É dificil não ser fã, ainda mais para quem estava em plena adolescência na época do Dance Music.
Somente como aperitivo, te mando um pouco da história deles.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bee Gees
Os Bee Gees em 1982{{{caption}}}
Origem Douglas, Ilha de Man
País Reino Unido
Período 1958-2003
Gênero(s) Pop, disco, R&B, Rock
Gravadora(s) Festival Records
Polydor
Warner Bros
Rhino Records
Integrantes Barry Gibb
Robin Gibb
Maurice Gibb
Ex-Integrantes {{{exintegrantes}}}
Site oficial www.BeeGeesOnline.com
Os Bee Gees foram uma banda pop do Reino Unido formada pelo irmão mais velho Barry Gibb, e os gêmeos Robin Gibb e Maurice Gibb. Fazem sucesso desde 1966, sendo um dos quatro artistas que mais venderam discos no mundo. Aderiram nos anos 70 ao estilo disco.
O nome Bee Gees surgiu em 1958; eles estavam cantando em uma corrida em Brisbane quando começaram a conversar com um DJ chamado Bill Gates e com um motorista de corrida de nome Bill Goode. Estes foram para casa deles e lá estavam a mãe, Sra. Barbara Gibb, os irmãos Gibb (Brothers Gibb) e Barry Gibb, então Bill Gates disse que havia muitos BG's (soletrando em inglês, Bee Gees) no quarto e que era como deveria se chamar a banda, e pegou. (Palavras de Maurice Gibb)
Anos 60 - O início
Os integrantes nasceram na Ilha de Man, Reino Unido, no final dos anos 40. Viveram com a familia em Manchester, e mudaram-se ainda adolescentes para a cidade de Brisbane (Austrália) com os pais, em 1958. Ali criaram a banda The Brothers Gibb, que começou a tocar em clubes noturnos e num show de televisão local. Adotaram outros nomes para a banda, como the Blue Cats e the Rattlesnakes. Em 1962 assinaram seu primeiro contrato com uma gravadora, usando o nome Bee Gees e chegando a ter algum sucesso, porém não tanto quanto esperavam. Em 1967 mudaram-se de volta para a Inglaterra, porém na viagem souberam que sua música Spicks and Specks chegara ao topo das paradas australianas.
Na Inglaterra, seu primeiro sucesso foi New York Mining Disaster, 1941 em 1967 e o seguinte, Massachusetts, lançou o trio ao estrelato. Até o fim dos anos 60, foram um trio de rock com influências do country e do soul. Em 1969 lançaram o álbum de rock progressivo Odessa.
Anos 70 - O auge
No início dos anos 70 a banda teve seu primeiro grande sucesso nos Estados Unidos: a balada How can you mend a broken heart fica em primeiro lugar nas paradas. Em 1972 foi a vez Run to me tocar na Europa. Em 1975 foi lançado o disco Main Course, com o sucesso Jive Talkin. No ano seguinte foi lançado Children of the World, que continha a balada Love So Right e o hit em estilo disco You Should Be Dancing.
Depois de lançarem um disco ao vivo, foram convidados a participar da trilha sonora do filme Saturday Night Fever. O álbum com a trilha bateu recordes de vendagem (mais de 20 milhões de cópias no mundo somente naquele ano; até 2005 já atingiu mais de 40 milhões de cópias),Stayin' Alive, How Deep Is Your Love? e Night Fever alcançaram o primeiro lugar em vários países, no auge da era disco. Também assinaram no mesmo disco a faixa If I Can't Have You, sucesso na voz de Yvonne Elliman. Nesta época, Barry e Robin compuseram e participaram nos vocais da balada Emotion, da cantora Samantha Sang, que também fez sucesso à época.
Em 1978, Barry Gibb compôs a faixa-título do filme musical Grease, executada por Frankie Valli. Participaram ainda do fracassado filme musical Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, baseado no álbum homônimo dos Beatles.
Andy Gibb, que nunca integrou o grupo, é o caçula da família e também alcançou grande sucesso entre 1978 e 1981, com dois primeiros lugares nas paradas.
No fim dos anos 70, muitos optaram pelo heavy metal e o punk. As baladas ainda tinham seu público, e em 1979 Too Much Heaven e Love You Inside Out foram bastante executadas nas rádios, além de Tragedy'. O album Spirits Having Flow vendeu mais de 10 milhões e a turnê Spirits percorreu o mundo todo.
Anos 80 e depois - A consagração
O álbum de 1981 Living Eyes fracassou devido ao pouco apoio das rádios. Os irmãos tentaram trabalhos solo, com sucesso localizado na Europa , Japão e América Latina. Baladas como Like a Fool (1984 - Robin Gibb), Juliet (1983 - Robin Gibb) e Shine Shine (1984 - Barry Gibb) nunca estouraram nos Estados Unidos, mas são conhecidas no mundo todo. Nos anos 80 Produziram trabalhos para Barbra Streisand (1980), Diana Ross (1985), Dionne Warwick (1983) e Kenny Rogers (1984), entre outros. Firmaram-se como produtores e compositores. Em 1987 lançaram o álbum E.S.P. que os devolveu o primeiro lugar em todo o mundo com o sucesso You win Again. Em 1988, a família sofreu um abalo com a morte de Andy, que sofria de uma problema cardíaco agravado após anos de uso de drogas e álcool. Mesmo assim, o álbum seguinte, One (1989), homenagem a Andy Gibb, conseguiu popularidade nos Estados Unidos, ficando entre os 10 mais por quase um ano, e originando a turnê ONE FOR ALL, que percorreu a Europa e toda a Ásia.
Outros singles e álbuns foram lançados nos anos 90, repetindo sucesso localizado na Europa, Ásia e América Latina. Canções como For whow the bell tolls (1992), Secret Love (1993) frequentaram paradas no mundo todo, exceto no mercado norte americano. Em 1997 o álbum Still Waters, que ganhou disco duplo de platina, estourou também nos Estados Unidos, levando os Bee Gees novamente ao topo das paradas. Naquele ano, fizeram uma apresentação no Hotel MGM, em Las Vegas: o mega show One Nigth Only, foi lançado em CD no ano seguinte. Também escreveram, produziram e cantaram no mega hit de Celine Dion Immortality, que permaneceu durante um ano nas paradas de todo o mundo.
Em 2000 lançaram o que foi o seu último álbum, This Is Where I Came In, que também teve repercussão localizada em países diferentes: sucesso na Europa, frieza na América, estouro na Ásia. Após a morte de Maurice, por ataque cardíaco a 12 de janeiro de 2003, Barry e Robin anunciaram o fim do grupo. Durante sua carreira ganharam 7 prêmios Grammy e foram incluídos no Songwriters Hall of Fame (Hall da Fama de Compositores) e, em 1997, no Rock and Roll Hall of Fame.
Os irmãos continuaram seu trabalho de forma solo. Robin lançou um disco solo em 2003, com muitas baladas modernas, que chegou a ser bem difundido na Europa. Trabalhou no ano seguinte com Alistar Grifin e com o G4 em 2005. Produziu o single de lançamento de uma das ex-integrantes da banda Atomic Kitchen, com sucesso estrondoso na Inglaterra e Europa. Entre 2004 e 2005 saiu em turnê pelo mundo, que foi registrado em CD e DVD no mesmo ano.
Em 2004 os irmãos Gibb receberam o título Doutor Honoris Causa da Universidade de Manchester e a Comenda de Cavaleiros do Império Britânico, em Londres. Barry trabalhou compondo e produzindo para Cliff Richard em 2004, e para Barbra Streisand em 2005, revivendo o sucesso de 1980. O álbum Guilty Plesaures foi bem visto em todo o mundo, e recolocou Barry na mídia.
Em 2006, após alguns desentendimentos divulgados pela imprensa, os irmãos se reuniram para uma apresentação beneficiente em Miami e para o Princes Trust em Londres. Receberam no mesmo ano um prêmio da Academia Britânica da Música.
Integrantes Oficiais
Barry Gibb - vocal e guitarra (1946)
Robin Gibb - vocal (1949)
Maurice Gibb - teclado e guitarra (1949-2003)
Andy Gibb
Ao contrário do que muitos pensam, Andy nunca chegou a ser um integrante oficial dos Bee Gees. Barry, o irmão mais velho sempre estava ao seu lado auxiliando em sua carreira seja escrevendo ou produzindo seus discos. Andy participou em 1979 de um show emocionante na Tour Spirit 79. Várias vezes Barry, Robin e Maurice o convidaram, mas Andy prefiria carreira solo. Em 1988 quando Andy estava enclinado a entrar na banda, faleceu.
Banda de apoio
Em adição de Barry, Robin, e Maurice, os músicos que auxiliavam o Bee Gees em apresentações ao vivo e em estúdio incluem:
Anos 60
Vince Melouney - guitarra
Colin Petersen - bateria
Robert Stigwood - Produção
Anos 70
Blue Weaver - teclado
Alan Kendall - guitarra
Dennys Bryon - bateria
Albhy Galuten -Teclados e produção
Karl Richardson-Produção
Anos 80 e 90
Blue Weaver - teclado
Alan Kendall - guitarra
Dennys Bryon - bateria
Albhy Galuten -Teclados e produção
Karl Richardson-Produção
Tim Moore - teclado
George "Chocolate" Perry - baixo
Greg Phillinganes - teclado
John Merchant - engenheiro de som
Greg Phillinganes - teclado
Steve Rucker - bateria
Ben Stivers - teclado
2006-11-10 01:34:54
·
answer #1
·
answered by kao kabeci ilê 7
·
0⤊
0⤋