English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

a pobreza, prvilégio, o que o colonialismo tem a ver com isso?

2006-11-11 09:32:56 · 12 respostas · perguntado por Gisa*guitar 4 em Artes e Humanidades História

12 respostas

Quando o Brasil foi descoberto, não havia diferenças sociais no Brasil. Com a chegada do colonialismo, tudo começou e chegou ao ponto em que estamos hoje. A princípio, Portugal enviou para o Brasil os seus excluídos ( os pobres, as prostitutas, os sifilíticos, os moradores de rua). Depois, deu grandes porções de terra aos nobres que se tornaram senhores de engenho e de escravos, criando a dicotomia nobre x não-nobre. Nobres eram os portugueses ou os brasileiros nascidos de portugueses nobres. O resto era o resto. Hoje, o colonialismo ainda existe na maioria de nosso território, com outro nome é claro. Temos os empresários e os polítcos e os que dependem deles. Filhos de ricos arrumam empregos bons e rapidamente, jovem pobre precisa lutar muito.

2006-11-12 00:36:58 · answer #1 · answered by elisamakai 5 · 1 1

Em termos.Todos sabemos que a colonização de nosso país não foi a melhor , mas não é certo atribuirmos toda a culpa pela desigualdade hoje existente a isto.Vários fatores formam a base do que o nosso país é hoje. O governo sem dúvida é um dos principais responsáveis tanto pela desigualdade quanto pelo mal aproveitamento dos recursos aqui existentes em prol dos menos favorecidos

2006-11-11 21:33:51 · answer #2 · answered by Anonymous · 2 0

Haver sempre tem,isso fica claro com a desvalorização da nossa cultura em pró do americanismo e tudo mais.A pior pobreza ainda é a de Espírito,gera mal uso do dinheiro,que leva as pessoas para armadilha do exibicionismo sem conteúdo,sem preocupação com um bem estar real que só pode ser gerado com o desenvolvimento.

2006-11-12 05:22:26 · answer #3 · answered by chuva 6 · 0 0

Com certeza.Cito só um exemplo: Quando da abolição da escravatura,deixaram os negros a Deus dará!

2006-11-12 00:28:27 · answer #4 · answered by TINA 3 · 0 0

Eu desconfio profundamente dessa teoria, segundo a qual todas as desigualdades sociais existentes no Brasil de hoje seriam produto da colonização. Gente, isso é pretexto furado para conformismo! Segundo os defensores dessa hipótese, o Brasil, assim como o restante da América Latina, seria "predestinado" ao subdesenvolvimento por conta de seu passado colonial. Fala sério! ¬¬

Vamos pôr uma coisinha na cabeça: a extrema desigualdade social existente no Brasil é fruto de opções políticas feitas pelas nossas elites e pelo nosso regime de governo ATUAIS! (leia-se: como "atual" entendo os últimos 70 ou 80 anos) Temos que parar com essa mania de culpar só o passado pelas nossas mazelas...

Pois bem, agora que eu já deixei o meu protesto, rs, vamos aos argumentos:
Acredito que, se o problema fosse o fato de a sociedade colonial ser caracterizada pela monopolização de privilégios por parte de uma aristocracia economicamente parasitária, gente, não haveria um país desenvolvido sequer na Europa hoje, rs... Os "privilégios" de que tanto se fala eram elementos típicos das sociedades do Antigo Regime, sistema político ao qual podemos associar não só as monarquias espanhola e portuguesa como também as de Inglaterra, França, Sacro Império, Itália, Rússia etc. Os obstáculos à ascensão social eram muito mais rígidos lá na Europa do que eram aqui - por incrível que pareça. E, se os registros dessa mobilidade social não eram tão óbvios quanto poderiam ser, era porque em sociedades nas quais as pessoas eram aquilo que "representavam", a identidade social delas era muito fluida, ainda mais quando as referências dessa identidade estavam bem longe, em outro continente. Em outras palavras: por exemplo, às vezes acontecia de uma mulher branca ter um filho com um negro forro, ou mesmo um escravo, e esse filho receber o nome da mãe ao invés do pai. Desse modo, ele, naquela sociedade, poderia ser considerado um branco, quase que independentemente do que a pele pudesse indicar. É aquela coisa: o que seriam os "morenos" senão brancos de pele escura?

