As marés vermelhas são causadas por dinoflagelados, espécie que inclui o fitoplancton . O principal causador é o ciliado autotrófico Mesodinium rubrum, que dá cor vermelha à água . O excesso de material orgânico na água pode causar um crescimento muito rápido do seu número num espaço de tempo muito curto. O termo maré vermelha tem sido substituído por florações de algas nocivas - abreviado como FAN - porque nem sempre uma infestação tem a cor vermelha quando causado por outras algas.
2006-11-11 14:40:26
·
answer #1
·
answered by ddelund 7
·
1⤊
0⤋
Entre outros pigmentos (clorofila – a, ficocianinas), as células possuem grande quantidade do pigmento vermelho ficoeritrina. Sua capacidade de assimilação do nitrogênio e de incorporação do carbono faz com que ela possua grande importância na ciclagem biogeoquímica na interface ar/oceano da cadeia tropica marinha. Seu crescimento é geralmente limitado pelas concentrações de ferro, importante na fixação do nitrogênio, e pelo fósforo inorgânico associado ao fósforo orgânico dissolvido.
Assim, florações de Trichodesmium podem também estar associadas a eutrofização costeira e são uma forma reconhecida de "marés vermelhas".
A ocorrência de uma floração de Trichodesmium na região costeira do extremo Sul do Brasil durante os dias 29/02 e 04/03 da temporada de verão de 2004 foi registrada na Praia do Cassino, Município de Rio Grande,na altura da praia da
“Querência”. A grande quantidade de células presentes na água fez com que essa adquirisse uma coloração avermelhada, que favoreceu a associação com o termo popular “maré vermelha” (termo associado no local a uma floração de dinoflagelados ocorrida na região do Hermenegildo em 1998).
Algas predominantemente unicelulares protistas do grupo:
pirrófitas (dinoflagelados).
2006-11-11 14:25:35
·
answer #2
·
answered by barbie_baiana 2
·
0⤊
0⤋