English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Lembra na escola, em que diziam que Malthus afirmou que a população crescia em ordem geométrica, mas os alimentos em ordem aritmética, mas que no fim das contas ele estava errado? Será que estava mesmo? Vc acha que há alimento no mundo para toda a população? Que se todos comerem de forma saudável e satisfatória que ainda haverá alimento para todos? Você acha que no mundo ainda há muita área por ser plantada?Mas você sabia que as fronteiras agrícolas ao mesmo tempo em que se expandem destroem o meio ambiente? O que acha disso tudo? Há solução?

2006-11-10 08:02:40 · 7 respostas · perguntado por tacianojunior 2 em Ciências e Matemática Ciências da Terra

7 respostas

A teoria malthusiana, quando bem analisada, sem eufemismos, é a mais completa, no sentido em que relaciona crescimento populacional com crescimentos de alimentos. Quando afirma que a população mundial cresce em progressão geométrica e a produção de alimentos cresce em progressão aritimética, demonstrou ter uma visão futurística do que acontecerá com a humanidade e qual será seu fim. Mesmo, para os que alegam que na época não se contava com novas tecnologias, tais como a Biotecnologia, por exemplo, o advento da transgeníase, ela manteve-se consistente. Se analisarmos esta teoria em profundidade, veremos que ela se pauta no uso dos recursos naturais, que têm sido usados de modo incorreto pelo homem , no sentido de produzir mais do que o necessário. As redes de comércio se incrementaram, as políticas agrícolas se desenvolveram de modo desordenado. Com o intuito de obter lucro, o homem agride o solo de modo inescrupuloso, exaurindo sua capacidade de produção ao máximo. Quando não mais consegue produzir de modo lucrativo, muda de lugar, sem sequer tratar o que destruiu. As novas tecnologias não resolverão o problema da falta de alimentos no mundo, mas apenas, adiarão o dia fatal em que isto se verificará. É uma questão muito complexa de discutir aqui. Se por um lado produzimos mais alimento, por outro exaurimos mais o solo. Se por um lado melhoramos a saúde, descobrindo medicamentos que são capazes de prolongar a vida, estes são caros demais, para serem adquiridos por uma população que a cada dia empobrece numa função exponencial, cujo expoente é bastante elevado. A natureza é bela e cruel ao mesmo tempo. A idéia de que existe alimento suficiente no mundo, mas o que está mal é a distribuição dos mesmos, é um tanto falaciosa. Temos que nos lembrar que tudo passa por uma qualificação e esta qualificação obedece a lei da seleção natural, aplicada pela própria natureza. E nossos laboratórios de qualificação profissional ( as academias) estão em decadência, quando se trata de sobrevivência. Por todos esses motivos e por outros ainda mais que gostaria de citar, eu acredito que a teoria de Malthus é uma teoria com sólidos fundamentos para ser confirmada, basta lembrar que dos elementos essenciais para a produção de alimentos, que é a água potável, já começa a ser ameaçada por elevados níveis de poluição, produzidos pelo próprio homem. Até breve.

2006-11-11 09:17:30 · answer #1 · answered by Aires C 2 · 0 0

Acredito que Malthus errou um pouco nas contas, pois a humanidade não se acabou tão rápido quanto previsto. Mas se continuarmos nos reproduzindo e sugando os recursos da Terra do mesmo jeito que estamos, teremos sérios problema no futuro.
A Terra tem muitos recursos, e eles se renovam, mas precisam de um tempinho para isso. ¬¬

2006-11-10 16:14:25 · answer #2 · answered by Flecha 3 · 1 0

até certo ponto creio que ele estava certo,mas isso tudo,foi apenas para alertar quanto ao crescimento global,e para que os governos invistam mais em agricultura........talves seja isso.

2006-11-10 16:10:00 · answer #3 · answered by Roberto C s 4 · 1 0

...vc não tem mais nenhuma ideia ? Malthus tinha essa ideia e morreu...pense vc em algo original, mas que funcione, e depois diga alguma coisa, não seja egoista, dê vida eterna a toda a gente...a todos os seres vivos e vai criar uma epidemia que nem queira saber....não há volta a dar...nascer crescer e morrer e vamos todos para a terrinha dar a comer aos bichinhos, qual alma qual espirito, qual segunda vida, isto é um cíclo inexplicável, so far...venha quem vier e ainda não venho, nem vem ninguem...já agora vale a pena pensar nisto....

2006-11-11 19:58:13 · answer #4 · answered by vinnieocat 4 · 0 0

Sim e não. No tempo dele, com a tecnologia que se dispunha, o raciocínio era perfeitamente lógico para um europeu.Ele não contava com a expansão das fronteiras agrícolas, novas técnicas de plantio e principalmente com os "novos" defensivos agrícolas, que só vieram a aparecer tem umas 4 décadas.
Hoje o problema de alimento não é produção - é distribuição.

2006-11-10 18:06:41 · answer #5 · answered by chefeclin 7 · 0 0

Não acho. Veja quantos hectares de terras não estão sendo usadas para agricultura para se construir moradias.

2006-11-10 16:12:20 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Malthus estava errado. Ele naum levou em conta a evolução tecnologica qndo fez a sua projeção. E sim, há comida pra todo mundo. Na verdade, o dinheiro que se gasta com a agua e alimentação dos bovinos daria para alimentar a africa inteira e ainda sobrava. O problema eh a hipocrisia de dizer q a exportação de carne faz bem para o Brasil. E claro q a expansão agricola destroi o ambiente, grandes areas de florestas são derrubadas para se plantar.

2006-11-10 16:10:43 · answer #7 · answered by Aninha!!! 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers