English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

manda essa pessoa p/ o quinto dos infernos? De onde surgiu essa expressão? Tem primeiro dos infernos? segundo dos infernos, terceiro, quarto e quinto? O quinto dos infernos é o pior deles?

2006-11-09 22:33:43 · 20 respostas · perguntado por Bella 4 em Educação e Referência Conhecimentos Gerais

sem contar q qdo alguém te manda PARA o quinto dos infernos, a preposição "para " significa q ela esta te mandando p/ ficar. Se mandar assim : vai AO quinto dos infernos , a preposição a usamos qdo tem volta, agora PARA é pq a pessoa quer q vc fica no inferno p/ sempre...rs

2006-11-10 06:24:52 · update #1

20 respostas

Acho que é para frisar bem este inferno "é os últimos dos infernos"

2006-11-09 22:36:25 · answer #1 · answered by Veterana. 7 · 0 1

Quando se desce até o quarto inferno, ainda tem volta. Do quinto inferno para baixo não há como retornar. São 9 infra-dimensões no total. Quando alguém deseja isso a outro é porque está com muito ódio. Até!

2006-11-10 08:21:02 · answer #2 · answered by Satori 6 · 1 0

Na era colonial, mais precisamente na exploração do ouro, Portugal cobrava 1/5 (um quinto) de todo ouro coletado no Brasil... e óbviamente as pessoas não gostavam dessa taxa... e assim ficou conhecido o Quinto dos Infernos... =P

Da mesma época veio a expressão Santo do Pau Oco... poelo mesmo motivo, eles enchiam o Santo com ouro para Burlar o Quinto... e ficarem com o ouro... =P

.

2006-11-10 06:37:38 · answer #3 · answered by ¬,¬ 4 · 2 1

Tiradentes liderou a “inconfidência mineira”, um movimento cuja causa imediata era a exploração que Portugal impingia ao Brasil em forma de impostos. Ficou conhecida a expressão “derrama”, utilizada em referência ao ouro que era enviado a Portugal para pagar os impostos cobrados pela metrópole.

Outra expressão, que também ficaria imortalizada, é o “quinto”, utilizada em referência ao percentual de 20% que a Coroa portuguesa exigia tambémcomo tributação. Portugal era considerado o “inferno” dos produtores brasileiros, daí a expressão “o quinto dos infernos”.

O Brasil acabou se libertando de Portugal, mas a história dos tributos tornou o “inferno” um pouco pior. Em face da violência social eclodida em São Paulo no mês de maio, que culminou com depredações e dezenas de mortes entre bandidos e polícia, o atual governadordaquele Estado, Cláudio Lembo, disse que a culpa é da burguesia branca e perversa.

2006-11-17 21:37:19 · answer #4 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

são cinco continentes dai a espresão,para que vá para todos os cinco.
se tivese mais com certeza seria mandado,sem piedade.

2006-11-17 18:09:06 · answer #5 · answered by Luis Carlos 6 · 0 0

O fato de diferentes religiões admitirem uma gradação de níveis infernais não vai explicar por quê, que eu saiba, só Português (e, de forma muito esporádica, o Espanhol) usa esta expressão. Se fosse uma expressão retirada das duas fontes básicas de nossa cultura - a herança greco-romana e a herança judaico-cristã -, ela estaria presente em todas as línguas européias, como aconteceu, por exemplo, com "alfa e ômega", "babel", "bezerro de ouro", "bode expiatório", "calcanhar de Aquiles", entre tantas.

Além disso, nos sistemas infernais que conheço (nunca fui; apenas repito as informações de quem lá esteve), nada há de tão especial no "quinto". No Islã, o pior de todos é o sétimo, reservado aos hipócritas que fingem seguir os princípios do Alcorão. Para o bramanismo, há dezesseis infernos, não necessariamente seguindo uma ordem de rigor e punição; o quinto é reservado para aqueles que agem traiçoeiramente com os amigos e prestam falso testemunho (o sétimo, muito merecidamente, é reservado para quem rouba do rei ou copula com a rainha). Importantes textos do budismo descrevem dezoito infernos, onde a alma danada é submetida a torturas insuportáveis - sem que nada de especial destaque o de número cinco.

Quanto a Dante, meu caro Alfran, uma das três partes da "Divina Comédia" descreve o Inferno (não "os infernos"), concebido topograficamente mais ou menos como o garimpo da Serra Pelada (uma montanha com círculos descendentes). São nove os círculos deste inferno; em cada círculo são punidos diferentes tipos de pecados. No quinto, que é um dos menos impressionantes, ficam os iracundos (que foram tomados pela ira) - nada que se relacione com a nossa expressão.

