Snape é do bem (Dumbledore(Harry Potter) ou do mal ( Voldemort )?
Esse talvez seja o tópico mais discutido quanto ao futuro da série, e JK foi tão ambigua em muitas passagens do Enigma do Príncipe que existem argumentos dos dois lados. O "por favor" de Dumbledore antes de morrer pode ter servido tanto para pedir clemência como para pedir que Snape o matasse. A discussão na floresta entre os dois assume as mesmas características. A certeza de Dumbledore de que não estava sendo traído na torre, pouco antes de morrer, nos sugere que tudo aquilo realmente foi um plano, da mesma maneira que a certeza com que Malfoy dizia que o diretor havia sido enganado reforçava ainda mais o lado de Snape nessa história. O fato é que Snape esteve trabalhando para ambos os lados esse tempo todo, mas somente para um deles ele se manteve fiel. Qual? Bem, siga sua intuição.
A minha me diz que ele quer se tornar o maior bruxo do mundo, e vai usar Harry para isso, tipo, deixa o Harry matar Voldy e depois tenta matar Harry para dizer ao mundo bruxo que Voldy matou Harry e ele matou Voldy...
Mas é certo de que ele esteve mais tempo do lado do bem... reflita sobre essas passagens do livro que dão pistas contindas no livro Harry Potter e o Príncipe Mestiço que suportam a possibilidade de que Snape não é realmente um Comensal da Morte, de que ele permaneceu fiel a Dumbledore, e de que ao longo do livro Snape está obedecendo ordens de Dumbledore.
Já que o livro é veridicamente sobre Snape já que ele é o Príncipe Mestiço, não posso mencionar aqui TODOS os trechos do livro relacionados ao mistério de Snape. Mas aqui estão alguns que me pareceram importantes:
1 – Snape mente para Narcisa e Belatriz... duas vezes!
Durante a reunião que Snape tem com Narcisa e Belatriz na sua casa, no capítulo 2, Snape tenta explicar para elas porque ele nunca matou Harry durante todos esses anos em Hogwarts quando ele teve várias oportunidades:
“-É claro que rapidamente percebi que ele não possuia nenhum talento extraordinário. Conseguiu sair de muitos apertos graças a uma combinação de pura sorte e a ajuda de amigos mais talentosos. Ele é mediócre ao extremo(...) (HP-PM pag 30)”
Mas nos sabemos que Snape sabe que isso é mentira. Nós sabemos que Snape sabe que Harry é um bruxo poderoso. Nos sabemos que ele sabe que Harry é ofidioglota. Nós sabemos que ele sabe que Harry já era capaz de conjurar um patrono corpóreo com apenas 13 anos de idade. Nós sabemos que ele sabe que Harry já enfrentou Voldemort 5 vezes!
Mas nada menos que uma página depois, Narcisa está chorando para Snape e dizendo que tem uma coisa que queria lhe dizer, mas que havia sido proibida de falar por Voldemort. Snape imediatamente responde que ela deveria seguir as ordens de Voldemort e Belatriz concorda. Mas Snape parece pertubado com a conversa.
“Snape, porém, tinha se levantado e ido até a pequena janela. Espiou a rua deserta entre as cortinas e tornou a fechá-las com um puxão. Virou-se, então, para encarar Narcisa muito sério. (HP-PM pag 31)”
O que aconteceu para ele fechar as cortinas e virar-se de volta para a mulher tão sério? Será que ele tinha tido uma revelação?
É só nesse ponto que ele as conta que ele já tem conhecimento do plano, que Voldemort já o contou. Ele está mentindo de novo!!!
Se ele já soubesse do plano, porque ele teria tomado posição, apenas um momento antes, e dito a Narcisa que ela deveria seguir as órdens de Voldemort e não falar nada?
