English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

como se deu o inicio da 1ª e da 2ª guerra mundial, o que aconteceu de importante durante e depois das guerras e o que mudou.

2006-11-11 11:49:03 · 2 respostas · perguntado por Thii 5 em Sociedade e Cultura Outras - Sociedade e Cultura

2 respostas

o fato mais importante depois da 2ª Guerra foi a divisão da terra em dois blocos através doparalelo 28, os russos ficaram comandando uma parte e os estados unidos a outra, temendo o avanço dos russos pela europa os americanos injetaram 28 bilhões de dolares (naquela epoca) na parte ocidental, dando inicio a corrida espacial e armamentista entre americanos e russos, essa corrida só acabou em 1989 com o fim da União soviética e a queda do muro de Berlim.

2006-11-11 12:11:12 · answer #1 · answered by elisiagaraujo 4 · 0 0

Primeira Guerra Mundial
Data: 1914–1918
Local: Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Oceano Índico, Europa, África, Médio Oriente
Desfecho: Vitória da Tríplice Entente. Fim do Império Alemão, do Império Russo, do Império Turco-Otomano e Império Austro-Hungáro. Criação de novos países no Leste Europeu.

Ocorrendo nas frentes ocidentais, em trincheiras e fortificações (separadas pelas Terras de Ninguém) do Mar do Norte até a Suíça. As batalhas se davam em invasões dinâmicas, em confrontos no mar, e pela primeira vez na história, no ar. Mais de 9 milhões de soldados morreram nos campos de batalha. Na Primeira Guerra Mundial apenas 5% das vítimas foram civis - na Segunda Guerra Mundial, esse número cresceu para aproximadamente 60%.
A Primeira Guerra Mundial rompeu definitivamente com a antiga ordem mundial criada após as Guerras Napoleónicas, marcando a derrubada do absolutismo monárquico na Europa. Três impérios europeus foram destruídos e consequentemente desmembrados: Alemão, o Austro-Húngaro e o Russo. Nos Bálcãs e no Médio Oriente o mesmo ocorreu com o Império Turco-Otomano. Dinastias imperiais européias como as das famílas Habsburgos, Romanov e Hohenzollern, que vinham dominando politicamente a Europa e cujo poder tinha raízes nas Cruzadas, também caíram durante os quatro anos de guerra.
O fracasso da Rússia na guerra acabou contribuindo para a queda do sistema czariano, servindo de catalisador para a Revolução Russa que inspirou outras em países tão diferentes como China e Cuba, e que serviu também como base para a Guerra Fria. No Médio Oriente o Império Turco-Otomano foi substituído pela República da Turquia e muitos territórios por toda a região acabaram em mãos inglesas e francesas. Na Europa Central os novos estados Tchecoslováquia, Finlândia, Látvia, Lituânia, Estônia e Iugoslávia "nasceram" depois da guerra e os estados da Austria, Hungria e Polônia foram redefinidos. Pouco tempo depois da guerra, em 1923, os Facistas tomaram o poder na Itália. A derrota da Alemanha na guerra e o fracasso em resolver assuntos pendentes no período pós-guerra, alguns dos quais haviam sido causas da Primeira Guerra, acabaram criando condições para a ascensão do Nazismo quatorze anos depois e para a Segunda Guerra Mundial em 1939, vinte anos depois.
Data: 1914–1918
Local: Oceano Pacífico, Oceano Atlântico, Oceano Índico, Europa, África, Médio Oriente
Desfecho: Vitória da Tríplice Entente. Fim do Império Alemão, do Império Russo, do Império Turco-Otomano e Império Austro-Hungáro. Criação de novos países no Leste Europeu.

Segunda Guerra Mundial
Data: 1º de Setembro de 1939 – 2 de Setembro de 1945
Local: Oceano Pacífico, Sueste asiático, Médio Oriente, Mediterrâneo e África
Resultado: Vitória Aliada. Criação de duas superpotências: Estados Unidos e União Soviética iniciando-se a Guerra Fria.

Os Aliados às Potências do Eixo, tendo sido o conflito que causou mais vítimas em toda a história da Humanidade. As principais potências aliadas eram a China, a França, a Grã-Bretanha, a União Soviética e os Estados Unidos. O Brasil se integrou aos Aliados em 1943. A Alemanha, a Itália e o Japão, por sua vez, perfaziam as forças do Eixo. Muitos outros países participaram na guerra, quer porque se juntaram a um dos lados, quer porque foram invadidos, ou por haver participado de conflitos laterais. Em algumas nações (como a França e a Jugoslávia), a Segunda Guerra Mundial provocou confrontos internos entre partidários de lados distintos.
O líder alemão de origem austríaca Adolf Hitler, Führer do Terceiro Reich, pretendia criar uma "nova ordem" na Europa, baseada nos princípios nazistas da suposta superioridade alemã, na exclusão — eliminação física incluída — de algumas minorias étnicas e religiosas, como os judeus e os ciganos, bem como deficientes físicos e homossexuais; na supressão das liberdades e dos direitos individuais e na perseguição de ideologias liberais, socialistas e comunistas.
Tanto a Itália como o Japão entraram na guerra para satisfazer os seus propósitos expansionistas. As nações democráticas (como a França, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos da América) opuseram-se a estes desejos do Eixo. Estas nações, juntamente com a União Soviética, após a invasão desta pela Alemanha, constituíram a base do grupo dos Aliados.

espero que tenha te ajudado.
Mais informações no site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/1%C2%AA_Guerra_Mundial
http://pt.wikipedia.org/wiki/2%C2%AA_Guerra_Mundial

2006-11-11 20:09:46 · answer #2 · answered by barbie_baiana 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers