Idealismo:
Tendência, atitude ou doutrina que, em graus e sentidos diversos, reduz o ser ao pensamento ou a alguma entidade de ordem subjetiva, considerando que o espírito, ou a consciência, ou as idéias, ou a vontade, etc., são o dado primário com base no qual se hão de resolver os problemas filosóficos. [Imensa é a contribuição das escolas idealistas ao progresso científico e cultural, sobretudo pela conquista de métodos lógicos rigorosos, que, em grande parte, são fruto da reflexão sobre o pensamento empreendida pelos idealistas de todas as épocas, e pela sua confiança no valor e no poder da atividade racional. Contudo, no tocante a situações sociais e econômicas, o idealismo tem servido, em razão da menor importância que atribui como orientação geral aos fatos objetivos, de instrumento de ocultação das origens e condicionamentos materiais daquelas situações, atribuindo-lhes origens abstratas e servindo, assim, a grupos ou classes que se interessam pela manutenção de tais situações.] [Cf., nesta acepç., materialismo ]
Estét. Doutrina segundo a qual a finalidade da arte é a representação fictícia de algo que será mais satisfatório para o espírito do que a realidade objetiva.
Positivismo:
Doutrina de Auguste Comte, caracterizada, sobretudo, pela orientação antimetafísica e antiteológica que pretendia imprimir à filosofia, e por preconizar como válida unicamente a admissão de conhecimentos baseados em fatos e dados da experiência; comtismo.
P. ext. Caráter das doutrinas inspiradas em A. Comte que fundamentam o conhecimento em dados empíricos cujo teor subjetivo ger. acaba por ser privilegiado (sensacionismo, intuicionismo, simbolismo, etc.), muitas vezes, levando ao agnosticismo, ao relativismo ou ao misticismo.
Materialismo:
Tendência, atitude ou doutrina que admite, ou que a matéria, concebida segundo o desenvolvimento paralelo das ciências, ou que as chamadas condições concretas materiais, são suficientes para explicar todos os fenômenos que se apresentem à investigação, inclusive os fenômenos mentais, sociais ou históricos. O materialismo se afirma sobretudo ante o problema da origem do mundo (que dispensa a criação divina e se explica em termos evolutivos), o problema ético (dele resultando moral hedonística), o problema psicológico (orientando a pesquisa no sentido de estabelecer as relações diretas entre os fenômenos psíquicos e as reações do organismo aos estímulos ambientais), e o problema do conhecimento (em que afirma a adequação da razão ao conhecimento do mundo, adequação que se evidencia pelo incessante progresso do conhecimento científico). [Cf., nesta acepç., idealismo]
2006-11-10 21:55:37
·
answer #1
·
answered by Apolo 6
·
0⤊
1⤋
podemos resumir dizendo que
o idealismo foi uma idéia marcate que surgiu....
o positivismo vei dos possityivista ou seja os que tomavam posse das terras alheias....
materialismo os que se envolviam em materia como corpos celestes e etc.........
lauthy@bol.com.br
2006-11-13 14:42:40
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