Nós sabemos que Snape é um poderoso Legilimens, nós aprendemos isso nas cenas de Oclumência de Snape e Harry na Ordem da Fênix. No caso de termos esquecido sobre Legilimência, JK menciona-a algumas páginas antes. Questionando a confiância de Voldemort em Snape, Snape fala:
“-(...)Que iludi o Lorde das Trevas, o maior bruxo do mundo, o Legilimens mais talentoso que o mundo já viu? (HP-PM pag 26)”
O pensamento de Draco deve Ter em certo ponto aparecido na mente de Narcisa, e naquele momento em que fechava as cortinas Snape o viu na mente dela. Então ele mente para elas sobre já saber do plano, ganhando a sua confiância.Então ao mesmo tempo em que ele está tentando convencer Narcisa e Belatriz em que ele é digno da confiança de Voldemort, nós podemos ver ele mentindo para elas, várias vezes. Isso só pode significar que Snape não é leal a Voldemort como ele queria que Narcisa e Belatriz (e nós!) achassemos que ele fosse.
Pista 2 – O que Hagrid entreouviu.
Harry está conversando com Hagrid depois do envenenamento de Rony, e Hagrid deixa escapar que ele escutou alguma coisa que não devia.
“-(...) Eu ia saindo da Floresta uma noite dessas e ouvi os dois conversando... bem, discutindo. Não quis chamar atenção para minha pessoa, então meio que me escondi e tentei não ouvir, mas foi uma... vem uma discussão inflamada, e foi difícil não ouvir. (...)Bem... eu só ouvi Snape dizer que o Dumbledore contava com muita coisa e talvez ele... Snape... não quissese continuar a... (...)Dumbledore disse, sem rodeios, que ele tinha concordado em fazer alguma coisa e que era assunto encerrado.(HP-PM pag 318)”
Essa pista aparece e nos diz que Snape estava seguindo as órdens de Dumbledore, embora nós agora vemos que o que quer que Snape tenha prometido fazer a Dumbledore é desagradável ou difícil.
Nós agora confirmamos que Dumbledore tem um plano, que envolve Snape, e Dumbledore está confiante de que o plano que Snape concordou em realizar vai acontecer.
Pista 3 – Nenhum professor de Defesa Contra As Artes Das Trevas durou mais que um ano
A cada ano em Hogwarts que é documentando nos livros de Harry Potter até agora, é proeminente que todo ano há um professor de DCAADT diferente.
Eles até brincam sobre isso no começo do quinto livro, quando os garotos estão olhando para seus livros recém chegados para o ano-letivo, e eles estão imaginando quem adotou os livros de Slinkhard, o que significa que Dumbledore achou um novo professor de DCAADT.
E no PM, Harry Rony e Hermione falam sobre isso de novo quando eles são supresos no banquete inaugural com a nomeação de Snape como o novo professor de DCAADT.
“-Bem, tem uma coisa boa – disse com selvageria – Snape irá embora até o fim do ano.-Como assim? – perguntou Rony.-O cargo é azarado. Ninguém aguentou mais de um ano...(...) (HP-PM pag 133)”
Ironicamente, acontece que Harry estava certo. Quando Tom Riddle retornou após 10 anos desaparecido para tentar ser professor de DCAADT, Dumbledore o rejeitou, e respondendo o questionamento de Harry, Dumbledore nos dá uma importante informaçao sobre os profs de DCAADT:
“-Ele queria novamente o cardo de DCAADT, senhor? Ele não disse...-Ah, sem a menor dúvida ele queria o cargo de professor de DCAADT. O rescaldo do nosso breve encontro comprova isso. Observe que nunca conseguimos manter um professor de DCAADT por mais de um ano desde que recusei o cargo a Lord Voldemort (HP-PM pag 350)”
Então Dumbledore está admitindo por si mesmo, que ele sabe que Voldemort almadiçoou o cargo de professor de DCAADT. O que significa que ele sabia da maldição quando contratou Snape no começo do ano. Mas ele nunca teve a intenção de deixar Snape ficar no cargo por mais de um ano, já que seus planos para Snape matá-lo e fugir no fim do ano providenciariam isso.
Pista 4 – Não julgue um livro pela sua capa.
