English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

8 DE NOVEMBRO DE 2006 - 23h05

Cotas!? Pra quê cotas?

por Augusto Buonicore*


A discussão das cotas para a população negra nas universidades brasileiras criou uma grande celeuma entre os intelectuais, inclusive os de esquerda. É certo que, neste caso, não podemos falar em mocinhos e bandidos, em racistas e anti-racistas, pois existem personalidades progressistas dos dois lados da trincheira.


Porém, se observarmos atentamente a lista de personalidades anti-cotas podemos constatar uma fortíssima presença de liberais (democratas e conservadores), a maioria dos quais ligados ao tucanato paulista e quando olhamos para a sociedade brasileira constatamos que são os setores mais conservadores que oferecem as maiores resistências à implantação de qualquer política inclusiva, voltada para os pobres e negros. O jornal Folha de São Paulo assumiu o comando desta resistência no Estado de São Paulo – uma posição que foi criticada pelo próprio ombudsman do jornal. Sem nenhuma ponta de vergonha, e senso de ridículo, esses senhores lançam sua palavra de ordem: nada de privilégios!

2006-11-08 10:47:00 · 11 respostas · perguntado por marina sousa s 4 em Governo e Política Política

11 respostas

passou da hora de parar de ficar jogando o povo brasileiro uns contra os outros, isso é coisa de gente que quer dividir o país.

2006-11-08 11:22:49 · answer #1 · answered by Recruta Zero 5 · 12 2

Não sou da "direita neoliberal" ,repudio a escravidão e sou contra cotas para a população negra nas universidades ..acho que estimula o racismo .. e por que cotas ? Por acaso os negros são menos inteligentes ? O que precisamos é de boas escolas, a partir da escola de base ,,boas escolas públicas para que todos tenham a mesma chance ...por acaso não existem brancos pobres ? Pense em um branco pobre que se esforçou muito,estudou muito e foi preterido por um negro para cumprir a cota ...não provocaria raiva ? E o mercado de trabalho ? Depois de formado, buscando seu emprego ...um RH entre um negro e um branco ....vai pensar que o branco é melhor porque o sistema de cotas vai passar pela cabeça dele...Estamos indo pelo caminho errado ...bato na mesma tecla....boas escolas públicas e chances iguais para os menos favorecidos sem discriminação de raça, cor,etnia,religião ou procedência nacional

2006-11-08 19:20:04 · answer #2 · answered by mariana 5 · 2 1

Somos todos iguais e esta questão de cotas para mim que sou negra, é uma forma de discriminação SIM, somos tão inteligentes quanto os brancos, sendo assim não há necessidade de cotas. Isto é dizer que somos inferiores, mal educados, de outro mundo, que não os dos brancos.ESTAMOS NO BRASIL, pais construido com o suor o sangue dosNEGROS.

2006-11-09 09:40:12 · answer #3 · answered by mítia 3 · 1 1

Olá Marina...
Olá a Todos...

Não é uma questão político-partidária. É uma questão institucional. Se você tivesse mais respeito para com os negros não estaria aqui defendendo ou criticando partidos, mas observando o foco real do problema, possível solução ou prejuízo sociológico, afinal os governos passam e as mazelas ficam!

Quanto as cotas:

1º Você pode ver que sou bem clarinha pelo avatar, então não tenho nenhum interesse em defender os negros, a não ser por livre iniciativa de informar e exercer direito de cidadania de garantir que os outros não sejam discriminados.

Assim, sou completamente CONTRA as cotas raciais, pois acredito que isso só causará mais e mais problemas, um problema que o Brasil não tem que é a falta de tolerância na convivência entre as raças, como bem salientou Roberto Pompeu de Toledo, em seu Ensaio na Revista Veja há duas semanas (Edição 1979 - ano 39 - nº 42), com o título "Não o remédio, mas a doença"... Se puder, leia, tenho certeza que irá gostar. Em síntese o ensaio diz que as cotas implantarão uma desigualdade para tentar sanar uma desigualdade, mas o feitiço irá virar contra o feiticeiro.

Há uma tenue linha entre garantir igualdade / gerar igualdade e conferir privilégios, é nisso que o governo não sabe lidar.

Quanto a denominação "negro", ela não denota preconceito algum, portanto foi bem empregada. Se checarem o dicionário verão, inclusive, que como substantivo masculino a palavra "negro" tem ótima conotação:

Negro: s. m., a cor negra; homem de raça negra; aquele que trabalha muito.

Ser chamado de negro, portanto, deve ser motivo de orgulho a raça, mas querer preferências por isso é errado, principalmente porque o causador da discriminação atual é aquele que se sente excluído e não luta para garantir o seu direito de igualdade (comos mesmos meios que qualquer um tem - Por exemplo: estudar para passar no Vestibular), e prefere uma "esmola" (benefício) para conseguir isso sem esforço e continuar um "coitado" e "excluído" aos olhos de todos.

Quem faz o preconceito no Brasil são aqueles que se julgam vítimas. Quem faz os pobres, são aqueles que não abrem mão da esmola. E assim sucessivamente.

Mas, pelo visto, isso continuará assim por muito tempo.

B-jos.

2006-11-09 07:45:24 · answer #4 · answered by Si 7 · 1 1

Uma universitária cursava o sexto semestre da Faculdade. Como é comum no meio universitário, pensava que era de esquerda e estava a favor da distribuição da riqueza. Tinha vergonha de seu pai. Ele era de direita contra os projetos que “davam benefícios aos que não mereciam e imposto mais altos para os que conseguiram ganhar mais dinheiro”. A maioria dos seus professores tinha afirmado que as idéias dele eram equivocadas. Por tudo isso, um dia, decidiu enfrentar o pai. Falou com ele sobre o materialismo histórica e a dialética de Max, procurando mostrar que ele estava errado ao defender um sistema tão injusto como o da direita. No meio da conversa o pai perguntou: - Como vão as aulas?
-Vão bem, respondeu ela. A maioria das minhas notas é 9, mas me custa muito trabalho conseguí-las. Não tenho vida social, durmo pouco, mas vou em frente. O pai prosseguiu. – E sua amiga Sônia, como vai? Ela respondeu com muita segurança: - muito mal. A sua média é 3, principalmente porque passa os dias em shoppings e em festas. Estuda pouco e algumas vezes nem vai às aulas. Com certeza repetirá o semestre. O pai olhando nos olhos da filha, aconselhou: - Que tal se você sugerisse aos professores que transferissem 3 pontos das suas notas para a Sônia. Com isso vocês duas teriam a mesma media. Não seria um bom resultado para você, mas seria uma boa distribuição de notas para permitir a futura aprovação de vocês duas. Ela indignada retrucou: Porque? Eu trabalhei muito para conseguir as notas que tive! Não acho justo que todo o meu trabalho seja simplesmente dado à outra pessoa! Seu pai, então, a abraçou, carinhosamente, dizendo: - Bem-vinda à direita.

2006-11-08 19:53:48 · answer #5 · answered by Vital 4 · 1 1

Marina: vc é tão inteligente... É algo assim fenomenal. Um gênio em forma de avatar. Poderia até dizer que vc chega bem perto do chulé de Lula, aquele gênio da Geografia que quer que o Mercosul se estenda da "Terra do Fogo à Patagônia". Lindo!! Que coisa mais Linda!!!

2006-11-08 19:51:15 · answer #6 · answered by ligada 3 · 1 1

O Jornal Folha de São Paulo, se assumiu ou não assumiu, não deixa de ser um bom jornal. Como você falou, há os dois lados da trincheira. Quanto a época da escravatura, a coisa mudou apenas para a História. Haverá sempre resistências, o que não pode fraquejar jamais é a política de inclusão, e começa pela educação, saúde, moradia, alimentação, que para determinados grupos sociais, chamam de privilégios, e privilégios tem outro nome, pode listá-los de interesses próprios, direita, esquerda, centro, todo tipo de personagem, que sabe cuidar mesmo é do quinhão hereditário, no Brasil, desde as capitanias, o resto é o resto.

2006-11-08 19:33:09 · answer #7 · answered by Antonio M Xaulim 7 · 1 1

Na verdade, não faço parte de direita ou esquerda neoliberal ou liberal e não entendo cotas como privilégios.O Brasil é um país onde a civilização está cada dia mais misturada. Eu apesar de ter a pele um pouco clara sou descendente de índios e na família também há negros.O branco puro só é aquele que é descendente de outros estrangeiros que vieram para o Brasil e, claro nascidos aqui são tão brasileiros como eu ,ssegundo estabelece a Constituição Brasileira.A moralidade deveria imperar nas escolas públicas que são pagas com o suor de nossos rostos quando pagamos os impostos e algumas não preparam realmente o aluno para enfrentar o vestibular e a vida.Agora você estabelecer cotas somente para pessoas que se dizem negras ou afrodescentes eu acho absurdo, especialemnte porque querendo ou não vivemos em um país em desenvolvimento. É necessário oportunidades iguais para todos.Não entendo como o legislador que tão bem conhece a Constituição Federal, em especial o artigo 5º onde se lê que todos são iguais perante a lei independentementee de cor, raça, religião etc e ainda assim aprova uma lei deste tamanho. Entendo que aumenta sim o preconceito. Eu te pergunto e a pessoa de cor negra rica também vai concorrerr às cotas e o amarelo, ou o branco pobre como fica? Como tratar de forma igual os desiguais? No japão o aluno com suas notas quando conclui o ensino fundamental, salvo engano, ele já sabe se vai ou não cursar faculdade. O Japão é uma potência se comparado com o Brasil. Estudei em escola pública, passei quatro anos estudando depois que conclui o ensino médio para poder passar na Universidade Federal. Graças a Deus fui a última colocada na minha 1ª opção, contudo, ralei muito para chegar na sombra. Sou totalmente contra o racismo e outros preconceitos, pois ser pobre você passa por cada uma,contudo levantei a cabeça e consegui vencer, devo muito ao apoio de minha família, especialmente meu pai que era vendedor de frutas na rua. A vida não é fácil para n inguém.Entendo que as oportunidades devem ser iguais para todos e não uns com mais e outros com menos!!!!

2006-11-08 19:26:03 · answer #8 · answered by JOana 5 · 1 1

Nâo existem mais direitas nem esquerdas nem outras posições neste país mais > dentro de seus próprios interesses todos se unem dentro de uma mesma panelinha de conchavos e sordidez

2006-11-08 18:51:39 · answer #9 · answered by Anonymous · 2 2

No tempo da escravidão era assim???

2006-11-08 18:54:27 · answer #10 · answered by claudioroy s 7 · 0 2

fedest.com, questions and answers