English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Acho que ninguém vai saber a resposta, mas queria saber o que cada um pensa disso...

Os buraco-negros atraem tudo para seu centro, inclusive a luz, mas e aí...? Vai pra onde? Fica ali no meio, se expremendo? Se vai acumulando, o que acontece quando atinge o limite?

Essa pergunta sempre me intrigou e nunca consegui uma resposta científica (e acho que ela nem existe)...

By Makoto

--------------------

Entenda o porque desta pergunta:
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20061107160047AAY1LET&r=w

2006-11-08 11:00:46 · 12 respostas · perguntado por Hokus Phokus 7 em Ciências e Matemática Física

Makoto:
Stephen Hawking responde, mas deixo pra galera responder.

2006-11-08 11:02:53 · update #1

12 respostas

os buracos-negros... não são "buracos"....
um tipo de "furo" no espaço ou coisa assim...
é o que o nome dá idéia, mas não é!

Buracos-negros são objetos no espaço que possuem GRANDE MASSA e um VOLUME PEQUENO.

pela equação da gravidade...... g = GM/R²
M = massa.... G = constante de gravitação.. R = raio do planeta...

qt maior a massa e menor o raio (menor volume já que V de uma esfera = 4piR²) maior será a ACELERAÇÃO GRAVITACIONAL que este corpo exercerá sobre outros. Ou seja : ele irá criar uma "gravidade" alta... e irá sair atraindo tudo que estiver nos arredores para ele!

Conforme essa atração vai acontecendo, o buraco-negro irá aumentando de volume e de massa. Podendo ocorrer em algum tempo um balanço entre massa/volume.... gerando então uma força gravitacional não tão intensa quanto antes.
Qd isso acontecer pode ser que ele possua um diametro grande e possa ser considerado um asteróide ou quem sabe até um planeta!
É isso que acontece... os materiais atraídos pelo buraco-negro vão sendo acumulados sobre sua superfície, até que este se torne estável e não mais seja considerado buraco-negro.

2006-11-08 11:28:06 · answer #1 · answered by SuM 2 · 2 1

Pelo que eu entendo, no universo nada se perde, tudo se transforma, entao, acho que tudo que o buraco negro suga se transforma em alguma outra coisa, mais com certeza nao some e nem desistegra.

No caso da LUZ...você sabe que luz é onda, ela se torna visivel por causa da sua frequencia, o buraco negro tem um campo maguinetico tão poderoso capaz de captar e levar estas frequencia para seu interior.

2006-11-08 19:06:07 · answer #2 · answered by #Turkinho# 5 · 2 0

Valeu Hokus... E também ao pessoal que respondeu!

Agora as informações a respeito desse assunto estão em maior número, mas infelizmente parece que só existem teorias ainda mesmo... Bom, pelo menos quando eu morrer vou poder pesquisar melhor sobre isso, hehehe! Enquanto isso me divirto com esse link muito bom que explica em termos fáceis (em comparação aos outros que já tive acesso) a teoria do Big Bang e a quarta dimensão, além de dar uma leve explicação sobre o que poderiam ser grande parte dos OVNIs e os buracos-negros...

http://www.silvestre.eng.br/astronomia/artigos/bigbang/

Nota adicional:
Terminei de ler o link citado acima e isso só me convenceu definitivamente que estou certo em ser Espírita... E também me fez perceber como estamos ainda no início da jornada, apesar de haver uma infinidade de caminho andado já! Caramba, eu achava que a Criação era enorme, mas agora vejo que eu ainda a imaginava como um átomo se comparado ao real tamanho disso tudo... E imaginar que a Criação ainda está ocorrendo aumenta mais ainda a grandeza disso tudo! É absolutamente impossível que tudo isso tenha surgido ao acaso... ^^

2006-11-09 07:11:23 · answer #3 · answered by Makoto 6 · 1 0

Vamos ver se consigo condensar a coisa:

Para dar um início, volte ao momento do "Big Bang" e a consequente criação do Universo.

Com a explosão de uma matéria altamente consdensada, agora fragmentada e se expandindo (até hoje, porém já bem mais devagar, podendo-se dizer, quase parando), surgiram áreas de "altíssima gravidade" conhecidos como buracos negros, que são sugadores de todo tipo de energia e matéria.

