"Leptospirose - O que saber e o que fazer"
1) O que é leptospirose?
É uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina do rato.
2) Como se pega a doença?
Em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas poderá se infectar. A bactéria da urina do rato penetra no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento. Na época de seca, o contato com água ou lama de esgoto, lagoas ou rios contaminados e terrenos baldios com a presença de roedores oferecem riscos à saúde humana. Portanto, evite contato com esses ambientes.
3) Quais são os sintomas?
Os sintomas mais comuns são parecidos com os de outras doenças, tais como a gripe. Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata-da-perna), podendo também ocorrer icterícia (coloração amarelada da pele e da mucosa). Nas formas mais graves da doença, há a necessidade de cuidados especiais, inclusive internação hospitalar.
4) O que fazer ao manifestar esses sintomas?
Se você ficar doente alguns dias após entrar em contato com as águas de enchente ou esgoto, procure, imediatamente, o Centro de Saúde mais próximo. Não se esqueça de relatar ao médico o contato com água ou lama de enchente.
Somente o médico é capaz de diagnosticar e tratar corretamente a doença. A leptospirose é uma doença curável, e o diagnóstico e o tratamento o mais rápido possível são a melhor solução.
5) Quanto tempo demora para a doença se manifestar?
Sete dias, em média.
6) Como é feito o tratamento da leptospirose?
O tratamento é baseado em antibióticos, hidratação e suporte clínico, orientado sempre por um médico, de acordo com os sintomas apresentados.
7) Como evitar a doença?
Para não correr riscos, evite o contato com água ou lama de enchentes e impeça que crianças nadem ou brinquem em ambientes supostamente contaminados. Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, detritos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés. Também são necessárias medidas ligadas ao meio ambiente, tais como o controle de roedores, obras de saneamento relacionadas ao abastecimento de água, lixo e esgoto, além de melhoria nas habitações humanas.
8) E se o contato com água contaminada for inevitável, como proceder?
Neste caso, a única forma de reduzir riscos à saúde é permanecer o menor tempo possível em contato com estas águas. Se a enchente inundar as residências, após as águas baixarem, será necessário lavar e desinfetar o chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas com água sanitária, na proporção de um copo deste produto para um balde de 20 litros de água. Depois, enxágüe o ambiente e objetos com água limpa. Todo o alimento que teve contato com a água contaminada deve ser jogado fora, pois podem estar contaminados e transmitir doenças. Também é importante limpar e desinfetar a caixa d'água com uma solução de água sanitária da seguinte forma:
2006-11-11 08:50:35
·
answer #1
·
answered by Lene 4
·
0⤊
0⤋
Os ratos podem transmitir uma serie de doenças aos seres humanas como a leptospirose, a hantavirose ea peste bubonica todas muito contagiosas.
2006-11-11 18:07:45
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Leptospirose.
Considerado o principal transmissor da doença os roedores domésticos mais comuns, que levam a leptospirose ao homem, são o rato de telhado (ou de forro, o rattus rattus). A ratazana (aquela de praia ou de esgoto) e o camundongo (o mus musculus). A contaminação no homem se dá através da pele - principalmente quando existe alguma lesão ou de mucosas. A longa permanência da pessoa na água favorece a penetração da bactéria pela pele limpa, sem ferimentos. Os locais, onde o contagio acontece, normalmente são beiras de córregos, galerias de esgoto e terrenos baldios. Prevenção: Quando entrar em contato com regiões inundadas ou com lama, usar luvas e botas de borracha;
Evitar expor ferimentos às águas infectadas de inundações em áreas suscetíveis á bactéria
Ficar o menor tempo possível imerso nessas águas e impedir que as crianças nadem ou mergulhem nelas;
Desinfetar com cloro (hipoclorito de sódio) os objetos de casa que entraram em contato com a água ou com a lama.
Qualquer outra inforamação que quiser é só acessar esse link aq,ok: ---> http://br.wrs.yahoo.com/_ylt=A0geul_yQ1ZFAGkAxvPz6Qt.;_ylu=X3oDMTE4azFjaTNpBGNvbG8DZQRsA1dTMQRwb3MDMgRzZWMDc3IEdnRpZANCUkMwMTBfMTA-/SIG=12fffm2n2/EXP=1163367794/**http%3A//www.santalucia.com.br/clinica-geral/leptospirose.htm
2006-11-11 16:48:45
·
answer #3
·
answered by Crystal 3
·
0⤊
0⤋
rantavirose, leptospirose e outras, todas perigosas e o tratamento deve ser feito com supervisão medica e indicada à secretaria de saúde municipal, que em seguida notifica a estadual, que por sua vês tem que notificar o ministério da saúde, isso tudo para ver se é um caso esporádico ou surto
2006-11-11 16:48:39
·
answer #4
·
answered by maurocesar 4
·
0⤊
0⤋
A doença chama-se "leptospirose" e é transmitida pela urina dos ratos. O tratamento eu desconheço, pois não sou médico, só sei que qto antes procurar socorro melhor. Inclusive conheci um rapaz que morreu infectado.
2006-11-11 16:45:40
·
answer #5
·
answered by Águia Dourada 3
·
0⤊
0⤋
O rato transmite a peste bubonica, que atinge o bulbo. Não conheço o tratamento, mas sei que é coisa séria e a saúde pública tem que saber de sua existência.
2006-11-11 16:44:24
·
answer #6
·
answered by sctorquato 6
·
0⤊
0⤋
O rato transmite a lepitospirose, uma doença grave e que pode até matar. Infelizmente não conheço o tratamento.
2006-11-11 16:44:16
·
answer #7
·
answered by Mineira 5
·
0⤊
0⤋
Leschiomaniose
2006-11-11 16:55:28
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