English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-10 06:50:28 · 8 respostas · perguntado por Marcelo Pinto 4 em Ciências e Matemática Zoologia

8 respostas

Oi,

Em certas ocasiões, devido a condições favoráveis, o fitoplâncton pode se multiplicar rapidamente e crescer excessivamente em número. As células se dividem com velocidade, de forma exponencial e em pouco tempo podem somar vários milhares por litro. A água se transforma em um "caldo" repleto de organismos microscópicos. Uma boa notícia é que, em conseqüência do crescimento, existe grande fartura de alimento que está disponível para ser incorporado ao longo da cadeia trófica. O crescimento excessivo, ou floração, é algo semelhante ao que ocorre em uma piscina quando não é adicionado nenhum herbicida, como o cloro, por exemplo. Nestas ocasiões, a água toma a cor dos organismos microscópicos que nela estão em abundância. Se os organismos são verdes, a água se torna verde. Às vezes a presença de organismos pode dar uma tonalidade esbranquiçada ou marrom à água, como a cianobactéria Trichodesmium ou parda, como no caso da acumulação de diatomáceas na zona de arrebentação de certas praias.
Se os organismos têm coloração vermelha, como o ciliado autotrófico Mesodinium rubrum ou certos dinoflagelados, a água se torna vermelha. Este fenômeno é conhecido como maré vermelha. O termo maré vermelha tem sido substituído por florações de algas nocivas (FAN), uma vez que nem sempre a tonalidade da água com florações é vermelha.


(Explicação retirada do site do CTTMar)

Um abraço

2006-11-10 07:00:33 · answer #1 · answered by Tin 7 · 0 0

Além de tornar a água imprópria para consumo humano, o esgoto e o lixo geram outro tipo de poluição. Em grande quantidade, o material orgânico contribui para a proliferação descontrolada de algas e microorganismos. Um exemplo é o fenômeno da maré vermelha - crescimento exagerado de algas do mar, superalimentadas pelo material orgânico do lixo doméstico. Elas impedem a passagem da luz e liberam substâncias tóxicas que põem em risco a sobrevivência das espécies aquáticas. ...

2006-11-12 06:22:39 · answer #2 · answered by Nilza Padovani Feitosa F 4 · 0 0

É um fenomeno que ocorre quando ha um crescimento exagerado de um tipo de fitoplancton que da cor avermelhada a agua e que diminui muito a concentração de oxigenio da agua causando a morte da vida marinha

2006-11-11 10:21:07 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

A Maré Vermelha é o período em que são criadas condições favoráveis ao aumento da população de algas microscópicas que agrupam o plâncton marinho e que expelem um veneno ingerido pelos moluscos.

2006-11-10 07:07:44 · answer #4 · answered by Manuela 2 · 0 0

Maré Vermelha "é" e "se forma" assim:

Além de tornar a água imprópria para consumo humano, o esgoto e o lixo geram outro tipo de poluição. Em grande quantidade, o material orgânico contribui para a proliferação descontrolada de algas e microorganismos. Um exemplo é o fenômeno da maré vermelha - crescimento exagerado de algas do mar, superalimentadas pelo material orgânico do lixo doméstico. Elas impedem a passagem da luz e liberam substâncias tóxicas que põem em risco a sobrevivência das espécies aquáticas. De acordo com a Academia Nacional de Ciências dos EUA, cerca de 14 milhões de Toneladas de lixo são despejadas no mar anualmente.

Por causa da gravidade do problema e com o objetivo de conscientizar os países sobre a urgência de combater o problema, a ONU declarou 1998 como Ano Internacional dos Oceanos. A descoloração dos recifes de coral, formação típica da áreas tropicais, é um sinal visível do declínio da qualidade de vida nos oceanos, informa o relatório Planeta Vivo, do Fundo Mundial para a Natureza (WWF). Os biólogos observam o aumento do número de formações atingidas pelo problema desde 1980. A perda de cor é uma reação dos corais à elevação da temperatura da água nos oceanos. Cerca de 100 episódios de descoloração foram relatados por pesquisadores na década de 80, um índice alto, se comparado aos três episódios registrados nos 100 anos anteriores. Entre 1990 e 1998, a quantidade de episódios de descoloração aumenta para 180. A morte dos corais ameaça a fauna marinha, que utiliza as formações como hábitat e deixa a costa litorânea menos protegida. Os corais desempenham uma importante função de quebra-ondas, atenuando a erosão que o mar e o impacto das tempestades provocam na plataforma continental.

Nas últimas décadas tem-se registrado um aumento no número de marés vermelhas.

2006-11-10 07:03:04 · answer #5 · answered by Jair J 2 · 0 0

Não lembro direito, mas está relacionada à presença de algas de coloração avermelhada (presença de pigmentos) no mar. Por isso a maré fica vermelha!

2006-11-10 07:02:23 · answer #6 · answered by Jack_Freeman 2 · 0 0

e uma Maré vermelha

2006-11-10 06:57:06 · answer #7 · answered by andlara 3 · 0 0

quando ela não é verde

2006-11-10 06:54:37 · answer #8 · answered by bebellarosa 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers