English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Meu filho juntou-se a más companhias e aprontou muito. Há uns meses chegou em casa bêbado tendo, sob o efeito da bebida, se juntado a outros que quebraram lâmpadas e pixaram o muro de uma casa. Tivemos que agir com severidade. Por 3 meses tiramos tudo de que gostava, só colégio e cursos, e teve que trabalhar para pagar os prejuízos. Ajudou a limpar o muro, fez serviços como lavar carro, faxina e alguns melhores com computador (é muito bom nisso). Também ajudou carentes numa igreja, atividade de que até gostou muito e criou laços com as crianças. O castigo acabou, o menino se emendou, reconheceu o erro, mas entrou em profunda depressão. Não consegue mais olhar para nós, por um misto de ressentimento (acha que exageramos), vergonha por lhe trazermos lembranças dos momentos duros. Caiu nos estudos onde sempre foi brilhante, emagrceu demais, adoeceu. Vive apático, não se diverte, teve até idéias suicidas. Não era esse nosso objetivo, meu Deus, mas nã conseguimos nos aproximar, conversar

2006-11-10 00:58:50 · 29 respostas · perguntado por Anonymous em Família e Relacionamentos Família

Perdu o gosto pela vida, vive triste e vomita muito. A minha mãe que adora o menino mas mora em outra cidade sugeriu que ele morasse com ela por um tempo. O garoto gostou da idéia, ele quer realmente se afastar do colégio, onde sabem o que houve e de nossa casa e diz que quer começar uma nova vida desvinculada da atual, onde nada nem ninguém lhe lembre o ocorrido

2006-11-10 01:02:11 · update #1

29 respostas

Antes de mais nada Sonia, acho que você fez muito bem... Você salvou seu filho de um caminho muito perigoso! Parabéns pela sua atitude....

Eu recomendo que vcs procurem ajuda profissional de um psicólogo, com certeza terapia vai ajudar muito seu filho, já vi muitos casos semelhantes ao seu que deram bons resultados com terapia.

E não se sinta culpada, vc cumpriu muito bem seu papel de mãe!

Além disso procure se aproximar de Deus, você sua família e seu filho... Tenho certeza que Ele vai te ajudar e te orientar!

Deus abençoe você e sua família!

2006-11-10 01:08:22 · answer #1 · answered by Marcelo 4 · 0 0

Volte, deixe ele beber, compre um baseado pra ele e leve num pu-teiro. Deixe-o feliz, pois assim você também será! Não passa de uma fase...

Caso você não queira fazer isso, acho melhor levar num psicóloga, deixar ele fazer tratamento por um tempo e ver se melhora. Caso não melhore, troque de psicóloga. Se mesmo assim não tiver efeito, acho melhor vc aplicar o primeiro conselho (volte...)

2006-11-10 09:07:19 · answer #2 · answered by THE_frog 2 · 1 0

Deixe-o ir, faça com que as lembranças sejam apagadas, mas nunca esquecidas, pois uma vz esquecida o erro torna a acontecer.
Deixe com que vá para que no momento tudo seja abrandado, infelizmente as mães sofrem com a distancia, mas o seu filho precisa de tempo e espaço para que ele possa cerscer, e entender o que acontece com ele.
Tenho certeza de que vc fez de tudo para que seu filho tivesse tudo do bom e do melhor, mas nem sempre tudo o que ele tem é o melhor pra ele.
Eles sempre acham que o melhor é o que os outros tem, ou nunca estão satisfeitos com a vida que tem, sei que vc tenta entender pelos seus atos quando adolescente, mas entre eles é normal, sentem tédio de tudo o que esta em volta deles.
Procure tratamento psicologico e quem sabe terá um bom retorno, claro que não imediato, mas com o tempo ele se tornará aquele menino que vc criou e tanto lutou para que ele fosse.
Boa sorte,

de uma mãe de adolescente.

2006-11-13 19:53:22 · answer #3 · answered by futuraimagem_telemensagem 2 · 0 0

Acima de tudo nao se esqueça que ele e um adolescente e o exagero é típico...
A senhora é uma boa mae, caso contrario nao estaria tao presente na vida dele! é uma optima ideia q ele va passar uns tempos com a avo, mas veja que ele nao se va afastar de si!!!! AVerigue que tal esta a ser o ambiente dele no colegio, com os amigos, se ele esta sozinho.... a ser descriminado.... quero com isto dizer... va fundo nos motivos que o levam a querer ir embora...
Faça programas em familia com ele e convide um amigo dele (a escolha dele) para participar... traga os amigos dele para perto de si!
Fale com um psicologo, nao o leve la pq so o vai afastar mais, va la como mae e peça uma orientaçao!
Fique com Deus!!!!

2006-11-13 17:05:00 · answer #4 · answered by lusitana 2 · 0 0

Vou ser breve na minha opinião, vc está CERTÍSSIMA, agiu certo, n tem o que se arrepender de nada, agora é enfrentar um problema que já existia e vc n sabia, com certeza ele é um usuário de drogas, se ele está depremido é pelo fato dele está em abstinência. Já que ele quer ir ficar alguns tempos com a avó, deixa p ver o que vai acontecer, se ele voltar a fazer besteiras, procure um bom profissional e livre o seu filho da morte ( pq vc sabe como todos, é uma vida sem volta )
bjus no seu coração e n amolece, viu!!!!!!

