COMO JÁ DISSERAM ACIMA, MUITAS DAS PROIBIÇÕES FORAM CRIADAS PARA FACILITAR AO HOMEM VIVER EM SOCIEDADE, se as quais seria muito difícil o progresso, mas também foram criadas e serviram para o homem exercer seu poder sobre o próprio homem, algumas vezes de maneira correta, outras, desonesta.
A RELIGIÃO FOI UMA DELAS.
Em parte, o culto da bemquerença ao seu semelhante é benéfico para diminuir agressividade extremada de um homem pelo outro. Em outros, quando não tinham entendimento, foi necessária para incutir medo na solução de um problema, quando a ignorância popular não tinha outra forma.
UM EXEMPLO CLÁSSICO desta forma de pensar foi a proibição aos muçulmanos de comerem carne de porco, na idade média, foco de doenças, mas que as classes instruidas inv entaram castigos de Deus para quem as comer. E "sarrafo na cabeça do pecador que infringir a regra. Na época, essa medida salvou muitas vidas. Mas aplicá-la hoje, pura e simplesmente como um dogma, tipo: "não posso comer e pronto", é UM CONTRASENSO. UMA TONTICE, EU DIRIA.
Agora, para os religiosos testarem seu grau de poder sobre seus fiéis fazendo-os seguirem cegamente regras exdrúxulas e sem conotação com a realidade de hoje, são excelentes.
Quanto mais idiotas seguirem cegamente as ordens que dou sem questionar, melhor. Quanto menos pensantes, maior o meu poder sobre eles.
OUTROS CONCEITOS SÃO PURA SACANAGEM.
como a escravidão. Hoje você pode, pela sua pergunta achar a cor da pele irrelevante, mas se você tivesse nascido a 150 anos, e fosse negra, duvido que pensasse assim. Os vagabundos sacanas que não queriam trabalhar nem pagar seus empregados, preferiu escravizar seus semelhantes que viver em harmonia com eles.
SE VOCE, MULHER, TIVESSE NASCIDO SOB O REGIME DO TALIBÃ, não teria essa de querer fazer o que quisesse. Ou usa a burca, passa a vida analfabeta, presa em casa, ou morre. Não tem muita escolha. LIVRAR-SE DE CERTAS PRESSÕES NÃO É TÃO SIMPLES ASSIM.
NOSSA SOCIEDADE NÃO É TÃO BUROCRATICA , RIDÍCULA, BURGUESA "DE ALEGRE", COMO VOCÊ COLOCA.
A CLASSE DOMINANTE NÃO DÁ PONTO SEM NÓ.
As pessoas é que não percebem a extensão do controle sobre elas e como isto se dá.
Como um desabafo pessoal, eu concordo, muita coisa é um pé no sa.co, Mas essas coisas estão longe de serem inocentes. Só para o ingênuo, ou desavisado, que não teve quem lhes abrisse os olhos, e não por culpa sua. O sujeito até tenta fazer o melhor, dentro do que pode.
Mas, enxergar através da ótica "correta" (se é que se pode definir assim - tudo é relativo) tirando os óculos da hipocrisia social, não é simples nem fácil, com toda a propaganda da sociedade que valoriza mais O TER QUE O PENSAR E COMPREENDER.
De qualquer forma é possível, e ver gente tentando viver a sua vida, tentando se esquivar das armadilhas que armam para te pegar,
É O CORRETO, E ISSO TEM UM LADO DE RESISTÊNCIA E DE SANIDADE MUITO POSITIVO.
O ANTISSOCIAL, MUITAS VEZES É O ÚNICO FAROL QUE ILUMINA A SOCIEDADE CEGA PELAS REGRAS IDIOTAS.
Neste aspecto, eu acho que ser feliz do seu jeito e assumindo as responsabilidades por seus atos é o exemplo decente que deveria ser seguido. ALIÁS, QUE TODOS DEVERIAM SEGUIR. Não a conheço pessoalmente, mas se conseguires viver segundo suas normas e sem agredir os outros, lhe dou meus sinceros parabéns!
2006-11-10 06:34:46
·
answer #1
·
answered by ClaiX 6
·
0⤊
0⤋
mocinha eu penso assim...
certo ou errado? alguem definiu isso.
e qm garante q essa pessoal definiu o melhor pra todos e nao pra ela msm???
eu penso q isso eh coisa do sistema q a sociedade impõe a todos nós.
se tu eh feliz fazendo o q faz, eu t digo uma coisa, SEJA FELIZ...
pq eu nun sou ngn pra saber o q eh certo...
" o q eh certo pra vc pod nao fazer o msm efeito em mim " assim diziam os detonautas se eu nao me engano, mas eles continuavam " mas se tratando de habitantes do msm planeta isso pod ser fatal " então temos q tomar cuidado pra q a nossa liberdade não interfira aos outros.
eu penso, faz o q tu quiser, desde q nao "prejudique" ngn.
prejudique eh meio forte, mas achu q me entendeu...
2006-11-10 13:52:07
·
answer #3
·
answered by Devil Duck 2
·
0⤊
0⤋
As regras e normas de conduta, foram impostas a fim de possibilitar a convivência em agrupamento social. São limites impostos a fim de que a liberdade de um, não seja excessiva a ponto de invadir o direito de outrem.
Evidentemente há interpretações muito radicais o que não é bom, mas como dizia raulzito, faça o que quiser pois tudo é dentro da lei, desde é claro que não vá a afrontar a terceiros.
2006-11-10 13:50:42
·
answer #4
·
answered by kao kabeci ilê 7
·
0⤊
0⤋
Como já diz a pergunta... as proibições e conceitos foram inventadas pelo homem. Nem sempre o mundo foi assim... tempos diferentes, homens diferentes, limites diferentes.
Se é feliz fazendo e vivendo da forma que quer acho maravilhoso!!! Se assumir as consequencias acho bem maduro, agora penso que a partir do momento que nossas ações ou as consequencias venham a afetar a vida alheia, devemos sim pensar e respeitar os limites impostos. O que você quer da tua vida é problema teu, só não vale não pensar no outro!!!!
2006-11-10 13:42:30
·
answer #5
·
answered by Caroline C 1
·
0⤊
0⤋