English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-11 07:08:54 · 7 respostas · perguntado por . 5 em Artes e Humanidades Filosofia

7 respostas

Rimsky, Estava bem avançado na resposta a tua pergunta quando houve uma pane de energia elétrica. Serei mais breve: Hegel distinguiu em sua "Filosofia do Direito" o conceito de "eticidade" do de "moralidade", que se liga à vontade subjetiva, reservando àquele para teminologizar os mesmos valores no campo histórico-institucional, seja: família, sociedade civil e Estado. Então, ética e moral que eram, antes dele, empregados como sinônimos e cobrindo ambas as esferas acima referidas, como na "Ética a Nicômaco" de Aristóteles. Infelizmente, a sinonímia voltou a reinar dando margem a muitos malentendidos. A essas distinções, grosso modo, poemos dizer que correspondem duas concepções distintas e opostas dessa disciplina filosófica, sobre as quais não vou ora me estender, a "finalista" (Aristóteles), e a "mobilista" (de móvel conducente à ação) e "disciplinarista" (Hegel). Consideradas ambas as concepções, tende-se hoje a reservar o termo "ética" para a relexão sobre a variedade doutrinas morais, que, por sua vez, se vinculam à psicologia filosófica.
A resposta estava bem melhor, mas ora é o que te posso oferecer.
Uma observação final: em grego clássico, temos "etiká" (e, não como está na resposta de MP, "ethiké" (evidentemente subtraída à internet, mas não citando a fonte).
E', caro, tenho me batido aqui contra a deslealdade que é o poder-se valer da internet; aliás, nada confiável se o site não for especializadíssimo.
Vi tua pergunta em "artes visuais", mas já havia sido respondida. A mim também fascinam os russos. No furuto breve, falamos sobre.
Grande abraço deste velho H.

2006-11-11 09:59:53 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

A Ética se funda na igualdade. Este é o valor. O problema é o que ou quem é considerado igual, quem faz parte da comunidade moral.
Na moralidade clássica, ou tradicional, os iguais eram apenas os que possuem razão.
Em éticas não-tradicionais, a igualdade gira em torno de outros parâmetros como o de de sentir dor, de senciência, de vida,etc.
Realmente algum dissociam moral e ética. De moral chamam a regras e normas criadas culturalmente.

2006-11-12 15:28:39 · answer #2 · answered by wrong 4 · 0 0

Ética é a ciência que estuda a moral; e a moral discute o bem e o mal. Dependendo do lado que você esta você pode concluir os valores éticos. A ética do dono do capital não pode ser igual a ética do assalariado.

2006-11-11 17:00:10 · answer #3 · answered by Adelein 1 · 0 0

A ética (palavra originada diretamente do latim ethica, e indiretamente do grego ηθική, ethiké) é um ramo da filosofia, e um sub-ramo da axiologia, que estuda a natureza do que consideramos adequado e moralmente correto. Pode-se afirmar também que Ética é, portanto, uma Doutrina Filosófica que tem por objeto a Moral no tempo e no espaço, sendo o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana.

2006-11-11 15:54:48 · answer #4 · answered by Miguel P 6 · 0 0

Na Ética.

2006-11-11 15:44:35 · answer #5 · answered by mederixjbl 4 · 0 0

Tirando os boatos, só pode ser no além

2006-11-11 15:17:41 · answer #6 · answered by klogh 6 · 0 0

Nos valores recebidos pela família, que passam a ser seus valores...A ética está ligada à sensatez, ao que é correto perante os valores que você defende (que são aqueles recebidos de sua família. Daí a importância da família na sociedade ocidental)...

2006-11-11 15:13:09 · answer #7 · answered by Easy come, easy go... 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers