olha que gera pulsos eletromagnéticos eu concordo, mas não acho que esses pulsos possam para a corrente elétrica. No caso de aparelhos eletrônicos é outra história, pq os circuitos eletrônicos são muit sensíveis a qualquer coisa. Os chips do seu computador podem queimar só com a eletricidade estática do seu corpo, mas para a corrente em um fio a ponto do motor parar................sei lá.
O que eu acho que possa acontecer, e eu não ouvi essa história de para carros, é o seguinte. Toda explosão, seja ela qual for, desloca ar, uma explosão atômica desloca muito, mais muito ar. O que os motores precisão para funcionar, os motores a gasolina, além de eletricidade???----precisam de oxigênio, se uma explosão desloca o ar logo podemos dizer que o motor fica sem oxigênio para trabalhar.
Falei em motores a gasolina pq os motores a diesel, pelo menos os que eu me lembro, não usam vela, funcionam só com o aumento de pressão causado pelos pistões. corrijam-me se estiver errado.
O que eu coloquei aí em cima é o que eu penso que possa acontecer caso haja esta parada que vc mencionou, volto a afirmar que acho que não parariam por causa de pulsos eletromagnéticos.
Um abraço.
2006-11-13 07:32:39
·
answer #1
·
answered by Daniel Físico 3
·
0⤊
0⤋
Quando uma bomba atomica explode não sobram carros para contar a história.
Pulso eletromagnetico é outra coisa...
2006-11-13 19:11:52
·
answer #2
·
answered by Tiago 2
·
0⤊
0⤋
Sim, e o problema é a parte elétrica do carro. A energia da explosão, por vários mecanismos, desloca e ioniza átomos dos gases atmosféricos em grandes quantidades. Em uma explosão nuclear, a corrente gerada é muito grande. O campo eletromagnético resultante se acopla com circuitos induzindo correntes capazes de destruí-los.
Porém, os carros têm uma boa chance de resistir, conforme o grau de blindagem. O pior caso é para equipamentos acoplados a rede porque os fios e cabos agem como gigantescas antenas.
Os russos, mesmo depois da invenção do transistor, usavam válvulas eletrônicas em seus aviões militares para evitar o PEM, devido a maior robustez delas. Atualmente existem técnicas para tentar aliviar o problema, mas também existem dispositivos explosivos especialmente desenhados para potencializar o pulso.
2006-11-13 19:07:14
·
answer #3
·
answered by ha_ver_o_sol_poente 4
·
0⤊
0⤋
Eu nunca assisti e espero que vc nunca tenha essa experiência para poder comprovar...
Uma bomba atómica pode ser despoletada no ar, na superfície terrestre , no mar e ainda debaixo da terra...
Julgo que vc se esteja referindo a uma explosão à superfície...e nessa, meu caro, a onda de choque criada e o nível de radiação criado destruirão tudo num raio que é possível determinar se vc souber a potência da bomba e a direção e força do vento.
Se a bomba for despoletada em altitude vc terá o impulso eletromagnético( Electromagnetic Pulse) que destrói todos os circuitos eletrónicos no seu raio letal...
No seu caso, como fala num motor de combustão interna instalado num carro e por mais simples que ele seja não vai resistir nem à onda de choque nem ao efeito de sopro originado pela explosão...Claro que se o carro estiver dentro de uma determinada distancia ( conhecido como Ground Zero ) o seu carro será implodido...será sugado pelo vácuo da explosão e será elevado a centenas de metros de altitude...ajudando a formar o conhecido cogumelo característico das grandes explosões à superfície...
Uma coisa lhe posso garantir...se uma bomba nuclear rebentar perto de si vc nunca terá hipóteses de verificar se o motor parou ou continuou a funcionar...mas pode ter a certeza que não funcionará mais......
2006-11-12 16:53:21
·
answer #4
·
answered by David F 4
·
0⤊
0⤋
Quando uma forte explosão nuclear acontece é gerado o que chamamos de PEM( pulsação eletromagnética). Ela acaba com toda a energia elétrica da área durante um determinado tempo. É como se ela interferisse e não houvesse mais DDP. tudo que é elétrico pára. O carro, como tem dispositivos elétricos para a explosão interna do motor, também pára.
2006-11-12 14:13:01
·
answer #5
·
answered by edmergulhao 3
·
1⤊
1⤋
..a Bomba gera ondas eletromagnéticas em inúmeras frequencias e estes pulsos eletromagnéticos (PEM) fazem com que todo e qualquer circuito elétrico (todo) seja danificado.
2006-11-12 15:18:00
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Não são só os motoresde carro que param, também tudo o que for eletroeletrônico, telefone, celular, baterias de qualquer tipo, isso ocorre por ocasião da explosão nuclear gerando uma radiação de todos os comprimentos de onda da luz. Mas infelizmente isso pode acontecer mesmo não ocorrendo nenhuma explosão nuclear! isto é, ondas de luz produzidas pelo próprio sol podem gerar potentes pulsos eletromagnéticos, e isso já é um grande temor entre a comunidade científica no mundo todo que também alertou as nações sobre o feômeno que pode estar ocorrendo nesses próximos anos, infelizmente também, não há nada que possam fazer a respeito a não ser esperar e aguardar catástrofes advindas desse fenômeno, já que aviões, navios, e até o poder bélico das nações mais poderosas da terra podem sofrer com o PEM.
2006-11-12 14:35:53
·
answer #7
·
answered by ESTIVE AQUÍ 3
·
0⤊
1⤋
Cara, nunca presenciei isto não!
2006-11-12 14:16:45
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
2⤋