English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-08 05:52:04 · 5 respostas · perguntado por Mia36 1 em Ciências Sociais Psicologia

5 respostas

Mia minha amiga eu vou mais além do que a sala do analista, porque é quando você transfere para uma outra pessoa todas as sua expectativas e ainda medos duvidas e outros valores, então não é somente em analises que acontece esta transferência e com certeza ela ocorre em todos os meios que você possa conhecer ou imaginar e ate mesmo em relações sexuais isto também ocorre, isto é só para você perceber a grandeza das inseguranças existentes entre os seres humanos.
Um abraço

2006-11-08 13:56:20 · answer #1 · answered by filosofo 6 · 0 0

Mia, "Trasferência" na psicanálise ortodoxa (a que continua até hoje fiel a Freud) é o deslocamento de ligação emocional infantil a objeto ou pessoa, em geral os pais, a um outro objeto ou pessoa, em geral o pscicanalista). E' tida, embora considerada incômoda (pelo psicanalista, se este for o foco) como etapa necessária à cura.
Abçs.

2006-11-08 06:49:35 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Respondendo pra leigos:
Transferência eh quando na sua sessão de terapia você coloca o terapeuta no lugar de alguém que você tenha algum tipo de conflito, por exemplo, você esta com raiva da sua mãe por ela ter brigado com você. Ao chegar na analise, sem querer você chega na sessão de cara emburrada e da respostas secas. (Como se o terapeuta tivesse alguma culpa).
Isso eh transferência, eh você atribuir a raiva que esta da sua mãe, no seu terapeuta. Se ele for despreparado vai achar que você não gosta dele, ou que você e um chato. Caso contrario ele ira te ajudar a entender o porque você ficou com tanta raiva da sua mãe!

2006-11-08 06:43:41 · answer #3 · answered by Mafezoca 1 · 1 0

Opa, vamos lá...
Transferência é o fenômeno que ocorre dentro do "setting analitico" - o local onde é feito a análise - e é caracterizado quando o paciente projeta no analista seus anseios, angústias ou sentimentos. Segundo Freud a Transferência pode ser dividida em 3 tipos:

Transferência Positiva: Quando o paciente canaliza para o analista seus sentimentos de afeição e desconfiança;
Transferência Negativa: Quando são canalizados sentimentos hostis ou de desconfiança;
Transferência erótica: Quando há atração física e desejos sexuais. Normalmente esse tipo de transferência é um nuance da transferência positiva, mas quando ocorre insistentemente é pq tem algo muito errado com a análise e aconselha-se até msm interrompê-la.

Freud disse q a transferência positiva é uma benção ao analista pois é essa empatia q possibilita a analise. Disse tb q a transferência negativa deve ser interpretada assim q surge afim de não impossibilitar a análise e a mesma coisa spobre a transferência erótica.
Hoje em dia esse tipo de idéia caiu um pouco por terra pois, independente do tipo da transferência, ela está repleta do conteúdo inconsciente do paciente., sendo assim, seja lá qual for o tipo de transferência ela deve ser interpretada.

Alguns pontos bem interessantes:
a)A transferência, junto do estudo da resistência, são de grande importância para a psicanálise pois a presença dela no setting analítico, prova que estamos perto de descobrir o mal inconsciente que perturba o paciente; e decifrar a resistência e a transferência, é um passo grande para a cura do paciente;
b)Freud afirmou que a origem desses sentimentos q são re-vivenciados para o analista surgem na infância da pessoa, geralmente junto do desenvolvimento psicossexual e/ou o complexo de édipo.
c)De vez em quando a transferência surge para atrapalhar o avanço do analista na resolução do problema.Nesses casos a transferência surge como uma espécia de resistÊncia.

Como nossa amiguinha disse acima, pode acontecer na análise a contratransferência, q é a resposta inconsciente do analista à transferência do paciente, ou seja, é a transferência do analista para o paciente. para q isso não ocorra se sugre q o analista, antes de se formar, faça análise, isso impede q conflitos inconscientes do analista entrem em choque com os conflitos inconscientes do analisando.

Desculpe os erros de português, é q escrevi bem rápido. Espero ter te ajudado

2006-11-08 06:27:01 · answer #4 · answered by michel0412 2 · 1 0

Quando o paciente projeta no analista conteúdos inconscientes seus.
Se o analista não tiver habilidade e não souber usar essa transferência para ajudar o tratamento ele pode estabelecer uma relação com o paciente contra-transferencial.

A relação transferencial porém é o item fundamental na relação e na sessão psicanalista.

Abços...

2006-11-08 06:02:17 · answer #5 · answered by nessatg 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers