Os irmãos Lumière, Auguste Marie Louis Nicholas Lumière (19 de Outubro de 1862–10 de Abril de 1954) e Louis Jean Lumière (5 de Outubro de 1864–6 de Junho de 1948) nasceram em Besançon, na França. Foram os inventores do projector cinematográfico e considerados, por muitos, como os pais do cinema.
Eram filhos de um fotógrafo e dono de empresa de papéis fotográficos. Foram os criadores do projector cinematográfico, a partir do qual se desenvolveu a Sétima Arte. Louis viria mais tarde a dedicar por completo a sua vida ao cinema, realizando documentários curtos, e Auguste, mais tarde, seguiu carreira na medicina. Casaram-se com duas irmãs e moravam todos na mesma mansão.
O primeiro espectáculo pago dos Irmãos Lumière ocorreu em Paris, no Grand Café no Boulevard des Capucines. Fizeram um digressão com o cinematógrafo, em 1896, visitando Mumbai, Londres e Nova Iorque. As imagens em movimento rapidamente tiveram uma forte influência na cultura popular, com L'Arrivée d'un train en gare de la Ciotat (pt: Chegada de um comboio) e com os filmes de actualidades, muitas vezes citados como os primeiros documentários - ainda que o tema seja algo polémico - tal como La Sortie des ouvriers de l'usine Lumière (pt: Saída dos operários das Fábricas Lumière) ou Le Déjeuner de Bébé (O almoço do bebé), incluindo algumas das primeiras tentativas cómicas, incluindo o humor pastelão de L'Arroseur Arrosé (O regador regado).
2006-11-10 10:01:59
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Falar dos irmãos Lumiére sem falar de seu pai é apenas repetir o que contam as enciclopédias disponíveis. Já há resposta à sua pergunta com dados biográficos obtida do Wikipedia. Por isso, começo falando do pai, o grande incentivador e financiador dos irmãos Lumiére.
Antoine Lumiére era um homem que buscava sempre a perfeção e s novidades. Por conta disso, sempre foi grade influência para seus filhos que tornaram-se, dessa forma, grandes inventores.
Nascido no distrito de Haute-Saône ( França ) em 13 de março de 1840, Antoine Lumière era um homem de caráter que sempre demonstrou interesse na parte artística, tanto na pintura quanto no canto, e em 1894 apoiando a invenção dos filhos e sabendo aproveita-la.
Com 19 anos estabeleceu-se em Besançon como pintor e depois como fotógrafo. Seus dois primeiros filhos nasceram em Besançon, Auguste em 1862 e Louis em 1864. Em 1870, a família Lumière fugiu do nordeste da França, por causa do exército prússico e se estabeleceu em Lyon. Um negociante nato, Antoine abriu um estúdio fotográfico no centro da cidade. Ele também era muito inovador, antes da cidade ter luz elétrica ele instalou em seu estúdio o sistema "van der Veyden" e possuía luz elétrica, podendo oferecer grande qualidade em suas fotos até mesmo de noite.
Antoine ficou atento as novas invenções no campo de fotografias em movimento e ao mesmo tempo na educação dos seus filhos. Louis e Auguste estudaram no La Martinière, a maior escola técnica de Lyon na época.
Seu filho mais novo, Louis, desenvolveu o processo dry-plate photo, conhecido como Etiquette bleue (produto que durou até a década de 50 ) , que trouxe fama e sucesso financeiro para a família. Para produzir e comercializar os plates, Antoine Lumière comprou um grande terreno em Monplaisir, subúrbio de Lyon. Começou com 12 trabalhadores em 1884, para se tornar um grande complexo industrial com mais de 300 trabalhadores em 1895. Com fábricas em Vermont nos Estados Unidos, e em várias cidades da França, a "Société anonyme A Lumière et ses fils" logo se tornou uma multinacional. A fortuna cresceu rápido.
No outono de 1894, Antoine Lumière pediu para seus filhos resolverem um problema que ele estava tendo com animação de imagens, problemas que grandes inventores como Edison não conseguiram resolver. Esse empurrão paternal na direção certa resultou na invenção da "Lumière Cinematograph" que Lyon, a França e o mundo comemorou em 1995 cem anos dessa grande invenção.
Evidencias históricas provam de fato que os irmãos Lumière foram os inventores da cinematografia, a ultima das várias invenções que Louis Lumière nos deu. Os irmãos Lumière também são responsáveis por várias invenções no campo da fotografia, cinema 3-D, medicina e outros.
Vale destacar o texto que retiro de Wikipedia: O primeiro espectáculo pago dos Irmãos Lumière ocorreu em Paris, no Grand Café no Boulevard des Capucines. As imagens em movimento rapidamente tiveram uma forte influência na cultura popular, com L'Arrivée d'un train en gare de la Ciotat e com os filmes de actualidades, muitas vezes citados como os primeiros documentários - ainda que o tema seja algo polémico - tal como "Saída dos operários das Fábricas Lumière" ou "O almoço do bebé", incluindo algumas das primeiras tentativas cómicas com o "O regador regado".
2006-11-13 07:50:22
·
answer #2
·
answered by Ricardo 6
·
1⤊
0⤋
Foram os primeiros a desenvolver o projetor cinematográfico,
são considerados os pais do cinema.
2006-11-13 11:37:12
·
answer #3
·
answered by MARGOT 5
·
0⤊
0⤋
Irmãos Lumière: diretores franceses
Os franceses Auguste (1862 -1954) e Louis (1864- 1948) são responsáveis pela primeira exibição pública de uma imagem em movimento (em 1895) e, por isso, são considerados, muitas vezes, como sendo os fundadores da Sétima Arte. Suas fitas mostravam acontecimentos comuns: operários saindo da fábrica en Lyon, ondas agitando-se no mar, etc... Em 1896 inauguraram a primeira sala de projeções cinematográficas na Rússia.
2006-11-10 18:03:36
·
answer #4
·
answered by LaRýH 2
·
0⤊
0⤋
São os pais do Cinema!!!!
2006-11-10 18:03:05
·
answer #5
·
answered by Videntina 2
·
0⤊
0⤋