O ódio é um sentimento de profunda antipatia , desgosto, aversão, inimizade ou repulsão contra uma pessoa, coisa, ou fenômeno, assim como o desejo de evitar, limitar ou destruir o seu objetivo.
O ódio pode se basear no medo a seu objetivo, já seja justificado ou não. O ódio se descreve com freqüência como o contrário do amor, o a amizade; outros, como Elie Wiesel, consideram a indiferença como o oposto do amor.
O ódio não é necessariamente irracional. É razoável odiar pessoas ou organizações que ameaçam ou fazem sofrer.
ok
2006-11-12 03:28:37
·
answer #1
·
answered by M.M 7
·
0⤊
0⤋
tirou assa pergunta do livro A ARTE DE VIVER FELIZ.
2006-11-12 11:26:49
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Gostei muito da sua pergunta. Quanto a mim ela devia estar em destaque. A sua pergunta é muito concreta mas difícil de responder.
Para o ódio há duas formas distintas.
1.Há pessoas criadas com muito amor, e tornam-se pessoas mesquinhas e insensíveis a todo e qualquer sentimento.
2.Pelo contrário, temos pessoas que foram criadas sem amor, só sentindo na carne , dor sofrimento e ódio.E no entanto são
pessoas maravilhosas e cheias de amor para dar.
Mas não há regra sem expção, tanto na primeira opção. como na segunda.
Por isso eu digo:É muito dificil dizer que o ódio gera a falta do amor.
Bjs e muito amor.
2006-11-12 11:24:56
·
answer #3
·
answered by Soraya 6
·
0⤊
0⤋
Do ponto de vista bíblico odiar é continuar amando mas atender a outro vínculo superveniente com o qual temos maior responsabilidade. Assim, quando o texto bíblico diz que ao casar o marido e a mulher "odiarão" seus pais, quer dizer que a responsabilidade maior de ambos, agora, é um com o outro. Eles continuarão amando e tendo o dever de cuidado e amparo em relação aos pais, mas seu primeiro e cotidiano compromisso é um como outro. Atualmente se entende que o ódio - querer mal, desejar mal, não tolerar - é energia de conexão mal utilizada. Quando nos conectamos com o mundo (pessoas, animais, natureza, inanimados) respeitando suas naturezas,seus limites e sua liberdade, liberamos energia criativa e convergente: amamos. Quando o fazemos sem respeito, com intenção de posse, de usar ou mudar outro impondo nosso modo (mesmo pensando que nós é que sabemos o que é melhor), a mesma energia criadora é mal utilizada; é divergente é negativa: produz dor em cadeia.
2006-11-12 11:22:00
·
answer #4
·
answered by Marmota 2
·
0⤊
0⤋
Principalmente falta de amor a si próprio (a). Quem não se ama não pode amar aos outros. Egoísmo não é amor a si próprio.
2006-11-12 11:05:48
·
answer #5
·
answered by sctorquato 6
·
0⤊
0⤋
Todas as coisas neste mundo para funcionarem bem devem ter o seu oposto...
O ódio não nescessariamente é a falta de amor, e sim, o oposto dele. Para que haja amor, deve-se existir o ódio. E vice-versa.
Veja bem: Quando não se ama uma pessoa, isto não significa que se a odeie. Na maioria dos casos, na ausência do amor, o ódio também não está presente. Entretanto, quando se ama pode aparecer a raiva - amor e raiva podem estar juntos
2006-11-12 11:05:01
·
answer #6
·
answered by MM'S Mary Moranguinho 1
·
0⤊
0⤋
com toda a certeza, e melhorando a resposta : é falta de Jesus na vida de quem sente ódio por alguém
beijão e fiq na paz!!!
2006-11-12 11:04:32
·
answer #7
·
answered by esmeralda 2
·
0⤊
0⤋
Com certeza falta amor quando há ódio, mas o ódio para ser exercido necessita de um sentimento de repulssa muito profundo, ao contrário da falta de luz e a falta de calor, que não necessitam de nenhuma essência para suas existências. Por isso a comparação diverge do caso da escuridão e do frio, pois o ódio é um sentimento que possui essência, necessita de amargura, raiva, ressentimento, falta de altruísmo, etc., e os outros exemplos não. Faço a comparação: a pergunta não é a inexistência de resposta, mas sim a necessidade de encontrá-la - o ódio não é necessariamente a falta de amor, mas o exercício de um sentimento oposto ao amor. (Faço nota que em um ponto esta comparação por você citada tem coerência plena: é que apesar de serem coisas não raramente tidas como negativas, o frio, a escuridão, e o ódio não são sempre ruins, pois cada um pode ser aplicado de maneira correta; a escuridão para contemplar a noite; o frio para refrescar; o ódio, para odiar o que é mau.)
2006-11-12 11:03:37
·
answer #8
·
answered by pantimtim 4
·
0⤊
0⤋
odio!!!! creio q falta d amor num cja axo q todo mundo odeia alguem na vida..... odio pela falta d amor eh c caso haja uma traiçaum ou algo do genero como um simples ciumes... + amor e odio estaum mto proximo sim!!!!
2006-11-12 11:00:31
·
answer #9
·
answered by domdom 4
·
0⤊
0⤋
o ódio é ausência do amor também denominado desamor...
2006-11-12 10:58:31
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