cruz gamada,é um simbolo Xitoista,mas também em encontrado em outras culturas asiatica(iquivocadamente chamadas orientais),esse simbolo,representa também a Ursa Maior. A cruz gamada nazi-facista,foi criada pelo próprio(à maioria dos simbolos nazista) Adolf Hitler,sua criação (desse simbolo)foi logo após o Push de 1920(tentativa de golpe de Estado);de inicio essa bandeira,era apenas uma representação partidaria(simbolica),mas foi à partir de 1939(?),após alguns estivadores do cais de Nova Yorque,terem queimado à bandeira nazi( a da suastica),e Hitler,ter pedido retratação ao governo norte americano (d' quela época),e suas admoestações terem sido negadas(o governo norte americano,alegou que a bandeira queimada,não era o simbolo ou bandeira nacional alemã,mas apenas uma ''bandeira simbolica'').
Como Hitler tinha pavor da bandeira do imperio de Weimar(I Reich),resolveu a partir daí,destitui-la do seu '' posto'',e adotar a nova Bandeira, a Bandeira do III Reich do mil anos.
Só pra ilustrar, a bandeira da Republica de Weimar, era branca,com lista negras(em forma da cruz latina)e no lado esquerdo (na parte que ela fica suspensa pelo mastro)fica à cruz celta(semelhante a cruz de malta do Vasco da Gama);após o incidente já mencionado,Hitler abolio a antiga bandeira,e adotou a partir de 1939(?)a Bandeira da Cruz Gamada,ou Suastica.
Essa bandeira,permaneceo como simbolo nacional da Alemanhã Nazi,até a sua queda em 1945...
2006-11-12 07:28:52
·
answer #7
·
answered by arjuna_kalil_albujara2006 2
·
0⤊
0⤋