Doutor Estranho é o mago supremo do Universo Marvel, personagem criado por Stan Lee e Steve Dikto na decada de sessenta. Dividiu uma revista com o Tocha Humana, que aparecia em histórias solo.
Seu nome não era original, pois pouco antes do lançamento do personagem, Lee já o havia usado como de um vilão das primeiras histórias do Homem de Ferro.
Seus direitos autorais pertençem a Marvel comics. Seu maior inimigo é Dormammu, pai da sua namorada e depois esposa Cléa. Participou do grupo de super-heróis poderosos denominado Defensores , capazes de rivalizar até com Os Vingadores.
Como característica marcante do personagem, Stan Lee criou uma série de palavras e frases de efeito para os encantamentos do mago, inspirado em programas de rádio americano dos anos 40 cujos personagens se valiam desses efeitos dramáticos.
O mago supremo da magia teve a sua origem devido a um acidente de carro. Antes disso, era um bem sucedido cirugião, porém muito arrogante. As conseqüências desse acidente levaram-no a não mais operar. Sem rumo, o ex-cirurgião vagou pelo mundo até que chegou ao Himaláia onde conheceu um velho mistico chamado "Ancião" que o abrigou. Sensibilizado com sua caridade, o cirurgião procurou ajuda-lo contra o seu discípulo, o Barão Mordo que desejava mata-lo. Porém ao descobrir que o vistante americano queria salvar o seu mestre, o vilão fez um feitiço que o impedia de avisar ao Ancião. Deseperado, o médico pediu ao místico que o ensinasse nas artes místicas para que pudesse salva-lo. Assim nasce um dos mais famosos heróis da Marvel Comics. (Essa história recontada foi publicada no Brasil pela RGE na revista Almanaque Marvel).
Poder Supremo
A linha Max da Marvel tem uma nova sensação em suas fileiras: chama-se SUPREME POWER, que está estreando em Marvel Max (Panini) em breve, com o nome de Poder Supremo.
Trata-se de uma nova criação de J.M. Straczynski (o roteirista)? Não... Não exatamente. É uma nova roupagem do ESQUADRÃO SUPREMO. Ahhh... Quê????
Calma, calma!!! Nessa altura do campeonato, você já teve uma idéia do que se trata com outras matérias sobre o assunto. E, apesar de ser pouco conhecida pelos leitores atuais da Marvel no Brasil, essa equipe já teve várias participações nos títulos Avengers (Vingadores) e Defenders (Defensores) e teve minissérie própria (12 edições) e mais uma "graphic novel" e uma edição de formato "prestige".
O conceito original do Esquadrão Supremo
O Esquadrão Supremo é a versão Marvel da Liga da Justiça (da concorrente DC). Um plágio? Não. Longe disso! Uma homenagem, então? Também não exatamente. Então, pra quê foi criado?
Versões alternativas de grupos de outras editoras são uma prática até comum. O efeito é semelhante ao de realidades paralelas ou futuros alternativos: o roteirista tem carta branca para fazer o que quiser! Nesse caso específico, pode-se fazer o que quiser com personagens de outra editora, "disfarçados" é claro! Mortes, tragédias e finais tristes tornam-se plenamente possíveis!
Além do Esquadrão, há outros casos conhecidos:
- Na Marvel, Guarda Imperial Shi'Ar (Legião dos Super Heróis, da DC)
- Na DC, Avanteadores (Vingadores, da Marvel); equipe de astronautas que deu origem ao Superciborgue (Quarteto Fantástico, da Marvel).
- Na Wildstorm, a guerra entre heróis do arco "The Nativity" de Authority (personagens da Marvel).
- Na Awesome, todo a história do Supremo (personagens da DC).
E há os casos historicamente controversos:
- A Patrulha do Destino (fora do selo Vertigo) seria uma versão de X-Men ou não?
- Quem copiou quem? Homem-Coisa ou Monstro do Pântano?
O fato é que o Esquadrão Supremo surgiu pela primeira vez em Avengers vol. 1 #85 (fevereiro de 1971), por obra das mentes criativas de Roy Thomas e John Buscema. Porém, curiosamente, a equipe já tinha sido citada quase dois anos antes, desde Avengers #70 (novembro de 1969), por meio de Roy Thomas e Sal Buscema (irmão de John) (quando surgiu a equipe de vilões que os imitava, o Esquadrão Sinistro).
Criados para serem coadjuvantes/adversários ocasionais dos Vingadores, agradaram aos leitores e até ganharam publicações próprias nos anos 80 e 90. Finalmente, chegam reciclados e reformulados no selo Max, como Poder Supremo.
Para ler e entender Poder Supremo, o que preciso saber?
Basicamente, nada! O título Poder Supremo NÃO é continuação direta dos eventos de Esquadrão Supremo, na continuidade principal da Marvel.
Mas acostume-se com nomes como Hipérion, Falcão Noturno, Doutor Espectro, Tufão, Princesa do Poder, Ogiva e Anfíbio, só pra começar!
A exemplo do Esquadrão Supremo (que vive em uma realidade alternativa), a história de Poder Supremo também acontece em outra realidade, diferente do Universo Marvel normal.
HIPÉRION (Mark Milton, 1,90 m, 207 kg) - Na versão original, Hipérion é o equivalente do Superman da DC. Embora não se saiba seu nome original, sabe-se que é o último representante dos Eternos em sua realidade, com superforça, supervelocidade, invulnerabilidade e "visão atômica" (visão de calor). Sua "kryptonita" é a argonita! Epretende se casar com a Princesa do Poder.
Versão Poder Supremo - Hipérion chegou a Terra em uma pequena nave, ainda bebê. É encontrado por um casal, mas o governo americano assume a guarda do superbebê (que porta muitos superpoderes)... Hipérion será a arma secreta dos Estados Unidos!
FALCÃO NOTURNO (Kyle Richmond, 1,85 m, 99 kg) - Na versão original, é o equivalente do Batman da DC. O milionário toma um composto químico experimental que lhe concede quase o dobro e força e agilidade à noite. É eleito presidente dos Estados Unidos e acaba morto no final da minissérie. Atualmente, seu filho adotivo assumiu o manto do herói.
Versão Poder Supremo - O milionário Kyle é negro e testemunhou o assassinato de seus pais por racismo quando criança. Uma ave noturna (o curiango ou noitibó ["nighthawk"]) serviu para inspirar sua violenta luta por justiça e vingança.
DOUTOR ESPECTRO (Joseph Ledger, 1,80 m, 86 kg) - Na versão original, este astronauta é moreno e salvou a vida de um alienígena (o Skrull, hoje conhecido como Skymax). Este lhe deu um prisma que consegue emitir vários tipos de energia, diferentes em coloração, para vários fins. Como se pode ver, é o equivalente do Lanterna Verde da DC. Na grande minissérie, seu prisma foi estilhaçado por uma flecha e os fragmentos se fundiram ao seu corpo, transferindo os poderes para si próprio.
Versão Poder Supremo - O loiro "Doutor" Ledger é um militar americano chamado para operações impossíveis, amorais e suicidas. Quando o governo americano confiscou Hipérion e sua nave, descobriu um estranho prisma em seu interior. Ledger é convocado para testar o artefato, que se funde à sua mão e o coloca em coma. O que acontecerá quando ele sair do coma?
TUFÃO (Stanley Stewart, 1,73 m, 81 kg) - Na versão original, trata-se de um carteiro que obteve supervelocidade ao atravessa uma neblina misteriosa. Branco e com cabelos brancos, é a contraparte do Flash da DC. É casado e tem uma filha.
Versão Poder Supremo - Na Georgia, surgem boatos e histórias fantasiosas de um "mistério", conhecido como "Borrão de Atlanta". O governo americano desconfia que é um super-humano. E é. Stanley é um jovem negro que quer usar seus poderes de velocidade para ganhar fama e fugir da miséria.
ANFÍBIO (Kingsley Rice, 1,80 m, 81 kg) - Na versão original, esse oceanógrafo é um mutante, com capacidade de respirar debaixo d'água e superforça. É a contraparte do Aquaman da DC.
Versão Poder Supremo - Uma mulher entra em um bizarro trabalho de parto perto do mar. A criatura que nasce nãoé humana, e seus segredos ainda estão ocultos pelo oceano.
PRINCESA DO PODER (Zarda Shelton, 2,00 m, 108 kg) - Zarda era missionária da raça avançada da ilha Utopia. Participante da equipe Agência Dourada, durante a Segunda Guerra Mundial, acabou se casando com Howard Shelton, hoje falecido. É a contraparte da Mulher Maravilha da DC. Possui superforça e usa um escudo invisível. Pretende se casar com Hipérion.
Versão Poder Supremo - Há uma lenda em um pobre vilarejo grego: a "Princesa Amazona" acordará de seu sono e livrará os que a alimentam há séculos. Isso é lenda ou realidade?
OGIVA (Albert Gaines, 1,75 m, 68 kg) - Na versão original, Albert foi exposto a resíduos radioativos que lhe concederam a capacidade de manipular energia nuclear. É a contraparte do Nuclear. Na minissérie, após ficar descontrolado com a morte dos pais, acabou sendo contido pelo Doutor Espectro, que o matou inadvertidamente por sufocamento.
Versão Poder Supremo - Ainda não sabemos como será. Só sabemos que o desenhista Gary Frank fez esboços.
Bem... A série já está a todo vapor nos Estados Unidos e vem recebendo muitos elogios da crítica e dos exigentes leitores da linha Max.
Com certeza, teremos outros membros do Esquadrão aparecendo em Poder Supremo. E, também certamente, teremos mais novidades e surpresas envolvendo os novos conceitos.
Pantera Negra é uma personagem de banda desenhada ou história em quadrinhos da Marvel Comics, cuja identidade secreta é a de T'Challa, príncipe do Wakanda, um reino fictício na África equatorial. Criado por Stan Lee e Jack Kirby, sua estréia foi na revista Fantastic Four, Vol. 1, #52 (Julho de 1966).
Tendo visto o seu pai assassinado e o trono usurpado por exploradores de Vibranium quando era jovem, T'Challa viajou para os Estados Unidos, onde estudou e se preparou para reaver a sua posição como príncipe na sua terra natal. Felizmente, o Pantera Negra pôde contar com a ajuda do Quarteto Fantástico quando teve de enfrentar Ulysses Klaw, o líder dos exploradores de Vibranium. Após utilizar o metal em sua maquinaria para criar monstros feitos de ondas sonoras sólidas, o próprio Klaw se submeteu ao seu invento e se transformou num ser capaz de manipular ondas sonoras, o Garra Sônica.
O Pantera Negra entraria para os Vingadores logo a seguir, se tornando o primeiro super-herói negro moderno. Nos anos 70 ele convidou Falcão, o parceiro negro do Capitão América, para uma estadia em Wakanda. Nessa ocasião ele reformulou o uniforme de seu convidado, acoplando-lhe asas que poderiam ser acionadas mentalmente. Assim, o Falcão ganhou a capacidade de voar.
O Pantera Negra continua ativo e é uma personagem recorrente, apesar de não ser um dos mais populares. Em 2004 estrelou uma mini-série da linha Marvel Knights.
Luke Cage, Herói de Aluguel (imagem) é um personagem de histórias em quadrinhos da Marvel Comics. Nascido nas ruas do Harlem, ex-membro de gangue, foi preso por um crime que não cometeu. Voluntário em uma experiência científica, foi vítima de sabotagem de um carcereiro. Acabou ganhando superforça e pele invulnerável. Fora da cadeia, passou a trabalhar por dinheiro, geralmente como guarda-costas, e participou de aventuras ao lado de vários outros heróis, principalmente Demolidor e Punho de Ferro. Foi o primeiro super-herói negro a receber uma série própria. A série foi cancelada no final dos anos 1980 e ele passou a ser usado apenas como coadjuvante em HQs de outros personagens. No ano 2001 estreou nova série, agora pelo selo Marvel MAX. Também é personagem regular da revista The Pulse.
Atualmente, é membro dos Novos Vingadores
O ator Nicolas Cage - que na verdade chama-se Nicolas Copolla - escolheu seu nome artístico em homenagem a esse personagem!
Alias é uma série regular de histórias em quadrinhos escrita por Brian Michael Bendis, desenhada por Michael Gaydos e publicada pelo selo Marvel Max. Nos Estados Unidos ela foi publicada entre 2002 e 2004. Depois da série ser cancelada, vários de seus personagens foram movidos para a revista The Pulse, escrita pelo mesmo autor.
Alias relata os casos investigados pela detetive particular Jessica Jones, uma ex-super-heroína e ex-membro dos Vingadores. Em determinado momento de sua vida, Jessica se desencantou com a vida de heroína, abandonou a equipe e o alter-ego Safira e passou a atuar como detetive, motivo disso revelado no último arco da série, chamado "Cor Púrpura"
O primeiro arco de histórias de Alias (que no Brasil recebeu o nome de Conexões Perigosas) começa com Jessica totalmente insatisfeita com seu estilo de vida quando, ao ser contratada para localizar uma certa mulher, vê-se envolvida numa teia conspiratória envolvendo o governo americano, empresários e super-heróis.
