A palavra mandala tem diversos significados. No sentido mais amplo, significa apenas círculo. Um mandala é um arranjo harmonioso em torno de um ponto central, um símbolo do equilíbrio e integração dos diferentes níveis e aspectos de nosso ser. É um símbolo universal, e forma um aspecto importante tanto da arte quanto da prática meditativa hindu e budista. A origem da palavra mandala vem do sânscrito, origem hindu, e quer dizer círculo de energia. A mandala é constituída por desenhos geométricos que inscrevem uns aos outros - círculos, quadrados e triângulos - resultando num grande círculo contendo várias imagens significativas que, em conjunto, simbolizam um ponto que serve como foco central para meditação que eleva o poder de concentração.
Desde os tempos mais remotos até os dias de hoje as Mandalas são usadas para atrair abundância material e sorte nos negócios, para amenizar as dificuldades, para captar energia, harmonizar o ambiente e transformar vibrações negativas em positivas.
O círculo é um símbolo que aparece freqüentemente na história da Humanidade, desde as gravuras paleolíticas até o anel de casamento, cada vez assumindo um papel simbólico diferente, mas complementar. Por vezes, o círculo aparece representando a totalidade. Outras vezes, o círculo é um limitador, tudo que está dentro dele está protegido. Pode ainda aparecer com sentido temporal, indicando o eterno retorno. Resumindo, o círculo representa a totalidade, quer no espaço quer no tempo.
Na tradição mística, é do centro da Mandala que se irradia a energia primordial, que permeia todos os seres, e que para lá retorna, num eterno vai-e-vem. Em outras palavras, o centro da Mandala representa a origem e a essência de tudo que há na Cosmos.
Para se meditar sobre uma Mandala, o praticante deve sentar-se confortavelmente, e observá-la durante longo tempo, limpando a mente de todos os pensamentos. O objetivo é preencher a mente com a imagem da Mandala, construindo-a dentro de si. Deve-se fixar o olhar para o centro do Mandala, e dirigir a atenção para os detalhes que a visão periférica capta.
Aos poucos, o intelecto se cala, o diálogo interior cessa, e a intuição assume o comando, criando condições para o auto-conhecimento.
Existem várias tradições orientais associadas à meditação com a Mandala, que podem ajudar a criar a atmosfera apropriada à tranqüilidade e à elevação do estado de consciência.
Exemplo: deve-se cercar a Mandala dos quatro elementos vitais : uma vela (representando o fogo), um cristal (terra), um copo de água com uma haste de cobre dentro(água) e um incenso de aroma sutil (representando o ar ), fazendo um altar com estes elementos cercando a mandala.
Ou ainda fazer como os tibetanos recomendam : treine diariamente, com os olhos abertos, sem piscar, iluminando a Mandala com uma vela. Deve-se treinar até conseguir ficar uma hora em meditação, sem piscar os olhos. Eles acreditam que a longa meditação com os olhos abertos faz a pessoa lacrimejar até " perder as lágrimas", e quando os olhos secam, é possível ver a aura das pessoas, ou então ter uma visão a respeito de si mesmo.
Outra tradição é usar a mandala como talismã pessoal. Para isso, faz-se o desenho em grande escala, da mandala escolhida, e pendura-se na parede, onde possa sempre ser vista.
A função da Mandala pode ser direcionada para o auto-conhecimento, prosperidade pessoal e para atrair relacionamentos hamoniosos (Mandala Pessoal), para harmonização entre elementos humanos como casais, sócios, pais e filhos etc..(Mandala do Relacionamento) bem como para obter êxito material, profissional e/ou empresarial (Mandala da Prosperidade).
A MANDALA PESSOAL
pode servir como tema de meditação que leva ao autoconhecimento e ao poder de concentração, e, por conseqüência, é uma excelente ferramenta de auto-ajuda auxiliando no controle do estresse e da depressão. É elaborada a partir da Numerologia, Signo e Cor da pessoa, incorporando dessa forma, desenhos e figuras geométricas que somente a ela dizem respeito. Sua elaboração leva em conta ainda a prosperidade material assim como as boas vibrações amorosas no sentido de obter sucesso nas relações.
A MANDALA DO RELACIONAMENTO
Pode ser usada para captar energia afetiva, harmonizar a relação e transformar vibrações negativas em positivas, quanto para amenizar as dificuldades nos relacionamentos. É baseada nas datas de nascimento das duas pessoas - casal, sócios, pais e filhos etc..- podendo ser desenvolvida também tendo em vista mais de uma pessoa como no caso de harmonização do ambiente e relacionamentos familiar com vários membros ou de uma empresa com vários sócios.
A MANDALA DA PROSPERIDADE
Pode ser utilizada também, não necessariamente, de acordo com o Feng Shui (posicionada no setor da prosperidade após a aplicação do ba-guá) e é desenvolvida conforme o objetivo do negócio/empresa/autônomo se baseando no número favorável para o empreendimento assim como nas melhores cores para se atingir os objetivos da empresa e alcançar a prosperidade.
2006-11-08 22:22:52
·
answer #1
·
answered by Rodrigo Celi Veiga Dias 3
·
0⤊
0⤋
A mandala nada mais é do que um campo de força, no qual as formas, a estrutura numérica e as cores possuem poderes vibracionais atuantes.
“Quando fazemos contato visual com uma mandala, nossa energia se altera e essa modificação é sempre muito positiva”, explica Celina Fioravanti no livro “Mandalas – Como usar a energia dos desenhos sagrados”.
Partindo do princípio que tudo começa no nosso campo vibracional e, portanto na nossa mente, e que todas as nossas decisões são tomadas com base no que sentimos e pensamos é que concluímos que o melhor é que estejamos equilibrados e vibrando na melhor sintonia possível para que tenhamos sucesso. E é aí que as mandalas entram como nossas aliadas já que elas são capazes de mudar nosso padrão vibracional.
Sendo assim, podemos usar a força da mandala para mudar nossa energia, desbloquear nossos Chakras, equilibrar nossa numerologia e de nossa casa, harmonizar as áreas de acordo com o feng shui e assim alcançarmos os nossos objetivos, sejam eles espirituais ou materiais.
Escolha sua mandala segundo aquilo que você quer e precisa potencializar em sua vida. Com certeza será uma experiência maravilhosa, eu prometo.
Como usar as mandalas :
Use as mandalas para desbloquear os Chakras harmonizando assim sua vida e saúde, para promover o desenvolvimento pessoal, para potencializar as áreas da sua casa de acordo com o feng shui, para equilibrar sua numerologia, a numerologia de um endereço, bem como a de uma empresa e assim atingir os seus objetivos.
Escolha sua mandala segundo aquilo que você quer e precisa potencializar em sua vida
Veja mais aqui:
http://www.dhonella.com.br/mandalas
http://www.dhonellalojavirtual.com.br/57-produtos-com-mandalas
2014-04-21 07:41:58
·
answer #2
·
answered by Márcia 2
·
0⤊
0⤋