*ENCONTRO DE NUVENS COM CARGAS ELÉTRICAS DIFERENTES , SENDO UMA POSITIVA E OUTRA NEGATIVA !*
2006-11-11 23:33:31
·
answer #1
·
answered by SEM NOME ! 7
·
0⤊
2⤋
Luz intensa e rápida produzida pela descarga elétrica entre duas nuvens.
2006-11-12 05:48:14
·
answer #2
·
answered by Gringa.Porco.Zio 2
·
1⤊
0⤋
A electricidade está sempre connosco e à nosso volta, e as nuvens não são excepção, pelo que estas podem ficar carregadas electricamente.
Quando tal sucede o equilibro é reposto com relâmpagos.
O que acontece é isto: nas nuvens altas de tempestade existem correntes de ar que levam as partículas da nuvem - entre as quais sal do mar, pó, etc. - a embater umas nas outras o que liberta electões.
As partículas tornam-se, assim, electricamente carregadas: com cargas positivas (perderam electrões); com cargas negativas (ganharam electrões).
Por razões não completamente identificadas, as partículas mais pesadas tendem a ficar carregadas negativamente e as mais leves a adquirir cargas positivas. Portanto, as camadas mais baixas da nuvem, onde caem as partículas mais pesadas, ficam com cargas negativas.
O fundo negativo da nuvem atrai protões (carga positiva) repelindo quaisquer electrões à superfície da Terra, formando-se rapidamente uma carga positiva no solo, por debaixo da nuvem.
Então, salta uma enorme faíca - um relâmpago - entre o solo e a nuvem. Os electrões descem para a Terra.
2006-11-12 05:39:20
·
answer #3
·
answered by Caty R 1
·
1⤊
0⤋
O relâmpago
.
s principais conseqüências das descargas elétricas atmosféricas (raios) são a luz (relâmpago) e o som (trovão). Os relâmpagos são produzidos basicamente pela radiação eletromagnética emitida por elétrons que, após serem excitados pela energia elétrica, retornam a seus estados fundamentais. Isto ocorre principalmente na Descarga de Retorno e por esta razão, no caso da descarga nuvem-solo, a geração da luz é feita de baixo para cima. A luz do relâmpago é bastante intensa devido à grande quantidade de moléculas excitadas. Pode-se observar que as ramificações do canal são menos brilhantes pela menor quantidade de cargas presentes nessa região. A geração de luz dura cerca de um décimo de segundo. Portanto, os fótons produzidos no início da trajetória, apesar de chegarem primeiro na retina do observador, conseguem mantê-la sensibilizada até a chegada dos fótons provenientes do final da trajetória. Por isso, é comum se pensar que o canal se iluminou todo de uma vez ou ainda que o relâmpago caiu, vindo de cima para baixo, talvez por colocarmos a nuvem como nossa referência. Geralmente a luz do relâmpago é de cor branca, mas pode variar, dependendo das propriedades atmosféricas entre o relâmpago e o observador.
--------------------------------------------------------------------------------
---
2006-11-12 00:55:06
·
answer #4
·
answered by Nilza Padovani Feitosa F 4
·
1⤊
0⤋
Existem controvérsias , uns tem como teoria que Eles são formados pelo acumulo de nuvens carregadas de eletricidade e a o se encontrarem forma os raios, outro ainda afirmam que Eles saem de pontos altamente eletrificado que se formam na Terra e como descargas se transformam em raios. outros povos acreditavam que os raios nasciam nos lagos profundos que possuíam campos elétricos e transferiam pela evaporação essa eletricidade e as nuvens se encarregavam do resto, faziam raios.Bem existem varias propostas. Quem sabe descubram a verdade ?
2006-11-15 02:38:35
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
NA VERDADE relampago eh a LUZ liberada quando o raio (descarga eletrica) passa pelo ar. O ar se aquece tanto devido ao efeito Joule q passa ao estado de plasma e libera luz. Agora se vc queria saber o q eh RAIO, leia as respostas acima.
2006-11-12 08:25:05
·
answer #6
·
answered by OWNED 4
·
0⤊
0⤋
O raio é o conjunto de trovão (o som) + relâmpago (a luz).
2006-11-11 23:46:44
·
answer #7
·
answered by Mau M. 3
·
1⤊
1⤋
Os relâmpagos são descargas elétricas provenientes de elevadas correntes elétricas através da atmosfera. A teoria é que a nuvem se eletriza a partir de colisões de partículas de gelo em seu interior, resultando em um clarão que dura em média meio segundo.
Bom domingo Beijos
2006-11-11 23:28:34
·
answer #8
·
answered by Unicaloira 2
·
1⤊
1⤋
Um raio ou relâmpago é uma descarga elétrica que se produz entre nuvens de chuva ou entre uma destas nuvens e a terra. A descarga é visível com trajetórias sinuosas e de ramificações irregulares ás vezes com muitos quilómetros de distância, fenómeno conhecido como relâmpago. Ocorre também uma onda sonora chamada trovão.
* A utilização dos termos raio ou relâmpago varia conforme a região. Em algumas, chamam-se relâmpagos aqueles que ocorrem entre nuvens, e raios entre nuvens e o solo.
Os raios são produzidos pelas diferenças de potencial nas atmosferas da Terra e de outros planetas. Um exemplo de sua ocorrência em outros planetas é em Júpiter cujas tempestades são detectadas da terra através de receptores de rádio de alta sensibilidade e de radiotelescópios tal sua magnitude.
Existem três tipos de raios, também menos comumente chamados descargas iônicas:
* Da nuvem para o solo.
* Do solo para a nuvem.
* Entre nuvens.
Afirmam que as descargas entre nuvens e solo representam 20% do total.
A descarga ocorre no momento em que as cargas elétricas (Quantidade de íons, cátions ou ânions) atingem energia suficiente para superar a resistência elétrica do ar, de forma explosiva, luminosa e violenta.
O processo ainda não se encontra totalmente esclarecido, havendo controvérsias sobre seu mecanismo de formação, mas sabe-se que, na maioria dos casos, a descarga ocorre a partir de duas fases:
* Na primeira libertam-se da nuvem várias descargas menores a partir do ar ionizado, criando assim, uma corrente iônica tanto maior quanto mais se aproxima do solo, favorecendo assim o trajecto do raio em formação (Este pode ser ascendente ou descendente, pois, depende da natureza dos íons que formam a nuvem iônica).
* Quando a carga iônica se aproxima do solo, ocorre no sentido inverso ao longo daquele trajecto uma corrente aniônica, ou catiônica, dependendo da carga. É esta segunda descarga que vemos e ouvimos, e que irá contribuir para equilibrar as cargas iônicas da nuvem e do solo.
Em geral, as descargas verticais normalmente predominam na frente de uma tempestade, tomando-se por base o sentido de seu deslocamento.
Os raios horizontais se formam na parte de trás, também levando-se em conta o sentido de deslocamento das massas de ar. Estas estão sempre presentes em qualquer trovoada, e aquecem localmente o ar até temperaturas muito elevadas.
O aquecimento do ar causa a expansão explosiva dos gases atmosféricos ao longo da descarga eléctrica, resultando numa violenta onda de choque (ou de pressão), composta de compressão e rarefacção, que interpretados como "trovão".
Uma tempestade (Em algumas regiões, dá-se a nomenclatura "trovoada") típica produz três ou quatro descargas por minuto, em média.
O raio tem um diâmetro de 2 a 5 cm e é capaz de aquecer o ar até 39 000 ºC em alguns milisegundos. Apenas 1% da energia do raio é convertida em ruído (trovão) sendo o resto libertado sob a forma de luz.
2006-11-12 04:55:03
·
answer #9
·
answered by "automat" 2
·
0⤊
1⤋
Corrente elétrica de alta intensidade e natureza transiente que ocorre na atmosfera, cujo comprimento é medido em quilômetros. A fonte mais comum de relâmpagos é a separação de cargas em nuvens de tempestade. Mais da metade dos relâmpagos ocorrem dentro das nuvens de tempestade.
2006-11-11 23:30:43
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