A possível origem católica, trazida bravamente à discussão por nosso amigo Thiago, teria mais força se outras línguas de países tradicionalmente católicos (como o Francês e o Italiano) usassem o "quinto dos infernos" - o que não acontece. Além disso, essa idéia de quatro infernos é uma grande surpresa para mim. Embora não seja religioso, estudei em escola pública e tive aulas regulares de catecismo (que eram obrigatórias, na época); juro que, na minha cabeça distraída, havia um Inferno propriamente dito, onde queimavam as almas danadas, e outras estações transitórias, o Limbo e o Purgatório, de onde as almas seriam liberadas ao menos no dia do Juízo Final. Sei que há várias concepções divergentes a respeito da composição do Inferno, no próprio seio do catolicismo, mas nada que esteja tão presente no imaginário popular a ponto de justificar a criação de um "quinto" inferno.

Agora, nós, prezado Marcos: a Grécia também fica fora dessa. Quem tentar traçar a topografia do Mundo dos Mortos, a partir dos textos de Homero, Hesíodo, Platão, entre muitos outros, verá que a concepção grega dos infernos não era homogênea. Não há dúvida de que parte do Tártaro é um local de punições (onde ficam Tântalo e Sísifo, hóspedes ilustres), e de que os Campos Elíseos são o "bairro" mais privilegiado; no entanto, há divergências irreconciliáveis a respeito da localização do mundo de Hades, da posição de suas entradas, da sua divisão geográfica, da distribuição dos mortos pelas diferentes regiões, etc. (uma interessante tentativa de recriação do Hades pode ser vista no belíssimo sítio de Mitologia mantido por Carlos Parada.). De qualquer forma, não procede a tua engenhosa idéia de "quatro" infernos gregos, usando-se a expressão "quintos dos infernos" para significar "lugar nenhum", assim como a velha expressão irônica de "calendas gregas" quer dizer o mesmo que "nunca", já que o calendário grego não tinha essa data.

É por tudo isso, prezados leitores, que escrevi - desculpem mais uma vez a pretensão de citar a mim próprio! - ser essa "uma expressão meio misteriosa; há muitas hipóteses para sua origem, mas nenhuma chega a me convencer totalmente". É excelente, contudo, que vocês apresentem suas hipóteses, porque, ao descartá-las, podemos ao menos ter certeza de onde NÃO veio aquela expressão. Abraço para todos. Prof. Moreno
P.S.: nessa nova recorrida pelas minhas fontes, confirmou-se o significado de "quintos dos infernos" como o de um lugar distante; apareceram mais algumas expressões equivalentes, como "fim do mundo", "fim da galáxia", "na Conchinchina" e um curiosíssimo (porque vem do Equador, não do Rio Grande do Sul) "lá onde Cristo perdeu o poncho".

2006-11-17 10:30:25 · answer #6 · answered by marcosamarx 2 · 0 1

Na verdade a expressão alude ao quinto inferno descrito por Dante Alighieri, famossísimo escritor Italiano que descreveu em detalhes os infernos em sua obra-prima A Divina Comédia, entre outras, nesta ele descreveu os infernos com suas partes e categorias. O quinto nível dos Infernos (assim mesmo no plural, porque haviam vários níveis, vários infernos para Dante) era o pior. O mais "castigador" das almas, condenadas a permanecer lá para sempre sem redenção possível. Como está retratado na magistral obra do escultor Rodin (só o Pensador é obra mais famoso dele) O Portal do Inferno uma escultura gigantesca de mais de dez metros de altura por uns sete de largura, que eu tive o prazer de conhecer, no Museu Rodin em Paris, fundida em bronze onde todo o inferno é retratado como aviso atemorizante aos mortais. Gustave Doré é um dos geniais ilustradores da DIvina Comédia e foi provávelmente o primeiro, ou ao menos o mais importante a deenhar os quintos dos infernos comsuas ilustrações. Desculpe a afirmativa enfática mas esta é a origem da expressão e não outras como às vêzes se menciona.

2006-11-16 08:33:31 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 1

Acontece q o nivel 1,2,3,4 estão lotados portanto resta só o quinto mas vou mandar abrir outra ala aguarde

2006-11-15 10:22:37 · answer #8 · answered by BOBPSICOTCO 3 · 0 1

ihh..
num sei mas eh bem interessante tua pergunt i naum sei vcs mas eu ja mandei muita gente pru inferno e pru 5º dus infernus..
bjim.......

2006-11-14 13:38:04 · answer #9 · answered by Aline 3 · 0 1

Isto e uma expressão usada para dizer que o quanto mais longe a pessoa ficar e um favor.

2006-11-10 17:44:58 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 1

.

2006-11-10 07:06:27 · answer #11 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers