English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

8 DE NOVEMBRO DE 2006 - 23h05

Cotas!? Pra quê cotas?

por Augusto Buonicore*


A discussão das cotas para a população negra nas universidades brasileiras criou uma grande celeuma entre os intelectuais, inclusive os de esquerda. É certo que, neste caso, não podemos falar em mocinhos e bandidos, em racistas e anti-racistas, pois existem personalidades progressistas dos dois lados da trincheira.


Porém, se observarmos atentamente a lista de personalidades anti-cotas podemos constatar uma fortíssima presença de liberais (democratas e conservadores), a maioria dos quais ligados ao tucanato paulista e quando olhamos para a sociedade brasileira constatamos que são os setores mais conservadores que oferecem as maiores resistências à implantação de qualquer política inclusiva, voltada para os pobres e negros. O jornal Folha de São Paulo assumiu o comando desta resistência no Estado de São Paulo – uma posição que foi criticada pelo próprio ombudsman do jornal. Sem nenhuma ponta de vergonha, e senso de ridículo, esses senhores lançam sua palavra de ordem: nada de privilégios!

2006-11-08 10:48:37 · 13 respostas · perguntado por marina sousa s 4 em Governo e Política Governo

13 respostas

vou te dar um conselho, leia a revista VEJA semanalmente e ficará mais esclarecida sobre os assuntos em nossa nação.

2006-11-08 11:24:09 · answer #1 · answered by Recruta Zero 5 · 13 1

D. Marina, onde a senhora quer chegar com essa pregação preconceituosa, essa discussão dirigida. Seria a senhora a representante de alguma facção "robinhoodiana" ou quer voltar à época anterior às eleições? Deixe essa história de "rico-pobre", de "elite-escória".
Essa sua "bandeira separatista" não pega, somos um País uno, embora alguns poucos ainda se deixem levar por "pseudopatriotismos". São Paulo é apenas um dos estados componentes do Brasil, nada mais.
Sei que não é de seu hábito ler respostas, mas pelo menos veja a avaliação de suas perguntas.
Alguém aí acima, se não me engano, o Vital, contou uma boa história sobre isso de direita-esquerda...
A propósito, suas denúncias apenas conseguiram diminuir meus pontos, mas não mudaram meus pontos de vista, lamentável...

2006-11-11 14:59:40 · answer #2 · answered by .-. 7 · 1 0

Uma universitária cursava o sexto semestre da Faculdade. Como é comum no meio universitário, pensava que era de esquerda e estava a favor da distribuição da riqueza. Tinha vergonha de seu pai. Ele era de direita contra os projetos que “davam benefícios aos que não mereciam e imposto mais altos para os que conseguiram ganhar mais dinheiro”. A maioria dos seus professores tinha afirmado que as idéias dele eram equivocadas. Por tudo isso, um dia, decidiu enfrentar o pai. Falou com ele sobre o materialismo histórica e a dialética de Max, procurando mostrar que ele estava errado ao defender um sistema tão injusto como o da direita. No meio da conversa o pai perguntou: - Como vão as aulas?
-Vão bem, respondeu ela. A maioria das minhas notas é 9, mas me custa muito trabalho conseguí-las. Não tenho vida social, durmo pouco, mas vou em frente. O pai prosseguiu. – E sua amiga Sônia, como vai? Ela respondeu com muita segurança: - muito mal. A sua média é 3, principalmente porque passa os dias em shoppings e em festas. Estuda pouco e algumas vezes nem vai às aulas. Com certeza repetirá o semestre. O pai olhando nos olhos da filha, aconselhou: - Que tal se você sugerisse aos professores que transferissem 3 pontos das suas notas para a Sônia. Com isso vocês duas teriam a mesma media. Não seria um bom resultado para você, mas seria uma boa distribuição de notas para permitir a futura aprovação de vocês duas. Ela indignada retrucou: Porque? Eu trabalhei muito para conseguir as notas que tive! Não acho justo que todo o meu trabalho seja simplesmente dado à outra pessoa! Seu pai, então, a abraçou, carinhosamente, dizendo: - BEM-VINDA À DIREITA.

