English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Tenho notado que a ação dos negros estã aumentando a cada dia com várias exigências. Minha preocupação é que os outrtod grupos ,mestiços por exemplo e até brancos, também entrem com exigências. De forma geral a lei deveria ser para as pessoas menos favorecidas na sociedade, com poder aquisdito baixo e não usar uma raça para tal. Como ficaria a situação de duas pessoas pobres: uma negra e uma branca para entrar na faculdade? O negro entra e o branco fica de fora? Não entra na minha cabeça essa divisão. Qual é a sua opinião?

2006-11-09 23:10:42 · 29 respostas · perguntado por Jane 2 em Sociedade e Cultura Grupos e Culturas Outras - Grupos e Culturas

29 respostas

Não, lutei muito como servente para que minha filha tivesse estudo,graças a este esforço ela conseguiu,se formou na UFRJ, e não precisou de cota alguma do governo, fez pós e agora esta fazendo mestrado,isto tudo estudando a vida toda em escola pública. Nunca foi dito a ela que teria vaga na universidade porque era pobre ou branca,muito pelo contrario encontrou no pátio da UFRJ os carros novos dos filhinhos de papai muitos deles negros e também brancos, no que se supõe seria esta universidade pública para os menos abastados o que não acontece.

2006-11-10 13:40:26 · answer #1 · answered by kaduka 3 · 1 0

sou totalmente contrário ao sistema de cotas... o governo então que ajude os mais carentes, brancos ou negros, sem fazer distinção da cor... seria o mais justo...
se um branco disser que gosta de ser branco, esse é chamado de racista... agora se um negro disser que gosta de ser negro, se diz que ele tem apenas orgulho da sua raça!! não tenho nada contra os negros e nem sou racista, mas qualquer um de sã consciencia percebe que há muita hipocrisia pra um só assunto... é de partir o coração

2006-11-11 09:55:35 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Não. Acho uma forma de discriminação contra os próprios negros. O parâmetro não deve ser raça, mas condição econômica e social.

2006-11-10 20:38:44 · answer #3 · answered by Anonymous · 1 0

essa cota de negros é a maior bobagem que existe; vi na tv um cara branquelo de olhos verdes cabelo clarinho que passou em brasilia na cota de negros dizer que se inscreveu como negro porque queria passar. então eu me inscrevi em sociologia como pardo e passei em faculdade gratis na cota . isso é certo? os caras stão zoando com o povo.

2006-11-10 15:41:45 · answer #4 · answered by lcmvip 5 · 1 0

Com certeza não, pois isso quer dizer que somente através de cota os negros são capazes de entrarem em uma faculadade, e não por seus próprios méritos, como os demais, isso é uma forma sutil de RACISMO, ou seja, uma forma de dizerem:Tome negros um lugarzinho para vocês de consolo, tenham o privilégio de frequentarem uma faculdade, isso é deplorável...

2006-11-10 15:00:43 · answer #5 · answered by Anonymous · 1 0

Não, sou totalmente contra. O resultado é contraditório: em vez de reduzir o preconceito, aumenta. É simples. Brevemente vamos ouvir um branco dizer para um negro que ele só entrou na universidade porque é negro. mesmo que ele seja mais competente que o branco. Isso é injusto para o branco e para o negro porque um negro de baixo talento pode entrar no lugar de um branco com bom talento ou vice-versa. EM vez de cotas, o governo deveria investir na escola fundamental e média, tanto pública quanto privada. Quanto melhor for a educação escolar, menor será o diâmetro entre negros e brancos, ricos e pobres, etc.

2006-11-10 13:30:56 · answer #6 · answered by elisamakai 5 · 1 0

Sou totalmente contra QUALQUER tipo de discriminação.
Pra mim, este negócio de cotas para negros é um tipo de discriminação... Por que o negro tem que ter facilidade para entrar na faculdade? Será que ele é tão burro que não tem competência pra estudar e se preparar? Claro que não... O negro é tão inteligente, tão capaz quanto o branco e o amarelo. Pra mim, com esta coisa de cotas, é como se o estivessem dizendo que estas pessoas não têm capacidade de ter um ensino superior sem um "empurrãozinho". Não concordo! Acho que esse "empurrãozinho" deve ser condições de se preparar e não abrir as portas para que entrem para o curso superior sem preparo adequado.
O que sou a favor é que se criem propostas para que os excluídos tenham direitos iguais; como assim?! Os mais pobres (sejam brancos, amarelos, negros, mestiços...) sempre são envolvidos pelo descaso, são marginalizados e não têm acesso às mesmas condições de educação e de preparo que os masi privilegiados (sejam também brancos, amarelos, negros, mestiços...). Então, a meu ver, o govern deveria se preocupar em dar condições iguais de estudo pra todo mundo. As escolas públicas estão sucateadas, os professores ganham mal, não têm material descente para trabalhar e por isso (até por conseqüência lógica e compreensível) trabalham com uma certa, digamos, má-vontade, por falta de estímulo. E quem freqüenta escola pública são exatamente os mais pobres, independente da raça, e estes, muitas vezes e além de tudo, ainda têm que trabalhar para ajudar em casa e sustentar seus estudos.
Já os mais "ricos", estudam em escolas particulares, fazem cursinhos preparatórios e têm toda uma estrutura para fazer um excelente vestibular.
Uma coisa eu concordo: a maioria dos desprivilegiados infelizmente são da raça negra ou mestiços que têm a pele mais escura. Só que, em vez de o governo duvidar da capacidade destas pessoas oferecendo cotas (o que pra mim é discriminação), deveria se preocupar em educar as criançar desde pequenas sobre os direitos humanos, sobre "discriminação é ruim e devemos amar a todos de forma igual" e buscar, através do ensino público, dar a estas pessoas as mesmas condições de preparo de uma pessoa mais privilegiada financeiramente.

2006-11-10 07:51:49 · answer #7 · answered by Czaaar 3 · 1 0

Sou totalmente contrário a mais uma ibecilidade desse governo que é dirigido por um semi-analfabeto.
A maior contribuição que ele poderia dar aos negros e a toda a população seria investir maciçamente na educação de base com o resgate da qualidade e tradição das escolas públicas de 1º e 2º graus da época de nossos avós.
O correto seria nivelar a qualidade do ensino de base público ao particular, dessa forma todos teria condições iguais de concorrerem as universidades públicas.
Temos que lembrar que o grupo dos que não têm condições de pagar o curso superior é formado por negros, brancos, amarelos e mamelucos, e não é justo se privilegiar somente os negros.

2006-11-10 07:27:17 · answer #8 · answered by Fabio 3 · 1 0

Não! O nome disso é discriminação racial!
Discriminação não é só de um branco contra um negro. A partir do momento em que alguém tenta tirar vantagem em relação a alguém de raça ou etnia diferente, isso já é preconceito.
Os negros não têm o cérebro inferior ao branco, pelo contrário, têm estrutura genética mais forte.
A prioridade, na minha opinião deve se dar às pessoas de baixa renda, que não têm condições de pagar uma Universidade privada.
Acho que ser contra o racismo é defender a tese de que somos todos iguais, e não que os negros são inferiores aos brancos.

2006-11-10 07:27:05 · answer #9 · answered by Reginaldo 3 · 1 0

sim concordo,é a única maneira dos negros ingressarem na faculdade já que até agora só davam preferência aos brancos e ricos.

2006-11-11 21:52:27 · answer #10 · answered by rose 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers