Segundo a professora Cindy Hazan, da Universidade Cornell de Nova Iorque, sim. Ela diz: "seres humanos são biologicamente programados para se sentirem apaixonados durante 18 a 30 meses". Ela entrevistou e testou 5.000 pessoas de 37 culturas diferentes e descobriu que a paixão possui um "tempo de vida" longo o suficiente para que o casal se conheça, copule e produza uma criança.
A pesquisadora identificou algumas substâncias responsáveis pelo amor-paixão: dopamina, feniletilamina e ocitocina. Estes produtos químicos são todos relativamente comuns no corpo humano, mas são encontrados juntos apenas durante as fases iniciais do flerte. Ainda assim, com o tempo, o organismo vai se tornando resistente aos seus efeitos - e toda a "loucura" da paixão desvanece gradualmente - a fase de atração não dura para sempre. O casal, então, se vê frente a uma dicotomia: ou se separa ou habitua-se a manifestações mais brandas de amor - companheirismo, afeto e tolerância, e permanece junto. "Isto é especialmente verdadeiro quando filhos estão envolvidos na relação", diz a Dra. Hazan.
Os homens parecem ser mais susceptíveis à ação dessas substâncias. Eles se apaixonam mais rápida e facilmente que as mulheres. E a Dra. Hazan é categórica quanto ao que leva um casal a se apaixonar e reproduzir: "graças à intensidade da ilusão romanceada, achamos que escolhemos nossos parceiros; mas a verdade é conhecida até mesmo pelos zeladores dos zoológicos: a maneira mais confiável de se fazer com que um casal de qualquer espécie reproduza
2006-11-10 22:41:21
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
ADRENALINA pura
2006-11-11 06:41:34
·
answer #2
·
answered by ^_^ 3
·
1⤊
0⤋
Eu penso que o sentimento de mêdo de não beijar na bôca, e tudo mais que os casais fazem, nos faz perder o rebolado, falar com palavras trocadas, suar frio, ter taquicardia, sabe como é.
Você quer tanto lascar um beijo na boca daquela menina que para você é a mais linda do mundo, que fica ancioso, eufórico, bobo, babão.... Por isso que o namoro é a fase mais maravilhosa que existe. Depois de sete anos de casamento, isso fica um pouco difícil. (muito difícil vai), (melhor pensar positivo, mas quase impossível).
2006-11-11 06:39:46
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Porque somos seres individuais mas que precisamos de alguém para nos completar. Esta atitude do cérebro nada mais é que a A D R E N A L I N A !!!
Curta isso bastante é muito bom sentir paixão, mas cuidado ela nos deixa cega...
Apaixone-se primeiramente por você, tá?
Conselho de amiga experiente!
2006-11-11 06:39:44
·
answer #4
·
answered by viuvinha 2
·
1⤊
0⤋
Justamente o que nos difere de outros animais, é a capacidade de nos apaixonarmos. O sexo, por exemplo, é feito por prazer e não há necessidade de a parceira (ou parceiro) estar no cio. Quanto ao que acontece com o coração, há um a produção excessiva de adrenalina quando vemos ou, até mesmo, ouvimos a pessoa amada. Isso estimula a circulação e emite sinais elétricos ao cérebro, que aciona, imediatamente, todos os outros órgãos. Inclusive este no qual você está pensando agora! Um abraço.
2006-11-11 06:38:45
·
answer #5
·
answered by Euseidetudo 5
·
1⤊
0⤋
é muito mais que uma mera adrenalina... é sentir bem a presença da pessoa... imagine seu cerebro trabalhando a mil por hora para processar tal sentimento tão gostoso? bom demais!
2006-11-11 06:51:08
·
answer #6
·
answered by # Ro # 3
·
0⤊
0⤋