English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

DOSSIÊ: PF OBTÉM QUEBRA DE SIGILO DE TELEFONES DE JORNAL
Dois telefones da "Folha de S.Paulo" no Comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados estão entre 800 linhas cujo sigilo foi quebrado com autorização judicialImprimir Enviar por e-mail Receber Newsletter

Gustavo Tourinho e Mariana Oliveira, do G1 em Brasília e em São Paulo
entre em contato
Tamanho da letra A-A+
A Polícia Federal tem em mãos o extrato de dois telefones – um celular e um fixo – utilizados por jornalistas da "Folha de S.Paulo", que estão entre mais de 800 sigilos telefônicos quebrados com autorização judicial.

A área de inteligência da PF, que investiga a tentativa de compra por petistas de um dossiê contra políticos tucanos, achou necessário pedir a quebra dos sigilos desses números por ter encontrado grande quantidade de ligações em horários muito diferentes para Gedimar Passos.

Passos trabalhava no extinto núcleo de inteligência da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi preso no hotel Íbis, em São Paulo, com cerca de R$ 1,7 milhão. O dinheiro seria usado na tentativa de compra de um dossiê destinado a implicar políticos do PSDB com a máfia dos sanguessugas.

O telefone fixo fica no Comitê de Imprensa da Câmara dos Deputados. A assessoria de imprensa da PF não soube informar se o celular é usado, de fato, por um jornalista do periódico paulistano ou por outro funcionário da empresa.

A PF ressaltou que pediu a quebra de sigilo sem saber de quem eram os telefones e garante que o pedido feito à Justiça abrange todas as linhas com chamadas suspeitas feitas para o telefone de Gedimar Passos, ou para as quais o próprio Gedimar ligou.

"Folha"
O diretor jurídico da "Folha de S.Paulo", Orlando Molina, classificou a quebra do sigilo telefônico de linhas do jornal em Brasília como "um monitoramento abusivo" do trabalho dos repórteres.

Segundo ele, a divulgação dos extratos das linhas "é uma violação do direito de sigilo da fonte". Molina disse que, nesta quinta (9), encaminhará uma petição à Justiça solicitando, com base na Lei de Imprensa e na Constituição, que os extratos dos telefones não sejam analisados.

Sindicato
Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Guto Camargo, a obrigação profissional do jornalista é telefonar para as fontes, e o fato de haver muitas ligações para o telefone de Gedimar Passos não é suficiente para justificar a quebra do sigilo.

"A PF precisa deixar bem claro os motivos de sua ação, para que não pairem dúvidas", afirmou.
Camargo disse não recriminar a ação da Polícia Federal, desde que seja legal. "Se a investigação estiver dentro da legalidade, não deve ser condenada porque é papel da Polícia Federal investigar", afirmou.

"Veja"
No último dia 31, a revista "Veja" acusou a Polícia Federal de cometer "abusos, constrangimentos e ameaças" contra três jornalistas da publicação convocados para prestar um depoimento em São Paulo.

Eles eram responsáveis pela apuração de reportagens que relataram o envolvimento de policiais em uma suposta "operação abafa", destinada a afastar Freud Godoy, assessor da presidência da República, das investigações sobre o escândalo do dossiê.

Na ocasião, o delegado Moysés Eduardo Ferreira, da PF, encarregado do caso, negou que os jornalistas tivessem sido constrangidos e disse que os depoimentos transcorreram com normalidade.

2006-11-08 14:47:12 · 12 respostas · perguntado por zanza32001 3 em Governo e Política Outras - Governo e Política

12 respostas

O esquema já está todo armado meu amigo, o Pt se tornou uma máfia poderosa e ninguem irá conseguir provar nada contra eles, já conheço essas falcatruas e vai ficar o dito por não dito, aguarde e verá.

2006-11-08 15:06:15 · answer #1 · answered by Valdir 5 · 3 0

Ditadura, nunca mais! Muito menos a dita-dura de petistas que se arvoram no direito divino de atentar contra a imprensa e a liberdade de expressão. Lula montou um grupo de trabalho apenas para analisar o que é publicado a favor e contra Lula ou seu governo. O objetivo é dar prontas respostas, e anular quem faz críticas indevidas. Tal modalidade de “censura” é caracterizada por alguns pontos. É aplicada por agente da administração pública. Tem caráter incontrastável. Não admite recurso, defesa ou contraditório. É baseada em critérios vagos como a ordem moral e política. Ao usar o aparelho repressivo do Estado para praticar a censura, mesmo com as melhores das intenções, o governo implode a Constituição. E deve ser legalmente responsabilizado por tal crime.

A tentativa de implantar um controle da mídia, através da chamada e pretensa “Democratização dos Meios de Comunicação”, corre o risco de criar um monstro ainda maior e perigoso para a cidadania. Alguns ideólogos do PT acham que podem reeditar o modelo do ditador Getúlio Vargas, recriando um Departamento de Imprensa e Propaganda com cara de bonzinho e cheio de bilhões de reais das estatais para distribuir para a mídia amestrada e a que pretende criar e adestrar, conforme seus valores “revolucionários”. O nome disto é: Di-ta-du-ra!

2006-11-08 23:13:09 · answer #2 · answered by ade 3 · 3 0

A classe jornalistas tem que reagir urgente, antes que seja tarde demais.

2006-11-08 23:21:42 · answer #3 · answered by leo 4 · 2 0

O site www.midiasemmascara.org recebeu notificação extra judicial do PT para retirar os artigos sobre o Foro de São Paulo.....Não deixem de ler e salvar.........eles podem conseguir a retirada .......PS Para a Rosa .....Nossas urnas eletrônicas são seguras ou sujeitas a fraude ?

2006-11-08 23:13:16 · answer #4 · answered by mariana 5 · 2 0

É oda com ph.

2006-11-08 22:51:11 · answer #5 · answered by Guri 6 · 2 0

Temos que comecar uma campanha para tirar esses ladroes do poder no Brasil,nao podemos esperar 2010,ate que o caos se instale de vez.

2006-11-09 08:55:56 · answer #6 · answered by brasil19701994 6 · 1 0

“Foram às urnas apenas 101.999.221 pessoas (soma dos votos válidos, mais brancos e nulos). O total do eleitorado é 125.913.479. Logo, abstiveram-se 23.915.258. A conta é interessante pelo seguinte: se você somar esse número aos brancos e nulos, 30.075.259 eleitores não quiseram saber nem de Lula nem de Alckmin. Nada menos de 23,88%, quase um quarto, do eleitorado. Mais ainda: Lula obteve, é verdade, 60,83% dos votos válidos, mas apenas 46,29% dos que podem votar. Seria interessante as oposições refletirem sobre esses números. As pessoas que rejeitaram Lula e Alckmin são superiores à vantagem do petista sobre o tucano.”

2006-11-08 23:36:38 · answer #7 · answered by basta de mentiras 6 · 1 0

Pau no kú do PT e do Mula

2006-11-08 23:02:39 · answer #8 · answered by The Dark Knight 5 · 2 1

não entendo, o lula foi reeleito com maioria de votos, isso quer dizer que o povo esta gostando de seu governo, mas as pessoas vivem reclamando.....não entendo mais nada! só uma observação, nunca votei no lula,nem nunca vou votar.
bjs, felicidades para todos

2006-11-08 23:10:33 · answer #9 · answered by gisele 3 · 1 1

Esses tucanos não se cansam não. Vão ficar chorando até 2010? Desencana pô.

2006-11-09 00:44:27 · answer #10 · answered by PC 3 · 0 1

fedest.com, questions and answers