Você tem que ler esse livro do Weber citado por esse cara aí de cima.
Resumidamente, posso dizer o seguinte: a Igreja Católica condenava a uzura (cobrança de jurus) e o lucro, o que limitava moralmente as pessoas, no que diz respeito a obter lucros.
O protestantismo não condenava essas práticas, pelo contrário, considerava que o enrriquecimento era uma graça de Deus como reconpensa pelo seu trabalho.
Nessa época o capitalismo estava em seus primórdios, o comércio na Europa ficava cada vez mais ativo, a variedade de produtos e especiaris que circulava fazia crescer o desejo de consumo. Portanto, uma religião que considerava a riqueza como uma graça de Deus teve uma acolhida muito rápida.
Eu não digo praticamente nada aqui, o importante é que você leia essa clássica obra de Weber.
2006-11-09 05:26:58
·
answer #1
·
answered by Joana B 2
·
2⤊
0⤋
Para entender isso, leia o clássico da sociologia "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" de Max Weber. Há tradução em português, creio que da Editora Mestre Jou.
2006-11-09 12:50:15
·
answer #2
·
answered by tubalcain1733 7
·
2⤊
0⤋
O catolicismo teve por máxima a palavra de Jesus: "é mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha, do que um rico entrar no reino dos céus", daí a pobreza dos países católicos.
Já o protestantismo, por sua vez, olvidou este ensinamento, baseando-se mais no antigo testamento, dando importância às coisas materiais, da mesma forma que os judeus. Daí o progresso material (capitalismo) dos países onde essa religião é maioria (vide EUA).
2006-11-09 13:32:03
·
answer #3
·
answered by Antonio Luiz F 5
·
1⤊
0⤋
Tipo os protestantes não veêm o lucro como pecado.
Se vc for estuda a história dos estados unidos vai ver que as colonias do norte eram protestantes, e eles queriam a independencia da Inglaterra por causa dos altos impostos. E tbm não se davam bem com as colonias do sul porque os do sul queriam viver como fazendeiros, sem obiter altos lucros.
Por isso os eua são tão capitalistas.
2006-11-09 12:16:55
·
answer #4
·
answered by Kratus 3
·
1⤊
0⤋
Bom dia:
Realmente, acredite nos dois colegas: quem explica isto com destreza é o livro clássico da sociologia "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" de Max Weber.
Vou tentar resumir. Os cauvinistas não são porcos chauvinistas, como, equivocadamente, alguns pregam. Apenas, as práticas protestantes geram consequências que beneficiam o capitalismo. Por exemplo, o protestantismo não condena os juros. Visto que eles não iram gastar os lucros com os prazeres da carne, o dinheiro seria reinvestido no trabalho. Foi esse dinheiro que facilitou a criação das indústrias. Weber diz, a sociologia explica as condutas humanas. É presciso ser um analista das condutas humanas, meu amigo! Siga assim, para viver uma Vida Leve! Abraços.
2006-11-10 06:59:30
·
answer #5
·
answered by Natalia Dantas 3
·
1⤊
1⤋
quando surge na Alemanha, as idéias de Martin Lutero de reforma protestante - influenciado pela burguesia alemã que desejava se livrar dos dogmas da igreja católica e estabelecer uma nova relação entre homem e religião - dizendo que o homem poderia estabelecer relações diretas com deus a partir do momento que lesse as escrituras sagradas, e que a igreja católica não tinha o poder para perdoar ou condenar em nome de deus, se consuma a reforma protestante e ilumina o poder opressor da igreja, estabelecendo uma nova conduta religiosa principalmente na Alemanha e depois se difundindo pelo mundo, que tem como principio o bem estar econômico e social proporcionada através da fé.
2006-11-09 15:05:38
·
answer #6
·
answered by jirf43 1
·
0⤊
1⤋