2006-11-13 16:23:30 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

dê a vocês essa chance, já que felizmente tem uma saída. mostre que o ama indo visitá-lo e mostrando o quanto é importante para vocês, que resolveram mesmo na dor viver afastados, momentânea-mente, para que ele pudesse recuperar a saúde, e, o amor pela vida.
faça isso mas faça logo, antes que seja tarde. com o tempo vocês se reaproximarão e poderão ser felizes juntos.
boa sorte e tenha calma. tudo irá se resolver. e que Deus olhe por vocês.
um abraço.ete.

2006-11-12 15:18:08 · answer #6 · answered by ete 5 · 0 0

ele já fez a parte dele justamente vcs não erraram em nada foi melhor fazer isto pois hoje em dia ele poderia esta fazendo coisa pior ou não estar mais aqui entre nos eu falo isso por experiência propia eu dei muita dor de cabeça a minha mãe e minha familia aprontei muito já quis até me matar mas o amor de Deus e da minha mãe foi maior e hoje eu vejo o quanto eu errei e agradeço a ela por todos os castigos e privações que me deu .Mas agora vcs o ajudem deixe ele ir para a casa da avó viver la isso é coisa de adolescente ficam deprimidos ,com vergonha,raiva mas depois com o tempo quando amadurecem passam a entender melhor e depois pouco a pouco vcs vão conversando com ele e seu filho vai voltar a ser como antes ou até melhor mas primeiramente tenha paciência e explique que o que vc fez foi por amor a ele ok.

2006-11-10 13:58:16 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

É uma boa idéia ele respirar outros ares, dar um tempo em toda essa confusão na cabeça dele. Mas não deixe que ele se afaste, seja persistente, puxe conversar, faça coisas que voce sabe que ele goste, saia para um barzinho, shopping ou faça um programa que ele goste. Não desista nunca por mais dificil que possa parecer, com o tempo tudo se acerta.

2006-11-10 10:25:12 · answer #8 · answered by Sereia 6 · 0 0

A causa da depressão as vezes não é somente pelo fato dos castigos. Leve ele a um especialista, psiquiatra ou psicólogo para que façam um diagnóstico completo. As vezes, ele pode contar aos médicos o que não quer ou tem receio de contar aos pais.

2006-11-10 10:22:08 · answer #9 · answered by Hunter 3 · 0 0

Oi Sônia, não há como não ficar triste em uma situação dessa não é mesmo?! Mas busque primeiramente a Deus de todo seu coração e Ele te ajudará, consolará e te encaminhará no caminho que você deverá seguir, é bom também contar com a ajuda de um profissional, se possível. Se você não consegue conversar com ele, mostre com suas atitudes que vc o ama e que ele é importante pra vocês. Tenho certeza de que o Senhor já está mandando as respostas para você e sua família.
Olha busque uma igreja evangélica (que você sinta confiável) e peça a ajuda de um pastor, ele deve conhecer muitos problemas como o seu e vai tentar te ajudar (pelo menos deve).
Existe um curso muito bom para pais e filhos, veja o site:
http://www.udf.org.br/literatura2.asp?id=41 , veredas antigas. Geralmente tem alguma igreja que oferece esse curso.
Jesus disse: "Buscar-me-eis e me encontrareis quando me buscardes de todo o vosso coração." "E encontrareis descanso para as vossas almas." "Se creres verás a glória de Deus." E muito, muito mais do que você espera Ele irá fazer.
Que Deus te abençoe, muito amor, força e vamos orar por esta situação.

2006-11-10 09:40:36 · answer #10 · answered by Ingiana 2 · 0 0

Eu acho que ajudá-lo a fugir da realidade está errado.
Ele pode mesmo ir morar com a mãe, mas acho que antes tem que haver uma conversa.

E isso não foi feito (culpa de vcs), que só impuseram limites drásticos... Quem nunca bebeu e fez umas besteiras por aí...
Ele tem que ser permitido a ver seus amigos (má companhia) se quiser, tem que dizer isso pra ele... Ele pode sair com eles, mas tem que impor a si mesmo os limites das brincadeiras...
Lembrar que se ele é pego pela polícia quebrando e pixando ou toma uma surra (essa é a realidade) ou acaba na FEBEM da vida... E lá sim é um lugar horrível, onde muitos são até estuprados pelos maiores!!!

Acho que está faltando diálogo... E não monólogo, tem que deixá-lo a vontade e não reprimir, mesmo que ele diga, olha eu gosto de quebrar tudo eu gosto de roubar, sei lá... Acho que isso é educar, vc saber o que o outro pensa (e adolescente acha que sabe tudo) e mostrar o que realmente ocorre se realizar essas coisas... Muitas vezes ele vai falar só pra afrontar, mas vc como adulta tem que ser mais inteligente e só sair de perto dele depois que ele se expressar.

Coloca ele também, se tiverem condições, em esportes com novos amigos, ele rapidinho vai jogar toda essa energia em coisas melhores e se tornar um vencedor...

Essa fase precisa de muito diálogo e de ambas as partes... Tem que deixar ele a vontade pra dizer o que pensa...

E o "castigo" que vc acha que deu devira ser sempre... Se ele ajudasse sempre na casa, pelo menos arrumando e faxinando o próprio quarto ele teria uma outra visão do que são as suas obrigações.

Atualmente muitas pessoas dão as crianças liberdade demais e responsabilidades de menos.

Sobre a saúde dele... Leve-o para um médico e deixe-o lá sozinho com o doutor, ele já tem idade pra falar o que está sentindo e o que ocorreu. Mesmo que fale na versão dele, que é o mais correto, pois é como ele se sente em relação a tudo que houve.

Torço pro vocês. Espero que dê tudo certo.

2006-11-10 09:38:52 · answer #11 · answered by Lu 1 · 0 0

fedest.com, questions and answers