Enfim, pessoas, tomem cuidado com esses discursos que vitimizam demais certos grupos. Não vou ser tola a ponto de negar que houve exploração, massacres, crueldades de todo tipo, corrupção, e principalmente, hipocrisia ao longo da nossa história, e que nós, de certa forma, somos um pouco herdeiros disso. Por outro lado, nossos problemas têm origem em peculiaridades que, em certa medida, são só nossas. O colonialismo e o Antigo Regime, com todos os seus padrões sociais, problemas e "privilégios", não estão entre elas e, portanto, por si só não servem para explicar quase nada. ;-)

P.S.: Eu não vou nem comentar esse mito de que todos os primeiros colonizadores da então América portuguesa eram "bandidos"... Eu não entendo como uma história dessas ainda consegue ter tanto crédito... u.u

2006-11-11 22:54:46 · answer #5 · answered by Drika 3 · 0 0

É UM PROBLEMA CRONIVO QUE COMEÇOU LÁ.. . E QUE SE ARRASTA ATÉ NOSSO SDIAS, MAS QUE NINGUÉM DAS AUTORIDADES ESTÁ INTERESSADA EM RESOLVER, POR INTERESSE DAS ELITES..

O LULA ESTAVA SE ESFORÇANDO... MAS VEJA O QUE FIZERAM COM O COITADO...
AGORA MALHAM ELE DE TUDO QUE É LADO !!


.

2006-11-11 22:45:39 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Sim são, porque o brasil era uma colônia de exploração, não uma colônia de povoamento....

2006-11-11 18:28:55 · answer #7 · answered by Emerson FG 5 · 0 0

eu não credito que assim seja, pois já existiam antes de Cristo pois ele foi morto por esse motivo e outros mais. Tenho a impressão que é um resultado surgido das imposições dos sistemas econômicos que assim sobrevivem. Dinheiro existe p/igualar as diferencias, agora pergunto : será que convém?

2006-11-11 17:49:03 · answer #8 · answered by lille 2 · 0 0

Não só daherança colonial, mas da formação da sociedade brasileira.
Enquanto nos paises como Canadá e EUA as pessoas que colonizaram foram em grande parte protestantes fugidos da perseguição religiosa na Europa, no Brasil, foram criminosos, prostitutas e pessoas degredadas da sociedade portuguesa.
No caso dos paises mais desenvolvidos a população já começou com gente que sabia ler, escrever e que prezava o trabalho, aqui os colonizadores eram na maioria iletrados e rudes e que desde sua origem tentavam ganhar a vida de modo mais fácil que trabalhando.
Isso se explica emgrande parte na teroria de Weber, que discreve em seu livro "O capitalismo e a ética protestante" a forma como a religião evangélica imputou nas pessoas um sentimento de necessidade de trabalho e da valorização do cescimento pelo esforço próprio. Enquanto isso, o catolscismo ensinava que o trabalho era uma maldição de Deus pelo pecado e que a riquesa era um impecílio para entrar no paraíso.
Veja a diferença marcante entre as maiores nações de colonização protestante e católicas.
Outra coisa fundamental foi a forma como a classe política cresceu aqui. Não havia representatividade e o podeer ecomômico comprava cargos políticos e militares. Isso minou a república e a democracia.
O que temos hoje é o acúmulo de mazelas trazidas desde Portugal e que não foi apagado enquanto havia tempo. Só mesmo outro século de depuração para que entremos nos eixos e isso depende muito da posição que decidamos tomar hoje, de confronto com as injustiças e com essa elite que domina desde a época da colônia (quer ver um exemplo: pesquise as origens de ACM).

2006-11-11 17:48:41 · answer #9 · answered by jorge luiz stein 5 · 1 1

Mais ou menos, eu acho que as diferenças sociais são conseqüências do enorme contraste social. O nosso país está carregado de contaste social, segundo os ricos de nosso país, trata-se de um descaso político,então eu pergunto: Porque eles não dividem suas riquezas com os mais necessitados? O problema é má distribuição territorial e econômica.

2006-11-11 18:06:30 · answer #10 · answered by Kelly Criss 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers