É tudo muito simples. Uma taxa de juro alta torna o dinheiro mais caro e portanto não promove o investimento, logo não cresce a economia. No entanto, a explicação para uma taxa de juro alta, é fundamentada numa inflação também alta. Ou seja a demanda de produtos é maior do que a oferta dos mesmos, logo os preços sobem, as famílias endividam-se, as empresas fecham porque não têm dinheiro para repor Stokes cada vez mais caros, enfim, uma espiral nada consentânea com o crescimento da economia.
No entanto, para que seja possível a baixa da taxa de juro tem que, previamente, a economia dar sinais de querer recuperar. Sobretudo terá que haver uma estratégia de desenvolvimento que atraia investimentos reprodutivos e fortemente competitivos. Ou seja, a capacidade produtiva tem que mostrar que está a crescer de forma sustentada e apta a acompanhar a demanda reduzindo o processo inflacionista. Sendo assim, estabelecer-á um novo equilíbrio macro econômico impulsionando a economia para taxas de crescimento superiores.
De notar ainda, que taxas de juro elevadas, atraem capitais estrangeiros especulativos que, ao cobrarem juros, fazem sair divisas do país e portanto aumentar a dívida pública e um Estado endividado tem dificuldades em desenvolver a economia, já que os juros que terá que pagar levam todos os acréscimos de rendimento do país!
2006-11-14 03:42:59
·
answer #1
·
answered by R Campos 5
·
0⤊
0⤋
Grosseiramente falando, a taxa de juros é o prêmio pago pelo governo para investimento em seus títulos.
Se a taxa de juros ficar elevada, ela atrairá um maior número de investidores "enxugando" grande parte dos recursos disponíveis na economia e dessa forma diminuirá a quantidade de recursos para outros tipos de investimentos como os destinados à produção e infraestrutura, que são os investimentos capazes de gerar crescimento econômico.
Assim, quando os juros estão baixos, um número menor de investidores aplica em títulos públicos, permitindo uma sobra maior de recursos na economia que poderão ser utilizados em investimentos produtivos que produzam crescimento econômico.
2006-11-12 17:28:34
·
answer #2
·
answered by Ebeneser 2
·
0⤊
0⤋
uma relação inversamente proporcional.
2006-11-12 13:25:41
·
answer #3
·
answered by Drehco 3
·
0⤊
0⤋
Como sei que alguém aqui vai dá uma resposta correta pra sua pergunta eu vou comentar o efeito dela aqui no Brasil!!! A política econômica da dupla Lula-FHC (eles são diferentes apenas nos discussos, principalmente na campanha eleitoral) mantém uma taxa de juros tão alta como controle da inflação. Menos crédito na praça, menos consumo e, como conseqüência, preços menores.
O problema que aqui, enquanto bancos ganham fortunas, os empresários enfrentando problemas como péssima infra-estrutura (o governo não faz essa parte ou contrata o serviço por preços super-faturados), o contrabando que compete de forma desleal e carga tributária que desestimula qualquer investimento. O resultado disso é menos emprego que acaba também contribuindo como controle da inflação. Pessoas morrem de fome e são jogadas na criminalidade mas a inflação não estoura!!!
Resumindo: um presidente que diz governar para os pobres teria essa atitude??? No lugar de estimular o emprego e o crescimento econômico usaria bolsa-escola??? Eu tenho certeza que não!!!
2006-11-12 10:42:58
·
answer #4
·
answered by WishMaster 4
·
0⤊
0⤋
A taxa de juros é uma das determinantes no controle do meio circulante
2006-11-12 10:15:37
·
answer #5
·
answered by Luiz Fernando 2
·
0⤊
0⤋