2006-11-08 19:48:47 · answer #3 · answered by Vital 4 · 1 0

Acho um absurdo dar conta pra preto. Se o cara é burro como ele vai sair da faculdade? Vai ser mais um burro, incompetente formado? Vai cair a qualidade dos formandos? Como esse "zé" vai passar de ano? Sou contra cota para qualquer um , branco, amarelo, preto, pardo, vermelho. Quem não tem competência que não se estabeleça. E isso é racismo? Taí o japonês sempre entre os primeiros nas melhores universidade, não fica pedindo esmola pra ninguém, esse sim é um povo honrado, que merece respeito.

2006-11-12 11:16:46 · answer #4 · answered by SOU PALHAÇO MESMO 3 · 0 0

Sim e cotas tambem para transportar da dolar na cueca com um limiti minimo de 100.000 e máximo de 1.000.000.Cotas para mensalão e cotas para pizza, alem de cotas para ministerios.

2006-11-10 07:42:18 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

Claro, Marina, que as cotas são necessárias, para os menos afortunados (ospobres). Como vc bem defende, através do comentário de Buonicore, os ricos já foram favorecidos pela vida e pelo sistema capitalista, no qual quem pode pode, quem não pode se sacode.

E há pesoas bobinhas que pensam que o esforço individual da pessoa vai lhe garantir sucesso...

Quando as pessoas têm o mesmo acesso aos bens culturais, o esforço individual até pode fazer a diferença, porém, sem condições iguais (saúde, alimentação, educação de qualidade), quem tem melhores condições sempre levará vantangem e quem tem as piores estará sempre em desvantagem.

Será tão difícil para muitos compreenderem isso ou é egoísmo mesmo?

Beijim, Diana.

>>>>>>>>>>>>

2006-11-08 22:31:08 · answer #6 · answered by Diana 4 · 0 0

Pois é, como vc vê, só quem sente na pele, a dificuldade de tentar entrar numa Universidade Pública é que defende a cota para pobres - veja bem, eu disse pobres - não importa a cor.Eu reconheço que o ideal é investir maciçamente em Educação, para que todos possam concorrer em igualdade de condições, mas quanto tempo levaria para que chegássemos nesse patamar? E até que isso aconteça, o que vai acontecer com os jovens que terminaram o ensino médio o ano passado por exemplo? Terão que se conformar com o fato de que chegaram o mais longe que podiam, dada a sua situação econômica? É`muito fácil ser contra privilégios para os outros, desde que os nossos estejam garantidos! E é por isso que a Elite grita! Eles não têm que se preocupar com isso. E tanto faz que os filhos deles não tenham competência para entrar numa Universidade Pública...Eles podem pagar uma particular! Então os pobres que se explodam!

2006-11-08 19:40:06 · answer #7 · answered by Marta - The One 6 · 0 0

Eu não sou contra cotas para pobres, acredito que quem é contra é quem está se preparando para o vestibular... quem já passou por essa pressão sabe bem o que é sentir suas chances diminuindo.

Então... não julgue assim as pessoas. Os vestibulandos não estão em condições normais de temperatura e pressão.

Bom, mas apesar de ser a favor de cotas para pobres...

Sou absolutamente CONTRA cotas para NEGROS.
Existem muitos negros que são de família com condições de pagar escola particular para os filhos... e esses merecem cotas? acredito que não... isso é o mesmo que dizer que negros tem capacidade mental menor que os brancos... ridículo!

Bom, já que toquei nesse assunto, sou contra camisetas escrito 100% Negro, sendo que se vc usar uma 100% branco vc vai preso.
Sou contra esse protecionismo contra negro, pq vc vai preso se disser qualquer frase preconceituosa contra negros ou índios, mas e quanto à pessoas que ficam caçoando japoneses? Hah, então respeito agora não é mais mútuo, é só contra negros e índios! Senão vc vai preso!

Babaquice...

2006-11-08 19:07:44 · answer #8 · answered by tadashi m 3 · 0 0

É o jeitão OPUSDEI da elite podre de SP governar. para os ricos tudo, para os pobres apenas mais impostos.

2006-11-08 19:04:11 · answer #9 · answered by curiosidade 5 · 0 0

essa é boa

2006-11-08 19:02:56 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers