A filosofia é a 1ª ciência a falar do ser humano enquanto ser.
2006-11-10 09:18:38
·
answer #1
·
answered by Veterana. 7
·
0⤊
2⤋
Aristóteles, nascido na Macedônia, discípulo de Platão e mestre de Alexandre o Grande, foi um dos mais importantes filósofos do mundo. Ele denominava
"filosofia primeira" o que hoje se chama de metafísica. Ela é a ciência que se estuda realidades que são facilmente entendidas através dos sentidos.
A citação "A filosofia primeira é a ciência do ser enquanto ser" é uma das quatro definições de metafísica dadas por Aristóteles. As outras são: "é a ciência que indaga causas e princípios"; "é a ciência que investiga a substância" e "é a ciência que investiga a substância supra-sensível".
Os conceitos inter-dependentes de "ato e potência", de "matéria e forma" e de "substância e acidente" são, na metafísica aristotélica, de grande importância.
Se você deseja uma análise mais profunda do assunto entre em www.mundodosfilosofos.com.br.
Bom divertimento!
2006-11-10 18:24:15
·
answer #2
·
answered by Vovó (Grandma) 7
·
1⤊
0⤋
Antes de tudo a filosofia, nela talvez se explique todas as ciências, principalmente para os povos da antiguidade.
2006-11-13 22:02:04
·
answer #3
·
answered by Nilde M 3
·
0⤊
0⤋
Os conceitos de ato e potência, matéria e forma, substância e acidente possuem especial importância na metafísica aristotélica
As quatro causas
Para Aristóteles, existem quatro causas implicadas na existência de algo:
A causa material (aquilo do qual é feita alguma coisa, como a argila, por exemplo);
A causa formal (a coisa mesma, como um vaso de argila);
A causa motora (aquilo que dá origem ao processo em que a coisa surge, como as mãos de quem trabalha a argila, por exemplo);
A causa final (aquilo para o qual a coisa é feita, como enfeitar a sala e portar flores, por exemplo).
A teoria aristotélica sobre as causas estende-se sobre toda a Natureza, que é como um artista que age no interior das coisas.
2006-11-10 18:59:54
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Dhan, Apenas posso te dizer o que segue: a filosofia primeira é, para Aristóteles, a metafísica (o que estava para além da física), a que hoje chamamos mais cristalinamente de ontologia (do grego clássico: ontós: ser + logos: estudo). Era a filosofia primeira, porque ele consdierava a lógica (órganon) apenas (?) como propedêutica à filosofia; seja: a lógica, mero (?) esquema do reto pensar, não seria ainda propriamente a filosofia, que, assim, se inicia com a metafísica. Para melhor comentário, v tem de estudar algo sobre o pensamento aristotélico, vez que, sendo ele sistemático, deveras tramado, um campo tratado ligando-se intinsicamente ao outro, não me é possível hic et nunc (aqui e agora) repassá-lo, para o quê, teria de consultar algo, coisa que não costumo, hic et nunc, fazer e, depois, ainda te dizer o "como". Seja como for, o primeiro chute está dado.
Desculpe-me o contido entre parênteses. Talvez ou decerto, não sei, e apenas por isso assim procedi, te fossem desnecessários.
Ah, Ontologia não é sinônimo de metafísica; é metafísica um tanto expurgada.
Um abraço e boa sorte!
2006-11-10 17:44:16
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Aristóteles filósofo grego, um dos maiores pensadores de todos os tempos e considerado o criador do pensamento lógico.
O Filósofo grego Aristóteles nasceu em 384 a.C. e morreu em 322 a.C. Seus pensamentos filosóficos e idéias sobre a humanidade tem influências significativas na educação e no pensamento ocidental contemporâneo. Aristóteles é considerado o criador do pensamento lógico. Suas obras influenciaram também na teologia medieval da cristandade.
O homem é uma unidade substancial de alma e de corpo, em que a primeira cumpre as funções de forma em relação à matéria, que é constituída pelo segundo.
O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento, pelo que ela é espírito.
Mas a alma humana desempenha também as funções da alma sensitiva e vegetativa, sendo superior a estas. Assim, a alma humana, sendo embora uma e única, tem várias faculdades, funções, porquanto se manifesta efetivamente com atos diversos.
As faculdades fundamentais do espírito humano são duas: teorética e prática, cognoscitiva e operativa, contemplativa e ativa. Cada uma destas, pois, se desdobra em dois graus, sensitivo e intelectivo, se se tiver presente que o homem é um animal racional, quer dizer, não é um espírito puro, mas um espírito que anima um corpo animal.
O único comebntário cabivel é o do proprio Aristóteles.
2006-11-10 17:32:32
·
answer #6
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
Metafísica
O termo metafísica não é aristotélico; o que hoje chamamos de metafísica era chamado por Aristóteles de filosofia primeira. Esta é a ciência que se ocupa com realidades que estão além das realidades físicas que possuem fácil e imediata apreensão sensorial.
O conceito de metafísica em Aristóteles é extremamente complexo e não há uma definição única. O filósofo deu quatro definições para metafísica: 1) a ciência que indaga causas e princípios; 2) a ciência que indaga o ser enquanto ser; 3) a ciência que investiga a substância e 4) a ciência que investiga a substância supra-sensível.
Os conceitos de ato e potência, matéria e forma, substância e acidente possuem especial importância na metafísica aristotélica.
2006-11-10 17:31:17
·
answer #7
·
answered by jorge luiz stein 5
·
0⤊
0⤋
enquanto se viver, deve-se buscar a sabedoria.
2006-11-10 21:01:53
·
answer #8
·
answered by Lau 4
·
0⤊
1⤋
Água de morro abaixo, fogo de morro acima e mulher quando quer dar ninguém segura.
2006-11-10 17:21:38
·
answer #9
·
answered by livrocom 1
·
0⤊
1⤋