Flávia, "Boa madrugada!", é o que, insone, desejo a v.
Não costumo ler respostas alheias; relanceando-as, porém, para ver se ainda valia a pena responder tua pergunta ou não, dei com coisas como Dharma tendo a ver com Hinduísmo. Ora, isso é erro crasso. O Budismo é precisamente uma reação ao Hinduísmo e seu regime de castas. Somente, e num breve lapso de tempo, havendo a adesão das castas mais baixas e dos impuros (dalits), houve certo imbricamento entre fontes budistas e indianas, mas não hinduístas, bhramanistas.
Expulsos da Índia, os budistas foram para a atual China, onde floresceu o Zen, e depois para o atual Japão e outras terras adjacentes.
Bem, suscintamente, "Dharma" é: Pratica virtuosa do Buda que tinha como escopo apenas seus próprios atos. Alguns seguidores do Buda interpretaram esse como puramente moral, e não metafísica, tendo-o como mais que suficiente, canônico, para originar futuros Bodhisatva (não sei o plural, e, se me permite, não vou levantar-me daqui para pesquisá-lo: jamais me valho de sites em minhas respostas) e deram origem à escola Hinayana (ou do "Pequeno Caminho", expressão referente ao texto conhecido como Tripitaka). Outros seguidores do Buda, entretnto, o viram, depois de seu falecimento, como ex-rei e Bodhisattva (Ilumindado) que reincarnaria para desempenhar tarefa salvadora, poi que sabendo ele que, naquele tempo e naquelas terras, a gentes tendiam a imitar o modo de ser dos homens de valor, tem ele como correto que o "Dharma" há de ter de fato como único escopo os próprios atos: irradiar-se-ia mediante a imitação e muitos outros alcançariam a condição de Bodhisatva (não sei o plural, e não posso procurá-lo agora), mas, tomados de compaixão pelos seres que ainda sofrem no mundo, reincarnariam, tantas vezes quantas necessárias, para que não sobrasse um único ser sequer a sofrer no mundo: esta outra interpretação deu origem à escola metafísica, já que implica uma complexa cosmologia, Mahayanna (ou do "Grande Caminho", expressão referente a escritos posteriores).
À primeira vista, a diferença entre o Hinayanna e o Mahayanna pode parecer muito grande, mas não o é: a compaixão dos hinayannistas manifestava-se apenas (?) moral - e canônicamente: a prática virtuosa tinha como escopo apenas os próprios atos, e, assim, o alcançar a Iluminação (Nirvana), mediante a imitação, não estava vedada a ninguém.
O Mahayanna, ao ver em Buda, após o falecimento um ex-rei, e com sua concepção metafísica e altero-salvífica, veio a engendrar, DEPOIS (EM TEMPOS NÃO IMITATIVOS DO VALOR ALHEIO), formas abastardadas e populares de Budismo nas quais o Buda é tido como um Deus... e cultos e oferendas são-lhe feitos em muitos países do Extemo-Oriente.
Espero sinceramente ter sido claro e, assim, ter podido ajudá-la um pouco.
Um abraço para v.
2006-11-10 15:45:34
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O Dharma é um acúmulo de atos bons que você fez durante sua vida. Contando "pontos positivos" digamos assim para seu espírito. Devido a isso coisas benéficas você colherá no futuro. Ele é o contrário do KARMA, que são coisas ruíns que se praticou e se colherá frutos não bons.
Energia Cósmica
2006-11-10 23:23:36
·
answer #2
·
answered by Zé da Viola 3
·
1⤊
0⤋
Dharma significa, no Hinduísmo e no Budismo, a Lei,o Princípio ou a Ordem Cósmica. Significa também o dever de cada um, dentro dessa Lei Maior. significa também a base, o substrato ou o alicerce de toda a forma de existência.
Por extenção, significa da Doutrina pregada pelo Buda. Tem também o sentido de "fenômeno", na filosofia budista.
Portanto, a palavra Dharma tem múltiplos significados.
2006-11-11 11:58:47
·
answer #3
·
answered by tubalcain1733 7
·
0⤊
0⤋
Obrigado pela resposta sobre poema (A divina comédia), embora não tenha ficado claro para mim.
Nas leis de Deus existe uma reação idêntica para cada ação.Quando fazemos o bem e coisas equilibradas, recebos o bem(dharma). Quando fazemos o mal recebemos o mal (carma).Quem usa esses termos são os budistas.
No espiritismo chama-se carma a tudo, carma é o reflexo de tudo que fazemos, o que espargimos recolhemos.
Quanto à outra pergunta sua sobre Jesus e o vinho eu nunca entendí direito isso também.
Conheça o espiritismo,ele é para pessoas como nós que questionam as coisas e não aceitam nada sem uma explicação racional.
Bjs
2006-11-11 11:41:13
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
O Dharma (Sânscrito धर्म) ou Dhamma (Pali) significa Lei Natural ou Realidade. Com respeito ao seu significado espiritual, pode ser considerado como o Caminho para a Verdade Superior. O Dharma é a base das filosofias, crenças e práticas que se originaram na Índia.
2006-11-10 23:22:22
·
answer #5
·
answered by Veterana. 7
·
0⤊
0⤋
Dharma é a ação correta, que busca cumprir os desígnios do Espírito. Está envolvido nisto a ética, a ação desinteressada de lucro próprio, mas buscando o interesse maior, de bem geral, de iluminação espiritual, tanto de um único ser ou de uma coletividade, um planeta, ou o que a consciência abranger. É a moral cósmica, e não a moral humana.
2006-11-10 21:44:57
·
answer #6
·
answered by jteixeiradossantos 2
·
0⤊
0⤋
É filosofia indiana que significa Lei Natural de significado espiritual como o caminho para a verdade Superior, relacionadas as doutrinas e ensinamentos do Budismo.
ver.
www.wikipwdia.org/wiki/Dharma.
Se a pergunta estiver relacionada ao seriado "Lost" " Experimento Dharma" vamos aguardar até o final dos episódios para saber.
2006-11-10 21:35:23
·
answer #7
·
answered by COTOVIA 3
·
0⤊
0⤋
Na minha sabedoria, deve ser DA ARMA, mesma coisa que DO ESPRITO.
2006-11-10 21:25:31
·
answer #8
·
answered by Garcia 4
·
0⤊
0⤋