English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Sabiam que a Ordem dos Advogados do Brasil, seção de São Paulo (OAB-SP), tomou a CORAJOSA INICIATIVA de divulgar uma lista com um cadastro das autoridades que teriam sido ALVO DE DESAGRAVOS e de MOÇÓES DE REPÚDIO por parte de advogados?

Sabiam que para a entidade representativa dos advogados, a medida é uma FORMA DE DEFENDER AS PRERROGATIVAS DOS ADVOGADOS "frente a todas as iniciativas ARBITRÁRIAS e ILEGAIS praticadas pelos magistrados relacionados na lista, porque são LESIVAS Ä CLASSE e sobretudo AOS DIREITOS DOS CIDADÁOS" ?

Em SUA OPINIÁO, quem está com a razáo OS MAGISTRADOS ou os ADVOGADOS?

2006-11-11 23:05:46 · 10 respostas · perguntado por heitor_goulart 1 em Governo e Política Lei e Ética

10 respostas

O advogado ao pleitear o direito do cliente, deve contar com suas prerrogativas, tais prerrogativas no sentido de ter livre acesso a qualquer rerpartição pública, voz ativa em qualquer sessão de julgamento, dentre outras atitudes para buscar o direito do representado em juízo.
Acontece(e muito) que as autoridades investidas em vários órgãos pertinente à justiça, interpretam estas prerrogativas como uma afronta à sua autoridade, e muita das vezes impedem o livre exercício da advocacia, obstando o trabalho do advogado e cerceando o direito de defesa do cliente.
A Constituição Federal reconheceu a advocacia como função essencial da justiça, e pela sua independência, livre acesso às entranhas do judiciário, administração pública, legislativo, dentre outros órgãos.
Portanto, ainda existem resistências a estas prerrogativas.
Ainda existem delegados que tentam impedir o acesso do Advogado ao preso, impedem vistas do inquérito policial;
Existem juízes que tratam advogados de forma subalterna, principalmente em audiência, como verdadeira afronta às leis processuais, e em alguns casos(isto é verídico), cassar a palavra arbitrariamente e até mandar calar a boca sob ameaça de prisão.
Ora se é reconhecido a qualquer cidadão o princípio do contraditório e da ampla defesa, direito de petição em defesa de seus Direitos em qualquer órgão público, etc, e na maioria dos casos através de advogado, como será possível exercer estes direitos a não ser através das prerrogativas dos advogados??

Portanto as prerrogativas dos advogados existem não pra eles vangloriar-se, é garantia de independência para buscar a justiça.

Esta lista negra(apesar de não concordar com ela) é uma atitude extrema, e serve para colocar em alerta que ainda existem arbitrariedades contra os advogados e indiretamente ocasiona o cercearmento dos direitos do cidadão representados por eles.
A razão está com o Cidadão, que através das prerrogativas do advogado, busca a justiça em juízo.

2006-11-12 00:51:04 · answer #1 · answered by Apocallypse 5 · 1 0

Quem está com a razão é o Direito. Errou, denuncie! Seja Magistrado ou Advogado. Ninguém desmerece mais a atuação dos advogados do que os magistrados. Quando um advogado comete uma falta, eles noticiam como se fosse toda a classe. Quando eles cometem faltas, o espírito de corpo os protege e fica tudo como dantes. Ah, se o Brasil tivesse uma meia dúzia de OAB...

2006-11-17 20:26:09 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Isso é complicado, uma vez que os dois lados têm a mesma formação básica: Direito. Não podemos nos esquecer que o advogado de hoje poderá ser o juiz de amanhã. Ambos os lados deveriam ser pilares da Democracia e, por isso mesmo, exercer com probidade e lisura seus papéis tanto no campo das leis como na sociedade de uma forma geral. Mas sabemos que não ocorre assim. O que a sociedade precisa saber, investigar e entender bem é o que está por trás destas denúncias. Se é algo de bom, de correto e que visa sim, os interesses da população, ou se é mais uma briga corporativista com claras intenções de continuar cegando e lesando a sociedade; dando mais força a um dos "lados" da justiça.

2006-11-12 16:14:15 · answer #3 · answered by Dudu Leone 44 2 · 1 0

Perimptoriamente sim. Ninguém está acima da Lei. Excessão feita ao lulla.

2006-11-12 08:12:59 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Quem deve tem que pagar, claro, ora... imagina se essa moçada está livre de responder por seus atos... já foi tempo! Lista neles!

2006-11-12 07:35:55 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Fantástico isso não havia lido ainda.

2006-11-12 07:29:34 · answer #6 · answered by miosotis 7 · 1 0

Viva! Os magistrados que publiquem a sua lista e façam sua defesa.

2006-11-12 07:24:04 · answer #7 · answered by Jos2010 6 · 1 0

Claro que sim, já passou da hora de uma reforma no judiciário.

2006-11-12 07:15:00 · answer #8 · answered by jabacule 2 · 1 0

Já estava passando da hora. A atitude é corretissima.Pimenta nos olhos dos outros é refersco mas quando atinge os próprios...ARDE.

2006-11-12 07:10:30 · answer #9 · answered by Mengãotropical 5 · 1 0

Com certeza a OAB foi muito corajosa e justa,,já passou da hora desses juízes perceberem que não são deuses,nem imortais,mas,funcionários públicos,pagos pelo governo,para aplicar a leie que esta deve ser imparcial.Parabéns.

2006-11-12 07:10:28 · answer #10 · answered by Chandra 7 · 1 0

fedest.com, questions and answers