English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

subtitulos
*classificação das cadeias
*hidrocarbonetos
*alcoois
*aldeios
*acidos carborilicos
*eteres
*esteres

2006-11-09 06:43:29 · 2 respostas · perguntado por Caio S 1 em Educação e Referência Nível Fundamental e Médio

2 respostas

A química orgânica é um ramo da química que estuda a estrutura, propriedades, composição, reações, e síntese de compostos orgânicos que, por definição, contenham carbono. Compostos orgânicos são moléculas formadas de carbono e hidrogênio, e podem conter diversos outros elementos. Muitos deles contêm nitrogênio, oxigênio, halogênios e, mais raramente, fósforo e enxofre.

Apesar de ter um recobrimento com a bioquímica, esta última se interessa especificamente às moléculas fabricadas por organismos vivos.

Na química orgânica e bioquímica, os ésteres constituem o grupo funcional (R´-COOR"), que consiste num radical orgânico unido ao resíduo de qualquer ácido oxigenado, orgânico ou inorgânico.

Um éster é o produto da reacção de um ácido (geralmente orgânico) com um álcool (o hidrogêneo do ácido R-COOH é substituído por um grupo alquilo R"). Os ésteres mais comuns que se encontram na natureza são as gorduras e os óleos vegetais, os quais são ésteres de glicerol e de ácidos gordos.

Os ésteres resultam freqüentemente da condensação (uma reacção que produz água) de um ácido carboxílico e de um álcool. Ao processo dá-se o nome de esterificação.

Em química, um hidrocarboneto é um composto químico constituído apenas por átomos de carbono e de hidrogénio.

O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: HidrocarbonetoOs hidrocarbonetos naturais são compostos químicos constituídos por átomos de carbono (C) e de hidrogénio (H), aos quais se podem juntar átomos de oxigénio (O), azoto ou nitrogênio (N) e enxofre (S) dando origem a diferentes compostos de outros grupos funcionais. São conhecidos alguns milhares de hidrocarbonetos. As diferentes características físicas são uma consequência das diferentes composições moleculares. Contudo, todos os hidrocarbonetos apresentam uma propriedade comum: oxidam-se facilmente libertando calor. Os hidrocarbonetos naturais formam-se a grandes pressões no interior da terra (abaixo de 150 Km de profundidade) e são trazidos para zonas de menor pressão através de processos geológicos, onde podem formar acumulações comerciais (petróleo, gás natural, etc). As moléculas de hidrocarbonetos, sobretudo as mais complexas, possuem alta estabilidade termodinâmica. Apenas o o metano, que é a molécula mais simples (CH4), pode se formar em condições de pressão e temperatura mais baixas. Os demais hidrocarbonetos não são formados espontaneamente nas camadas superficiais da terra.

Quanto a forma das cadeias carbônicas, os hidrocarbonetos podem ser divididos, em:

hidrocarbonetos alifáticos: neles, a cadeia carbônicas é acíclica (ou seja, aberta), sendo subdivido em:
alcanos
alcenos
alcinos
alcadienos
hidrocarbonetos cíclicos: possuem pelo menos uma cadeia carbônica fechada, subdivididos em:
cicloalcanos ou ciclanos
cicloalcenos ou ciclenos
aromáticos, que possuem pelo menos um anel aromático (anel benzênico) além de suas outras ligações.
Quanto ao tipo de ligação entre os carbonos, os hidrocarbonetos podem ainda ser divididos, didaticamente, em:

hidrocarbonetos saturados, englobando alcanos e cicloalcanos, que não possuem ligações dupla, tripla ou aromática;
hidrocarbonetos insaturados, que possuem uma ou mais ligações dupla ou tripla entre átomos de carbono (entre eles os alcenos, alcadienos e cicloalcenos - com ligação dupla; alcinos - com ligações tripla -; e aromáticos)
O números de átomos de hidrogênio em hidrocarbonetos pode ser determinado, se o número de átomos de carbobo for conhecido, utilizando as seguintes equações:

Alcanos: CnH2n+2
Alcenos: CnH2n
Alcinos: CnH2n-2
Ciclanos: CnH2n
Ciclenos: CnH2n-2
Hidrocarbonetos líquidos geologicamente extraídos são chamados de petróleo (literalmente "óleo de pedra") ou óleo mineral, enquanto hidrocarbonetos geológicos gasosos são chamados de gás natural. Todos são importantes fontes de combustível. Hidrocarbonetos são de grande importância para econômica porque constituem a maioria dos combustíveis minerais (carvão, petróleo,gás natural, etc.) e biocombustíveis como o plásticos, ceras, solventes e óleos. Na poluição urbana, esses compostos - juntamente com NOx e a luz solar - contribuem para a formação do ozônio troposférico.
Aldeído é um composto químico orgânico que se caracteriza pela presença, em sua estrutura, do grupamento H-C=O (formila), ligado a um radical alifático ou aromático. É obtido através da oxidação de álcoois primários em meio ácido ou de sua desidrogenação catalítica em presença de cobre. O odor dos aldeídos que têm baixo peso molecular é irritante, porém, à medida que o número de carbonos aumenta, torna-se mais agradável. Os aldeídos de maior peso molecular, que possuem de 8 a 12 átomos de carbono, são muito utilizados na indústria de cosméticos na fabricação de perfumes sintéticos.

Os aldeídos mais simples são designados a partir dos ácidos carboxílicos correspondentes. Assim, o composto derivado do ácido butírico é chamado de aldeído butírico ou butiraldeído.

A fórmula bruta dos aldeídos corresponde a um álcool com dois átomos de hidrogênio a menos

2006-11-09 06:54:40 · answer #1 · answered by lully 3 · 0 0

É o ramo da química que estuda as cadeias de Carbono.

O carbono é o único átomo conhecido capaz de fomar cadeias entre si, formando assim as macromoléculas, moléculas suficientemente longas e complexas inclusive para suportar a vida.

2006-11-09 14:55:40 · answer #2 · answered by Naturista 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers