As maiores áreas preservadas estão na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira (SP, MG, ES e RJ) e a maior delas está no Parque Estadual Morro do Diabo, na reserva do Pontal de Paranapanema, com 36 mil hectares.
2006-11-12 04:24:28
·
answer #1
·
answered by ddelund 7
·
0⤊
0⤋
O ecossistema Mata Atlântica acompanha o litoral brasileiro, sendo a região mais visitada pelos turistas brasileiros e estrangeiros. Nele se situam muitas das principais cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Natal, Porto Seguro e Recife, muitas das quais são também acesso para outros ecossistemas, como o Cerrado e as Regiões Serranas.
Primeiro contato dos colonizadores com o Brasil, há quase cinco séculos, a Mata Atlântica vem sofrendo intenso processo de ocupação e conseqüente devastação, em decorrência da implantação e desenvolvimento de grandes cidades que aceleram mais ainda o processo de degradação, expondo a fauna e a flora a sérios riscos de extinção. Antes caracterizada por florestas densas e ricas em espécies vegetais, ainda com remanescentes de uma das maiores biodiversidades do planeta, a Mata Atlântica, com menos de 5% de sua vegetação original, é o ecossistema brasileiro mais ameaçado pela ocupação humana.
Com um relevo que varia desde o nível do mar até 2 mil metros de altitude e é responsável por seu clima e temperaturas peculiares, a Mata Atlântica tem rios e córregos que se transformam em cachoeiras e cascatas e apresenta serras e cadeias de montanhas que ainda possuem nichos de matas com rica flora e fauna. Estas regiões montanhosas permitem inúmeras atividades ecoturísticas e, sobretudo, práticas esportivas como caminhadas, campismo, canoagem, rafting, alpinismo e montanhismo.
Na cidade do Rio de Janeiro encontra-se a maior floresta urbana do mundo, o Parque Nacional da Tijuca, com uma área de 3,3 mil hectares, em cujo ponto culminante, o Corcovado, encontra-se um dos símbolos da cidade: a estátua do Cristo Redentor. Um dos pontos mais visitados por turistas que vêm ao Brasil, a Floresta da Tijuca permite a ecoturistas caminhadas e observação de vida silvestre. Também no Parque encontram-se a Pedra da Gávea, cujo cume está a mais de 800 metros acima do nível do mar e pode ser alcançado através de caminhada, e a Pedra Bonita, com rampa para decolagem de vôo livre e parapente.
Na Mata Atlântica encontram-se diversos parques e reservas exuberantes, apesar da pouca infra-estrutura de alguns, com a hospedagem fazendo-se em geral em hotéis e pousadas nos seus entornos. Entre eles estão o Parque Nacional do Iguaçu, no estado do Paraná; o Parque Nacional de Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul; o Parque Nacional de Itatiaia e o da Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro; o Parque Nacional de Caparaó e da Serra da Canastra, no estado de Minas Gerais.
Aos espeleólogos amadores e profissionais é importante informar que a maioria das cavernas brasileiras se encontra na Mata Atlântica, no Cerrado ou em sua transição, sobretudo nos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco e São Paulo. Só no estado de São Paulo, no Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (Petar), existem mais de 200 cavernas, das quais cerca de 40 permitem visitação acompanhada por guias especializados, para pessoas adequadamente vestidas e equipadas. Licença, guias e aluguel de roupas e de equipamentos podem ser obtidos em agências especializadas próximas às áreas de ocorrência das cavernas.
2006-11-12 04:32:11
·
answer #2
·
answered by Miguel P 6
·
0⤊
0⤋