Quando Snape entra no banheiro após ser avisado pela Murta-que-geme, ele sabe instantaneamente que o feitiço Sectumsempra fora usado contra Draco, porque ele vai direto ao seu socorro usando o contra-feitiço apropriado para reverter o dano. Ele então leva Draco para a ala hospitalar ordenando que Harry espere ele voltar.
Quando Snape volta, ele pergunta a Harry onde ele aprendeu esse feitiço, e Harry diz que o viu em um livro na biblioteca. Snape usa a Legilimência de novo:
“”-Mentiroso – retrucou o professor. A garganta de Harry secou. Ele sabia o que Snape ia fazer, e nunca fora capaz de impedir... (HP-PM pag 411)”
Snape então manda que Harry traga seus livros, harry esconde seu livro verdadeiro na sala precisa levando para Snape a cópia do livro pertencente a Rony.
Snape deve saber que Harry está tentando o enganar, ele sabe que Harry tem o livro, ele o viu na sua mente. Mas ao invés de insinstir, Snape só lhe dá uma dúzia de detenções.
Porque Snape faria isso se não tivesse trabalhando para Dumbledore? Ele perdeu a paciência com Harry quando ele o mandara buscar o livro, mas então, mesmo sabendo que Harry havia mentido para ele, Snape lembra de que lado ele está (dumbledore), e volta atrás.
Pista 5 – Severo... Por favor...
Se você acredita que Snape está agindo por intermedio das ordens de Dumbledore para matá-lo (ou fazer parecer que o matou, enquanto somente o machucaria), então as últimas palavras de Dumbledore assumem um outro significado:
“Mas outra voz chamara Snape pelo nome, baixinho.-Severo...O som assustou Harry mais que qualquer coisa naquela noite. Pela primeira vez, Dumbledore estava suplicando. Snape não respondeu, adiantou-se e tirou Malfoy do caminho com um empurrão. Os 3 Comensais da Morte recuaram calados. Até o lobisomem pareceu se encolher.Snape fitou Dumbledore por um momento, e havia repugnância e ódio gravados nas linhas duras do seu rosto. -Severo... por favor... (HP-PM pag 467/468)”
Nessa passagem o leitor é induzido a acreditar que Snape odeia Dumbledore e que sente repugnância por ele.
Mas para nos ajudar a entender o verdadeiro significado da repulsa e do ódio de Snape, JK usou quase as mesmas palavras, um parágrafo antes para o que Harry estava sentindo:
“-O senhor... o senhor não pode parar, professor. O senhor tem de continuar a beber, lembra? O senhor me disse que não podia parar de beber tome...Odiando-se, sentindo repulsa pelo que estava fazendo, Harry forçou a taça a enconstar a boca de Dumbledore... (...) (HP-PM pag 448)”
Mesmo se Snape tivesse matado Dumbledore por ordens suas, deve Ter sido algo muito emocionalmente difícil para ele, exatamente como fora para Harry fazer Dumbledore beber a poção.
O sentimento de repulsa na face de Snape não era por Dumbledore, mas pelo ato que ele sabia que teria de cometer. O ódio não era por Dumbledore, mas pelo que Dumbledore o estava obrigando a fazer.
E quando Dumbledore diz “”Severo...Por favor...” ele não estava implorando: “por favor não o faça”. O que ele realmente estava dizendo era “Severo por favor me mate, como havia prometido.”
Bem atrás, no primeiro livro, quando Dumbledore confirma para Harry que a pedra filosofal foi destruída, que Flamel iria morrer. Ele explicou:
“Para alguém jovem como você, eu sei que parece incrivél, mas para Nicolau e Perenelle, é realmente como ir para cama depois de um dia muito, muito longo. Afinal, para as mentes organizadas, a morte é uma grande aventura. (HP-PF)”Nota: algo assim... pq não estou com o 1 livro aqui!
Isso soa para você como alguém que imploraria para viver?
Abração: claudinhabh04@yahoo.com.br
2006-11-11 17:59:30
·
answer #1
·
answered by ☆Kakauzinha☆ 5
·
0⤊
0⤋