O DNA replica-se, isto é, copia-se a ele mesmo formando 2 cadeias de DNA exactamente iguais à cadeia anterior (caso não existam mutações). As cadeias são iguais por causa da complemntariedade de bases.
A replicação do DNA ocorre na fase S.
2006-11-08 06:46:16
·
answer #1
·
answered by _pitinha_ 1
·
0⤊
0⤋
Quando a célula está preparando para dividir, se vc coloca-la num microscópio poderá ver uma estrutura compacta, que chamamos de cromatina. Essa cromatina é a molécula de DNA compactada. Essa é a única hora que conseguimos ver a molécula de DNA por inteiro, pois fora do período de divisão, a molécula de DNA encontra-se descompactada e espalhada pelo núcleo.
A célula tem mecanismos para compactar o DNA. Isso ajuda a garantir que depois da divisão, cada célula filha receba uma cópia extada da molécula. Lógico que ocorrem alguns erros. Alguns são silenciosos, outros poucos geram vantagens para o organismo e muitos dão origem a várias doenças genética, como a síndrome de Dawn por exemplo.
A divisão celular ocorre depois que a célula passa pelas fases G1, S e G2 do ciclo celular. Essas fases proporcionam um período adicional para célula crescer e duplicar suas organelas, se a célula não tivesse esse tempo, provavelmente diminuiria a cada divisão.
Na fase Fase G1 a célula está crescendo, ocorre a duplicação das organelas, seu amadurecimento, a síntese de proteínas e omonitoramento do ambiente interno e externo verificando se há condições propícias para divisão.
Depois da G1, a célula pode ainda entrar na Fase G0 se as condições forem desfavoráveis. A célula pode interromper o seu metabolismo em desenvolvimento para aguardar as condições propícias para replicação e divisão celular.
Na fase S, a mais importante, onde ocorre a duplicação do DNA. Tem início nessa fase, a duplicação dos centríolos no centrossomo, que terminará no final da G2.
Na G2 continua o crescimento da célula, síntese de organelas e proteínas e preparação para mitose.
A divisão celular propriamente dita é dividida em algumas fases:
Prófase - os cromossomos se condensam e começam a se mover para placa equatorial. A membrana nuclear começa a desaparecer. O centrossomo se divide e cada um dos centríolos migra para os pólos opostos da célula e começam a surgir os fusos acromáticos. Nos centrômeros dos cromossomos se associam proteínas que formam os cinetócoros, onde os fusos se ligarão.
Metáfase - Os cromossomos alinham-se totalmete e a placa equatorial se forma por completo. Os microtúbulos do áster projetam-se em direção ao córtex da membrana plasmática e ligam-se a ele. Os microtúbulos cromossômicos se conectam aos cinetócoros. Os microtúbulos polares se projetam em direção ao centro da célula sobrepondo suas extremidades distais.
Anáfase - As cromátides irmãs começam a se separar devido ao encurtamento dos microtúbulos ligados ao centrômero. Cada cromátide já é considerada um cromossomo independente e a célula começa a se esticar para se dividir.
Telófase - Os cromossomos atingem os pólos da célula. Os núcleos e suas membranas se refazem. Os cromossomos se descompactam. Ocorre a citocinese e o término da divisão.
2006-11-08 16:12:46
·
answer #2
·
answered by Isabel Titoneli 3
·
0⤊
0⤋