Muito bem, como os buracos negros absorvem tudo que se encontra ao seu redor, tornando-se mais fortes quanto mais consomem, com o fim da expansão do Universo (daqui a uns poucos bilhões de anos), eles vão, paulatinamente, se encarregando de absorver e condensar a matéria, cada vez mais, principalmente quando acontecer a retração do Universo.

Chegará um momento em que os buracos negros irão se "devorar" uns aos outros, condensando cada vez mais matéria e energia e comprimindo tudo isso num único "bloco" e quando a pressão dessa enorme compressão chegar a níveis críticos, haverá um novo "Big Bang" com a consequente criação de um novo Universo, mas isso só acontecerá numa época que nem mesmo os maiores físicos (inclusive aí Stephen Hawkins) conseguem determinar senão com números que simplesmente não cabem nas nossas cabeças.

Os termos que utilizei podem não estar corretos, pois não consigo me lembrar de tudo que já li a respeito, porém o conceito e a mecânica, segundo a ciência, é esta.

Paz.

2006-11-08 19:28:36 · answer #4 · answered by Kiko Ferreira 3 · 2 1

Um buraco negro clássico é um objeto com campo gravítico tão intenso que a velocidade de escape excede a velocidade da luz. Isso implica que nada, nem mesmo a luz, pode escapar do seu interior, por isso o termo negro (se não há luz sendo emitida ou refletida o objeto é invisível). O termo buraco não tem o sentido usual mas traduz a propriedade de que os eventos em seu interior não são vistos por observadores externos. Teoricamente pode ter qualquer tamanho, de microscópico a astronómico, e com apenas três características: massa, momentum angular (spin) e carga elétrica, ou seja, buracos negros com essas três grandezas iguais são indistinguíveis (se diz por isso que "um buraco negro não tem cabelos"). Uma vez que depois de formado o seu tamanho tende para zero, isso implica que a densidade tenda para infinito.

A visão da ciência
De acordo com as teorias físicas, nada pode sair do interior do buraco negro nem matéria nem informação e alcançar um observador externo. Por exemplo, ninguém pode tirar de lá alguma massa, ou iluminá-lo com uma lanterna ou até mesmo receber alguma informação sobre algum material que entrou no buraco negro, porém sua presença pode ser medida por desvios da luz das estrelas e detecção de raios-X emitidos pelo plasma que cai neste. O efeito de lente gravitacional possibilita a deteção de buracos negros no universo.

Douglas Crisóstomo, e um amador sobre astrofisica, pesquisador para encontrar novas respostas sobre o mundo do alem do horizonte. Ele tem uma teoria dos buracos negros, mas que ainda nao foi testada chamada "o buraco negro em relaçao a massa de um corpo". Ela começa assim: Quando um corpo celeste é atraido pela forte gravidade do buraco negro, ele como nao deixa escapar nem sua propia luz, suga a massa do corpo. Essa massa vai para o disco de acreçao, e assim aumentando a massa do buraco negro. Isso irá acontecer ao contrario do que acontreceu com o buraco negro: Ira diminuir a sua massa. É como uma troca de massas mas que tem um fim. O corpo entra em colapso e se transforma em uma supernova. Ele pesquisa mais fatos e mais detalhes sobre essa teoria para responder se esta certo ou errado.


Simulação computacional

Buraco NegroÉ possivel simular em um computador as condições físicas que levam à formação de um buraco negro, como consequência do colapso gravitacional de uma estrela. Para isso, os astrofísicos teóricos implementam complexos programas, que recriam as condições físicas da matéria e do espaço-tempo durante o processo de implosão das estrelas, as quais esgotam seu combustível nuclear e colapsam, com o transcorrer do tempo, devido a seu peso gravitacional, formando um objeto de densidade e curvatura do espaço-tempo infinita. Desses objetos nada, nem sequer a luz, consegue escapar. O resultado é a formação de uma singularidade gravitacional contida num buraco negro de Schwarzschild (Karl Schwarzschild é o astrônomo que descobriu a primeira solução das equações de Einstein que decrevem um buraco negro).


A percepção espaço-temporal
Objetos cuja atração gravitacional é extrema retardam o tempo devido aos efeitos gravitacionais.

As estrelas de nêutrons e buracos negros causam de fato distorção espaço-temporal, relacionada com o efeito de lente gravitacional.


O Buraco negro de Schwarzschild
Ver artigo principal: Raio de Schwarzschild.
Karl Schwarzschild, em 1916, encontrou a solução para a teoria da relatividade que representa o buraco negro como tendo uma forma esférica. Ele demonstrou que se a massa de uma estrela estiver concentrada em uma região suficientemente pequena, ela gerará um campo gravitacional na superfície da estrela tão grande que nem mesmo a luz conseguirá escapar dele. Este é o chamado buraco negro. Einstein e muitos físicos não acreditavam que tal fenômeno pudesse acontecer no universo real. Porém, provou-se que esse fenômeno de fato acontece.


Entropia
Entropia é uma medida que caracteriza o número de estados internos de um buraco negro. A fórmula da entropia foi descoberta em 1974 pelo inglês Stephen Hawking:


Onde

S: Entropia
A: Área
k: Constante de Boltzmann
: Constante de Plank normalizada
G: Constante Gravitacional Universal de Newton
c: Velocidade da luz no vácuo

A queda no buraco negro e a natureza quântica

Se conseguíssemos observar uma queda real de um objeto num buraco negro, de acordo com as simulações virtuais, veríamos este mover-se cada vez mais devagar à medida em que se aproximasse do núcleo massivo. Segundo Einstein, há um desvio para o vermelho, e este também é dependente da intensidade gravitacional. Isto se dá porque, sob o ponto de vista corpuscular, a luz é um pacote quântico com massa e ocupa lugar no espaço, portanto tem obrigatoriamente uma determinada velocidade de escape. Ao mesmo tempo, este pacote é onda de natureza eletromagnética e esta se propaga no espaço livre. É sabido que longe de campo gravitacional intenso, a freqüência emitida tende para o extremo superior (no caso da luz visível, para o azul).

À medida em que o campo gravitacional começa a agir sobre a partícula (luz), esta aumentará seu comprimento de onda, logo desviará para o vermelho. Devido à dualidade matéria-energia não é possível analisar a partícula como matéria e energia ao mesmo tempo: ou se a enxerga sob o ponto de vista vibratório ou corpuscular.


A luz e a singularidade
Em simulações no espaço virtual, descobriu-se que próximo a campos massivos ocupando lugares singulares, a atração gravitacional é tão forte que pode fazer parar o movimento oscilatório, no caso da luz enxergada como comprimento de onda, esta literalmente se apaga. No caso da luz enxergada como objeto que possui velocidade de escape esta é atraída de volta à região de onde foi gerada, pois a velocidade de escape deve ser igual à velocidade de propagação, ambas sendo iguais, a luz matéria é atraída de volta. Logo, a radiação sendo atraída de volta, entra em colapso gravitacional, juntamente à massa que a criou, caindo sobre si mesma..

2006-11-08 19:31:52 · answer #5 · answered by Anonymous · 2 2

Olá Hokus Phocus...

O buraco negro se evapora... some... desaparece... num processo lento... e a sua temperatura que é de cerca de 2,7 graus acima do zero absoluto.... acaba também....

Toda a particula que entra num buraco negro (de energia positiva) provoca a emissão de outra no Espaço tempo (de energia negativa) sempre com perda de massa - é este o fenômeno que os faz evaporar num processo muito lento...

E em outras palavras, a "informação" não se perde...

Mas você encontra isso em dois livros do Stephen Hawcking, um deles escrito em conjunto com o Roger Penrose...

Um abraço
.

2006-11-08 19:15:37 · answer #6 · answered by Anonymous · 1 1

Segundo cientistas ela vai ser atraída e direcionada a uma galáxia distante.

2006-11-08 19:54:12 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 1

Os buracos negros por teoria atraem tudo que se aproxima dele até mesmo a luz.....
Tem quem diga que São portais interdimencinais,que leva tudo a uma outra dimensão.....
Outros dizem que leva tudo para o passado ou para o futuro viajando no tempo.....
Mas acho que só condensa tudo em seu centro até que ao estar cheio ocorra uma grande explosão....

2006-11-08 19:16:40 · answer #8 · answered by Mikcza 5 · 0 2

Provavelmente toda a matéria que é sugada é destruída pela anti-matéria, tornando cada vez maior o buraco negro.
Abraço.

2006-11-08 19:09:00 · answer #9 · answered by Pseudônimo Anônimo 6 · 0 2

Tudo funde-se no âmago do nada.

2006-11-08 19:08:52 · answer #10 · answered by Hazinha 4 · 0 2

fedest.com, questions and answers