Orquidea Negra - Neil Gaiman(nascido a 10 de novembro de 1960) é um autor de romances e quadrinhos. É britânico de Portchester, Inglaterra, mas vive em Minneapolis, Estados Unidos da América, com sua mulher, Mary McGrath, e três filhos: Holly, Michael e Maddy Gaiman.
Entre suas obras em prosa estão "Deuses Americanos" e "Belas Maldições", a segunda em parceria com Terry Pratchett; e sua criação quadrinística mais conhecida é Sandman, que tem como personagens principais o Sandman, uma personificação antropomórfica do Sonho que também é conhecido como Morpheus, numa referência à mitologia grega e seus irmãos, Morte, Destino, Delírio, Desejo, Desespero e Destruição.
As capas da revista foram desenhadas pelo parceiro artístico e amigo de Neil Gaiman, Dave McKean (com quem trabalhou em outras histórias em quadrinhos como Violent Cases, Orquídea Negra e Mr. Punch). Em seus trabalhos cinematográficos, encontramos "Mirrormask", seu filme ao lado de Dave McKean e a Jimmy Hensons Company, estreou em Maio de 2005 nos cinemas e "Neverwhere" mini série para televisão que escreveu, e é exibido pela BBC inglesa. Em 2007 deve entrar em cartaz a animação Beowulf, que será roteirizada por ele, além do longa de Stardust, uma de suas mais aclamadas obras, realizada ao lado de Charles Vess.
Demolidor - Daredevil, que significa "desafiador", ou "ousado") é um personagem de HQ da Marvel Comics, criado por Stan Lee e Bill Everett. Sua primeira aparição se deu já em sua própria revista, em 1964. No Brasil, suas histórias foram publicadas pela primeira vez pela editora Ebal, em 1968. Hoje, o personagem tem revista própria pela editora Panini Comics. Na editora GEP, nos anos 70, o personagem recebeu o nome de Demônio Destemido, tradução que, embora extensa, é mais fiel ao original.
Matthew (Matt) Michael Murdock era um excelente aluno e atleta, esta segunda condição obrigado a esconder do pai ignorante que exigia que o filho se dedicasse o tempo todo aos estudos. Ficou cego ainda na adolescência devido a acidente com um caminhão que carregava lixo tóxico. Em compensação, descobriu que seus outros sentidos haviam sido ampliados. Assumiu o uniforme e o codinome de Demolidor para vingar seu pai, Jonathan "Jack" Murdock, vulgo "O Batalhador", a essa época um boxeador em decadência e que foi morto ao recusar "entregar" uma luta. Adulto, tem vida dupla: durante o dia, é advogado; à noite, vigia as ruas da Cozinha do Inferno, bairro da Cidade de Nova York.
É avesso a participar de grupos de heróis, mas presta assessoria jurídica a muitos deles (como o Quarteto Fantástico). Tornou-se amigo do Homem-Aranha e é um dos poucos a conhecer sua indentidade (também acabou por revelar a sua à Peter Parker). Recusou convites para participar dos Vingadores, assim como também o fizera o Homem-Aranha.
2006-11-10 00:02:34
·
answer #1
·
answered by Adrian 1
·
2⤊
0⤋
Demolidor (em inglês, Daredevil, que significa "desafiador", ou "ousado") é um personagem de HQ da Marvel Comics, criado por Stan Lee e Bill Everett. Sua primeira aparição se deu já em sua própria revista, em 1964. No Brasil, suas histórias foram publicadas pela primeira vez pela editora Ebal, em 1968. Hoje, o personagem tem revista própria pela editora Panini Comics. Na editora GEP, nos anos 70, o personagem recebeu o nome de Demônio Destemido, tradução que, embora extensa, é mais fiel ao original.
Origem e Conceito
Matthew (Matt) Michael Murdock era um excelente aluno e atleta, esta segunda condição obrigado a esconder do pai ignorante que exigia que o filho se dedicasse o tempo todo aos estudos. Ficou cego ainda na adolescência devido a acidente com um caminhão que carregava lixo tóxico. Em compensação, descobriu que seus outros sentidos haviam sido ampliados. Assumiu o uniforme e o codinome de Demolidor para vingar seu pai, Jonathan "Jack" Murdock, vulgo "O Batalhador", a essa época um boxeador em decadência e que foi morto ao recusar "entregar" uma luta. Adulto, tem vida dupla: durante o dia, é advogado; à noite, vigia as ruas da Cozinha do Inferno, bairro da Cidade de Nova York.
É avesso a participar de grupos de heróis, mas presta assessoria jurídica a muitos deles (como o Quarteto Fantástico). Tornou-se amigo do Homem-Aranha e é um dos poucos a conhecer sua indentidade (também acabou por revelar a sua à Peter Parker). Recusou convites para participar dos Vingadores, assim como também o fizera o Homem-Aranha.
Personagens Importantes
Seus principais inimigos são Wilson Fisk, o Rei do Crime (mafioso milionário, que manda e desmanda nas ruas), e o Mercenário (Marvel) (vilão que tem uma pontaria tão precisa que faz de qualquer objeto uma arma). Uma semi-aliada é a ninja Elektra, namorada de Matt na época da faculdade e que se tornou uma mercenária após o assassinato de seu pai. O Demolidor também tem como aliados o sócio de Murdock, Franklin (Foggy) Nelson, e o jornalista Ben Urich - o primeiro "civil" a descobrir a identidade secreta do herói.
Trajetória
Depois de Lee e Everett, o Demolidor passou mais de uma década um tanto relegado a papéis de importância secundária nos quadrinhos. Apesar da ousadia de um super-herói ser deficiênte visual, suas histórias aos poucos foram prejudicadas pelo fato de Murdock quase não ter uma vida social, resignado com sua situação.
No início dos anos 80, porém, um jovem desenhista e escritor chamado Frank Miller deu nova vida às histórias do herói. Com histórias de estilo cinematográfico e bem-amarradas, fortemente ambientadas na cidade de Nova York, Miller transformou o Demolidor de um personagem prestes a ter sua revista cancelada em uma referência dos quadrinhos.
Miller criou, matou (pela ação do Mercenário) e ressuscitou Elektra, em histórias que até hoje são lembradas com carinho pelos fãs. Dois anos depois de deixar o título, ele voltou para mais uma vez virar de cabeça para baixo o mundo de Murdock, com a saga "A Queda de Murdock". Nessa série, uma ex-namorada viciada em drogas (Karen Page) vende a identidade do Demolidor a um traficante, que a revende ao Rei do Crime. A partir daí, a vida de Murdock é destruída e ele precisa reencontrar suas próprias forças para se reerguer. Recebe ajuda de uma freira que o roteiro sugere ser sua mãe.
Com a saída de Miller, o Demolidor passou pelas mãos de vários autores, mas nenhum deles foi capaz de realizar um trabalho que chamasse tanta atenção, até que seu título foi cancelado, pouco depois de atingir a marca de 300 edições, e relançado, com um novo número 1, pelo selo Marvel Knights
Marvel Knights
Joe Quesada foi responsável pela criação desse selo da Marvel Comics, aonde os personagens teriam histórias com uma abordagem diferenciada, mais adulta. Ainda que o Motoqueiro Fantasma e o Justiceiro tenham recebido lançamentos sob esse selo na época, nenhum chamou tanta atenção quanto o trabalho de Kevin Smith no título Daredevil.
Num arco de 8 partes chamado "Demônio da Guarda"(Guardian Devil)desenhado por Joe Quesada, Smith abordou a mitologia do Homem Sem Medo, focando especialmente na sua religiosidade. Foi nessa história que Karen Page veio à falecer novamente pelas mãos do Mercenário. Essa história fez com que a mídia desse atenção ao personagem novamente, e muitas comparações com a obra de Frank Miller foram feitas.
Recentemente Brian Michael Bendis assumiu o título do personagem, numa trama que, logo de cara, fez com que a identidade secreta do herói fosse revelada à todos por um tablóide. Mesmo negando veemente tal fato, a vida de Matt nunca mais seria a mesma.
Outras Mídias
Nos anos 80, o personagem participou como coadjuvante do filme "O Julgamento do Incrível Hulk", onde Matt Murdock defendeu David Banner no tribunal.
Nos desenhos animados, ele já participou de episódios do Homem-Aranha.
O Demolidor já teve suas aventuras adaptadas para o cinema, tendo no papel principal Ben Affleck. Depois desse filme, Elektra ganhou filme próprio.
2006-11-10 07:02:40
·
answer #2
·
answered by William 3
·
2⤊
0⤋