English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Cada um comenta fatos e historias daquilo que viu, daquilo que leu ou ouviu falar. Sabemos também que cada um presenciando fatos em pontos diferentes, sengundo sua cultura e capacidade de entendimento formará sua versão e convicção, que muitas vezes não correspondem com a de outros que também participaram.
A pergunta está relacionada a tudo quanto os escritos do passado relatam em face da compreensão e interpretação daquilo que fazemos hoje.
Levando em conta as diferentes culturas, costumes e critérios do passsado e de hoje, para análise aprofundada em busca da verdade, quem pode afirmar, senão pela ciência a certeza daquilo que nos impõem como certo?

2006-11-11 04:58:54 · 1 respostas · perguntado por a vida é um livro 3 em Ciências Sociais Antropologia

1 respostas

A busca da verdade requer primeiro que se conceitue o que é verdade. Eu não me arrisco. Sabemos que a memória vai sendo composta de uma mistura de sensações e informações únicas em cada ser humano porque mesmo os que presenciam um mesmo fato estão físicamente em lugares diferentes, a uns centímetros ou a quilômetros de distância. Dai o ponto de vista é sempre individual. Mas como seres que vivemos em sociedade o ponto de vista é influenciado pelo que ouvimos dizer, pelo que lemos,vemos na TV, e pelo conhecimento acumulado na humanidade.
Na pesquisa científica ao se trabalhar com hipóteses estas podem se confirmar ou não ou até mesmo ter uma verdade transitória que se modifica com a evolução do conhecimento.
Os psicólogos sabem que existem falsas memórias que nem sempre são produtos da mentira deliberada. Por exemplo crianças que viram fotos do casamento dos pais, antes do seu nascimento e afirmam que estiveram na festa e comeram o bolo, etc. Claro que se apropriaram do que ouviram os mais velhos contar.
Outras pessoas, para se sentirem importantes, dizem que estavam em tal festa, em tal jogo do campeonato, outros dizem que saíram com uma modelo e repetem tanto a história que acabam acreditando. Acho que com inteligência e bom senso a gente consegue filtrar a informação e construir uma possível verdade transitória que pode se modificar com os novos dados que nunca param de chegar.

2006-11-11 21:21:49 · answer #1 · answered by Zazie dans le metro 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers