Justiça e honestidade são duas palavras que possuem um conceito baseado na ética, qualque atitude que difere destes conceitos já excluem as pessoas desta qualidades.Sou uma pessoa honeta, esta postura é inerente a minha personalidade, não cometo atos desonestos porque minha consciência não me deixaria dormir em paz jamais. Sempre tive muito cuidado com o que não me pertence, jamais tomei algo de alguém, nunca fiquei com um dinheiro a mais que tivesse me sido dado por engano. Quero apenas aquilo que me pertence por direito e se não o recebo, acabo ficando calada, esperando que a pessoa, neste caso, desonesta um dia tome consciência ou crie vergonha e devolva-me o que me pertence. Sou professora, meu salário não é justo, é pouco diante da responsabilidade que possuo, pois trabalho com pessoas humanas, ajudo na construção de suas vidas, de seu caráteres, minha missão vai muito além do transmitir conhecimentos de determinadas disciplinas, minha função é a de auxiliar meus alunos em todos os aspectos de sua formação, meu exemplo de vida e de conduta são os respaldos que possuo para poder aconselhar e dar exemplos de vida. Ganho pouco e muito investi na minha profissão, mas mesmo assim cumpro com minhas obrigações e vou muito além, pois em cada aluno vejo meus filhos.
Quanto a justiça, penso que às vezes péco, pois acabo interferindo no livre arbítreo das pessoas que me cercam. Não admito injustiça, quando deparo-me com alguém humilhando, menos prezando, negligenciando, maltradando nossos semelhantes ou animais, parece que fico cega, tomo defesa e coloco a pessoa no seu lugar. Ai parece que todo meu bom censo cai por terra, pois sou capaz de dizer coisas horríveis, sou capaz até de humilhar, muitas vezes tive vontade até de bater, claro que ainda não cheguei a este ponto, mas vontade não falta. Sei que sou uma pessoa respeitada, morando no interior a gente é mais conhecida, mas confesso que depois que tudo acontece, questiono-me por causa de minhas atitudes bastante bruscas, então me pergunto: Isto que fiz é justo? Pois é meu amigo, nunca sabemos se estamos certos ou não, sou impulsiva e hajo conforme minha emoção, aí não sei como fica a razão. Nem espero ser compreendida, é difícil compreender alguém que se expõe da maneira que me exponho em defesa de quem não tem coragem de abrir a boca sequer para exigir seus direitos. Já me disseram que cobro muito de mim mesma, até pode ser, gostaria que assim o fosse, mas siceramente tenho minhas restrições, quanto a este meu comportamento. Só sei que quero para os outros o mesmo que quero para mim.
2006-11-09 23:32:22
·
answer #1
·
answered by Quando eu for... 5
·
0⤊
0⤋
Primeiro é preciso que fique claro o que é justiça. A justiça não se faz, justiça se é. Quando estamos com nossos centros alinhados, ou seja, pensamento, sentimento, ação, instinto e sexo, então somos justos. À partir daí é impossível não ser honesto. Observe que nas atitudes que você mesmo citou, mostra pessoas desajustadas e à partir daí é impossível ser honesto. Até!!!
2006-11-10 00:49:20
·
answer #2
·
answered by Satori 6
·
1⤊
0⤋
Quem nunca enxergou um amigo la de longe para não ter de enfrentar filas? Acho que isso não envolve muito honestidade e nem define seu caráter, quem não pensa somente em si, pelo menos uma vez ao dia? Você ter objetivos e projetos de vida, garante que tenha pelo menos uma atitude que não favoreça uma pessoa. É mais ou menos um efeito borboleta... Onde todas as suas ações reflete em algum lugar do planeta... Positivo para uns e negativo para outros... Honestidade e Justiça, são de difíceis definições, mais todos buscam o poder para serem respeitados e admirados pelo resto da sociedade em que nos cerca... Basta você saber diferenciar seus objetivos e buscar seus sonhos fazendo o máximo para não atropelar os sonhos alheios... Mas mesmo tendo consciência disso, você sempre é empecilho na vida de alguém!
É isso que penso a respeito de honestidade e Justiça, não se pode agradar a todos o tempo todo.
2006-11-09 23:02:43
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Tentar ser correto é uma coisa.Conseguir sempre é outra.Muitas vezes para que os outros nos achem corretos precisamos nos deixar prejudicar pelos mesmos.As vezes o que é bom pra um não é para o outro.Você tem que ficar em paz com a sua consciência que é o mais importante e se preocupar menos com a opinião dos outros porque perfeito era Cristo e ele acabou na cruz por isso.
2006-11-09 22:56:52
·
answer #4
·
answered by topazio 7
·
1⤊
0⤋
Sim.pq se eu for sincera aqui na terra,também estarei sendo diante de Deus.Chega no último dia eu vou prestar contas com Deus.
2006-11-09 22:55:54
·
answer #5
·
answered by kellyifanger 1
·
1⤊
0⤋
Olá (= ? Sim. ecu particularmente procuro ser sempre o mais justa possível, independentemente da situação u.u ~Boa noite s?ud?çõ?s ??vi-??gr?s ® :: (__( *: (=' :') :* ..,('')('')¤°.¸¸.•´¯`* ´¯`.¸¸.?´¯`.¸¸.?´¯`.¸¸.?´¯`.¸¸.?´¯`.¸¸...?
2016-12-17 07:34:31
·
answer #6
·
answered by lindley 3
·
0⤊
0⤋
Muito boa a sua pergunta, e também o comentário do último parágrafo, que faz pensar...
Acho que procuro ser o mais honesta possível em minhas atitudes,pois o meu limite termina onde começa o do outro e temos de tratar as outras pessoas como gostaríamos. Isso vem de casa, são os pais quem devem dar o exemplo e, no meu caso, fui agraciada com pais honestos que procuram ensinar-me os princípios básicos de convivência,
2006-11-09 23:03:12
·
answer #7
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ninguém é sempre justo, afinal não estamos presentes em todas as coisas para poder julgar alguém. O amor que sentimos por algumas pessoas faz com que sejamos injustos com outras. Em relação a honestidade é algo complicado de ser manter ou vai dizer que nós não omitimos algumas coisas que para a sociedade pode estar errado.
2006-11-09 23:00:57
·
answer #8
·
answered by polemico 2
·
0⤊
0⤋
Tento ser justa, honesta e imparcial.
2006-11-09 22:59:45
·
answer #9
·
answered by virgentina55 6
·
0⤊
0⤋
sim sou justa demais por isso sou tachada de boba e idiota pelos injusto
2006-11-09 23:07:43
·
answer #10
·
answered by mestica longe de casa 1
·
0⤊
1⤋