English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-11 06:56:19 · 15 respostas · perguntado por Mila 2 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

15 respostas

Bom. Explicando resumidamente :

Um buraco negro é um objeto com campo gravitacional tão intenso que a velocidade de escape excede a velocidade da luz. Isso implica que nada, nem mesmo a luz, pode escapar do seu interior, por isso o termo negro (se não há luz sendo emitida ou refletida o objeto é invisível). O termo buraco não tem o sentido usual mas traduz a propriedade de que os eventos em seu interior não são vistos por observadores externos.

VELOCIDADE DE ESCAPE --> Velocidade de escape é a velocidade inicial necessária para que um corpo numa dada distância em relação a outro vença a gravidade deste, chegando no infinito com velocidade nula.

VELOCIDADE DA LUZ --> A Velocidade da luz no vácuo é de exatos 299 792 458 metros por segundo, o mesmo que 1 079 252 848,8 quilómetros por hora.

CAMPO GRAVITACIONAL --> Campo gravitacional é a região do espaço na qual um corpo maciço (isto é, um corpo caracterizado pelo atributo de massa) exerce uma força de atracção sobre qualquer outro corpo maciço. É dado pelo quociente entre a força gravítica e a massa do corpo que sofre a acção do campo:

G = GM / d2


SAIBA TUDO COMPLETO EM:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_Negro

2006-11-11 22:30:39 · answer #1 · answered by Mateus Viegas 2 · 1 1

Não esqueça que a luz, composta de fotons, tem massa( massa=energia). o que o fóton não tem é massa de repouso. Assim, tendo massa, ela é atraída gravitacionalmente. Só que muito pouco, tendo em vista que a massa é praticamente desprezível. é necessária uma força gravitacional muitíssimo forte para atrair a luz.
Existem três possibilidades, que dependem da trajetória da luz e do horizonte de eventos do buraco negro. Se a luz se propaga fora do horizonte de eventos, ela sofrerá um desvio em sua trajetória, tanto maior quanto for a proximidade do horizonte. Se a luz tangenciar o horizonte, ela ficará "presa", deslocando-se indeterminadamente ao redor do horizonte. Se, finalmente, a trajetória for para o buraco negro, ela será atraída pela força da gravidade, não mais emergindo desse v´rtice gravitavional. Como não há luz refletida, nada chegará à sua retina e vc " veria" um burado negro como um corpo negro perfeito. O buraco negro deriva de estrelas muito massivas. Simplificadamente, em toda estrela há duas forças atuando. A força nuclear forte, que, através da fusão nuclear no seu centro expele a massa do cordo celeste e a força gravitacional, que tende ao centro do corpo, para lá impelindo toda a mass da estrela. Enquanto a fornalha nuclear transforma 1H1 e 2He4, as forças estarão equilibradas. Quando o "combustível" nuclear começar a esgotar, a força da gravidade começará a retrair a estrela. Com a retração, o núcleo ficará mais quente e denso e outras fusões nucleares começarão a ocorrer, com a formação de átomos mais pesados, como o sódio. Isso liberará mais energia do que no primeiro tipo de fusão e a força da gravidade perderá feio o cabo de guerra, isso fará que a estrela infle de forma descomunal, virando uma gigante vermelha. Ocorre que, quando o He começar a ficar raro, a estrela novamente se retrairá e aía dendidade novamente aumenta. Novas fusões começarão a acontecer, gerando átomos ainda mais pesados, como o Ferro. Ocorre que tais reações não são muito energéticas e a gravidade continuará a implodir a estrela. Se a estrela for do tamanho do sol, provavelmente se tornará uma anã branca. Se for maior, a força garvitacional será tão intesa que a força nuclear forte sucumbirá até que so estejam presentes os neutrons. Será então uma estrela de neutros, de gravidade absurdamente alta. Se a massa for ainda maior, os próprio neutros serão"esmagados" pela gravidade e não haverá mais hádrons na estrela. As aprtículas elementares também sucumbirão e a estrela entrará em colapso gravitaciional, sob si mesma, infinitamente, gerando um buraco negro.
Bom. Todo corpo celeste, por sua massa e principalmente levando-se em conta a densidade, que dependerá de seu volume, causa uma curvatura no espaço tempo ( em exemplo simples, arrume a sua cama, coloque o dedo e pressione o colchão. Ele se deformará. Quanto mais vc aperta, mais ele deforma. Com o espaço-tempo a mesma coisa. Ocorre se a densidade tende ao infinito, a deformação também tenderá ao infinito, o espaço-tempo se curvará sobre si mesmo infinitamente e o resultado será a "singularidade", uma falha no "tecido" do espaço-tempo onde não se pode falar em tempo ou espaço. A luz que adentra o buraco negro continuará sendo sugada em velocidade constante de 300.000 km/s, mas o tempo deixará de existir para ela.
Não há igorosamente um buraco, mas uma massa de densidade infinita. Somente uma forma de energia escapa do buraco negro: o p-brana que fará com que os mesmos, daqui à trilhões de trilhões de trilhões de trilhões de anos acabem por evaporar.

O BURACO NEGRO NÃO TEM MASSA INFINITA.
O QUE É AQUIVALENTE?
EU DISSE QUE O FÓTON NÃO TEM MASSA DE REPOUSO!!!

2006-11-11 07:24:56 · answer #2 · answered by edmergulhao 3 · 1 0

Um fóton tem massa e quando esta massa é determinada, não se determina a sua posição, e vice-versa. Este é o Princípio da Incerteza de Heizemberg. Mas tem massa ... O buraco negro tem também massa de alta concentração, massa coercida, e assim tem um enorme campo gravitacional, capaz de atrair até mesmo partículas de massa infinitamente pequenas como as de um fóton.

2006-11-11 07:11:17 · answer #3 · answered by fundacysne 1 · 1 0

Pelos vistos você é nova por aqui... desde 10 de novembro .... e só teve tempo de fazer uma pergunta e não deu nenhuma resposta... e não esquecerá certamente de votar na resposta que achar ser a mais adequada a partir da quarta hora após a emissão...


No entorno do buraco negro, o campo gravitacional deforma o campo do espaço tempo.... a força é tão grande, tão astronômica que desvia os raios de luz que passam nesse entorno, na sua direção, curvando-os

Os raios que passam ainda mais perto, são curvados ainda mais e '"caem" dentro do Buraco Negro ficando aprisionados...

A força de gravidade dentro de um buraco negro é tão grande que podermos dizer ser quase infinita...

Acho que deve ficar satisfeito com isto, caso contrário, acione o seu busca do Yahoo e digite buraco negro... depois escolha o "site" que aparecer... há muitos... e verá...

>>

2006-11-11 07:11:11 · answer #4 · answered by Anonymous · 1 0

Porque a força de gravidade dele é imensa

2006-11-14 07:08:21 · answer #5 · answered by Nicolas 1 · 0 0

Porque ela não tem medo do escuro...

2006-11-12 07:01:49 · answer #6 · answered by M@@X 3 · 0 0

Einstein nos ensinou que a gravidade "deforma" o espaço-tempo, tal qual uma bola de boliche colocada sobre um colchão. Um corpo qualquer que esteja próximo dessa deformidade tem sua trajetória modificada, como uma criança descendo um tobogã. Próximo de um buraco negro a gravidade se torna infinita, criando uma espécio de ralo cósmico, um "rasgo" no espaço-tempo tão potente que nem mesmo a luz, caso ultrapasse um certo limite, poderá escapar.

2006-11-11 13:24:05 · answer #7 · answered by Sandman 2 · 0 0

Por se o campo gravitacional muito forte

2006-11-11 11:19:11 · answer #8 · answered by Filho do universo 4 · 0 0

A luz é atraida pelo buraco negro, porcausa do seu poderoso campo gravitacional que nem mesmo a luz consegue escapar.

2006-11-11 10:35:03 · answer #9 · answered by Bruno W 2 · 0 0

O FÓTON NUNCA TEVE MASSA E NEM VAI TER!!! Mas ele tem energia que é um aquivalente. Podemos dizer que um buraco negro é um corpo pontual de massa infinita, isso quer dizer que a força gravitacional entre ele e qualquer corpo tende para o infinito. Então, ele atrai os fótons.

2006-11-11 08:17:00 · answer #10 · answered by Lili 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers