English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ortotanásia: Interrupção dos recursos médicos que vinham sendo ministrados ao doente, para que a morte ocorra mais rapidamente, nos casos incuráveis.

Eutanásia: É o crime piedoso, feito a pedido de pessoa a doente para evitar-lhe maiores sofrimentos.

2006-11-10 01:04:33 · 9 respostas · perguntado por KR 4 em Governo e Política Lei e Ética

CFM: Conselho Federal de Medicina

2006-11-10 01:06:53 · update #1

9 respostas

Acho que é um ato humanitário, dispensar o ser humano irrecuperável ,de sofrimento desnecessário ´´e um ato de Amor ao próximo.

2006-11-15 08:48:38 · answer #1 · answered by curiosidade 5 · 1 0

Ortotanásia: é a atuação correta frente a morte. É a abordagem adequada diante de um paciente que está morrendo. A ortotanásia pode, desta forma, ser confundida com o significado inicialmente atribuído à palavra eutanásia. A ortotanásia poderia ser associada, caso fosse um termo amplamente, adotado aos cuidados paliativos adequados prestados aos pacientes nos momentos finais de suas vidas.

Não confundir com eutanásia

A palavra eutanásia tem sido utilizada de maneira confusa e ambígua, pois tem assumido diferentes significados conforme o tempo e o autor que a utiliza. Várias novas palavras, como distanásia, ortotanásia, mistanásia, têm sido criadas para evitar esta situação. Contudo, esta proliferação vocabular, ao invés de auxiliar, tem gerado confusões

2006-11-10 01:19:35 · answer #2 · answered by chocada 5 · 3 0

Levando em consideração que esse é um assunto muito novo, numa primeira análise acho a medida mais salutar pra cessar o sofrimento das pessoas que estão na fase terminal de vida. Crime acredito não ser pois não há negligência nessa conduta... devemos esperar o que os juristas estudem e cheguem a um denonminador comum...

2006-11-10 01:16:43 · answer #3 · answered by alisson c 1 · 2 0

Tudo e todos estarão cobertos pela lei...

2006-11-10 02:54:22 · answer #4 · answered by maxbaker 6 · 1 0

Só é contra quem ainda não viu alguem com uma doença terminal ,sendo mantido vivo ,com sofrimento e sem nenhuma chance de recuperação .
Cortar os metodos artificiais de vida ,não é assassinato é simplesmente coloca-lo de volta a natureza, devolver sua dignidade.

2006-11-17 13:56:42 · answer #5 · answered by susi_gaucha 7 · 0 0

não eu penso que se um dia eu ficar doente quero que desliguem todos os aparelhos para evitar não o meu mas o sofrimento das pessoas ao meu redor odeio a idéia de ficar dependente dos outros e acho que o medico que faz isso deveria ser considerado um Humanista pois evitar o sofrimento alheio é ser um verdadeira ser humano, não o que assiste o definhar de uma familia inteira

2006-11-17 08:46:30 · answer #6 · answered by dedysilv 2 · 0 0

Olá...

1º) Sim, aprovo, pois se o argumento da maioria dos brasileiros, quais se julgam tementes a Deus, sendo que só ele poderia tirar a vida (principal argumento daqueles que são contrários ao aborto, por exemplo, categoria da qual não me incluo), a ortotanásia é a melhor forma de "fazer a vontade de Deus", pois não há suspensão a alimentação, mas somente dos recursos médicos (os quais para muitos são contrários também a vontade de Deus prologando o que já deveria ter se findado). Agora, menos ideológica e mais prática, é quase indigno fazer uma pessoa sofrer, torturá-la com uma vida vegetativa, degradante, dependente, sofrível... É como condenar alguém a morte pelo sofrimento, até que os remédios não façam mais efeitos e ela finalmente morra. Se não há mais jeito, se não há mais esperança, se esse é desejo do paciente, deveriamos deixá-lo ao menos o livre arbítrio de morrer (por isso que também sou a favor da eutanásia, mas isso não vem ao caso);

2º) Crime, sim é, pois o fato da CFM ter autorizado não desqualifica a figura típica descrina no Código Penal, podendo caracterizar crime omissivo, culposo ou até doloso (dependendo do crime e de cada caso concreto);

3º) Sim, até eventual mudança legislativa ou unificação de entendimento jurisprudêncial, provavelmente o médico que fizer será sim processado, mas processado não significa ser condenado, muito possível que julgadores atuais e responsáveis ententam que o médico agiu em extrito cumprimento do dever legal e o absolvam. Outros julgadores condenarão o médico, só daqui a muito tempo, se tudo for para o tribunal, é que saberemos o resultado (quando chegar ao STJ ou STF, dependendo da matéria).

Enfim, não há como saber os destinos da nação quando tais mortes começarem a ocorrer, todavia, pessoalmente, prefiro o direito de escolha sempre, afinal a opinião pessoal de um não poderia restringir a vida ou opinião pessoal do outro. Mas cada um tem a sua opinião, e isso não se discute.

B-jos para todos.

2006-11-16 23:52:59 · answer #7 · answered by Si 7 · 0 0

O CFM pode ter autorizado, mas ainda pode ser considerado crime de acordo com o código penal. Isso pode caracterizar negligência médica e omissão de socorro, o que pode acarretar até uma condenação por homicídio culposo.

2006-11-10 01:13:28 · answer #8 · answered by Gabriel P 4 · 1 1

Não existe crime "piedoso",não podemos abreviar a morte de pessoa alguma.Sou contra.

2006-11-10 02:56:15 · answer #9 · answered by Chandra 7 · 0 3

fedest.com, questions and answers