O ácido pirúvico produzido na glicósile é transportado através das membranas da mitocôndria e, na matriz mitocondrial, reage imediatamente com uma substância denominada coezima A. Nessa reação é produzida uma molécula de acetilcoezima A e uma molécula de gás carbônico. Dela também participa uma molécula de NAD+, que se transforma em NADH ao capturar 2 elétrons de alta energia e 1 dos 2 íons H+ liberados na reação.
A acetilcoezima A é o ponto comum do metabolismo energético aeróbico de glicídios, de liídios e, eventualmente, de proteínas. Isso quer dizer que essas substâncias só podem ser utilizadas pela mitocôndria como fonte de energia depois de transportados em acetilcoezima A.
Na matriz mitocondrial, como é chamada a solução aquosa que preenche as mitocôndrias, a parte correspondente ao acetil é oxidada, formando 2 moléculas de gás carbônico; a coenzima A é recuperada intacta. Esse processo ocorre por meio de um conjunto de nove reações químicas sequenciais que formam um ciclo, pois o ácido oxalacético que se une à acetilcoezima A no início do processo é recuperado no final. Esse conjunto de reações é que é o ciclo de Krebs.
O ciclo tem início com uma reação entre a acetilcoezima A e o ácido oxalacético, em que é liberada a molécula de coezima A e formada uma molécula de ácido cítrico. Ao longo das oito reações subsequentes são liberadaas duas moléculas de gás carbônico, elétrons de alta energia e íons H+. O ácido oxalacético é recuperado intacto ao final do processo, pronto para se combinar com outra molécula de acetilcoezima A e reiniciar outro ciclo.
Os elétrons de alta energia e os íons H+ são prontamente capturados por moléculas de NAD+, que se transformam em NADH, e também por um outro aceptor de elétrons, o FAD, que se transforma em FADH2.
Em uma das etapas do ciclo, a energia liberada permite a formação direta de uma molécula de trifosfato de guanosina ou GTP, a partir de GDP e P1. O GTP é muito semelhante ao ATP, difere dele apenas por apresentar a base nitrogenada guanina em vez de adenina. É o GTP que fornece energia para alguns processos celulares como a síntese de proteínas. O GTP também pode ser convertido em ATP pela transferência de seu fosfato energético para um ADP, de forma similar, GTP pode ser gerado pela tranferência do fosfato do ATP para um GDP.
Resumindo, no ciclo de Krebs são formados 2 CO2 + 3 NADH +1 FADH2 + 1 GTP (ou ATP).
2006-11-09 10:39:35
·
answer #1
·
answered by >>> Natally 3
·
0⤊
0⤋
Como é impossível colocar aqui, consulte o site
http://www2.ufp.pt/~pedros/bq/krebs.htm
onde estão todas as reações envolvidas.
2006-11-09 18:08:42
·
answer #2
·
answered by Cientista 7
·
0⤊
0⤋