Reducionismo, em filosofia, é o nome dado a teorias correlatas que afirmam, grosso modo, que objetos, fenômenos, teorias e significados complexos pode ser sempre reduzidos, a fim de explicá-los, a suas partes constituintes mais simples.
Reducionismo ontológico é a idéia de que tudo que existe é feito de um pequeno número de substâncias básicas que se comportam de forma regular. Comparar com monismo.
Reducionismo metodológico é a idéia de que as explicações, como as científicas, devem ser continuamente reduzidas às entidades mais simples possíveis. A navalha de Occam é a base deste tipo de reducionismo.
Reducionismo teórico é a idéia de que explicações ou teorias antigas não são geralmente substituídas por novas, e sim as novas teorias são refinamentos ou reduções mais detalhadas das antigas.
Reducionismo científico: tem sido usado para descrever todas as idéias acima no que se refere à ciência, mas é mais frequentemente usado para descrever a idéia de que todos os fenômenos podem ser reduzidos a explicações científicas.
Reducionismo lingüístico é a idéia de que tudo pode ser descrito em uma linguagem com um número limitado de conceitos básicos, e a combinação destes. São exemplos deste reducionismo o inglês básico, línguas artificiais e a linguagem construída Toki Pona.
O termo reducionismo ambicioso foi cunhado por Daniel Dennett para criticar as formas de reducionismo que tentam explicar muito com muito pouco.
Reducionismo analítico denomina os a priori que subjazem no reducionismo ontológico.
O oposto das idéias do reducionismo constitui o holismo: a idéia de que objetos, fenômenos, teorias e significados têm propriedades como um todo, que não são explicáveis a partir das propriedades de suas partes.
2006-11-08 22:45:15
·
answer #1
·
answered by nany 1
·
0⤊
0⤋
Mar, "Reducionismo" é toda e qualquer concepção "científica" que reduz determinado fenômeno a seus postulados básicos. P.ex.: Sigmund Freud "reduz" as interpretações de sonhos aos conteúdos recalcados, todos originários para ele do impulso sexual. Ao passo que Jung, trabalha com a operação oposta, ou seja, a "amplificação".
O "reducionismo" tende ao dogma. A "amplificação" à permantnete criação científica e filosófica.
(Não te dou exemplos de outras ciências, porque, se as conheço, é apenas superficialmente).
Abç.
2006-11-09 08:08:58
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Alguma coisa relacionada visão.
2006-11-08 20:27:02
·
answer #3
·
answered by MARGOT 5
·
0⤊
0⤋
Olá!
É uma espécie de "miopia", tipo quando o Hubble está com a "tampa da lente" fechada para novas observações. Pois que a miopia reducionista é igual a um super telescópio espacial que pode ver uma estrela de milhões de formas, não não consegue enxergar o defeito da "tampa que impede o ângulo de curvatura da luz real e também as adjacentes".
§-Enxerga mas é cego, entende? Rss
Abração do amigo, Adelso de Castro.
2006-11-08 17:07:38
·
answer #4
·
answered by Adelso de Castro 4
·
0⤊
0⤋
sei lá...
2006-11-08 16:26:32
·
answer #5
·
answered by Pedro 3
·
0⤊
1⤋