Existe inflação porque na globalidade do mercado a demanda é superior à oferta de produtos. Logo não havendo mercadoria para todos,... os preços sobem! Assim, há que desmotivar o consumo ( ou a demanda) tornando o dinheiro mais caro para que as pessoas não recorram ao credito. Para isso eleva-se a taxa de juro. Por sua vez, também, as famílias sentem-se atraídas para fazer maiores poupanças em detrimento do consumo imediato, já que compensa depositar no Banco em vez de comprar as coisas muito caras. Com tudo isto a inflação vai descendo e a oferta e demanda global vai atingindo um novo equilíbrio.
Baixando a inflação, a taxa de juro também já pode começar a descer, tornando o dinheiro mais barato e assim incentivando um maior investimento na economia, gerando produção e mais emprego. Mais uma vez, uma maior oferta global de bens vai fazer face ao crescimento da procura e gerar um equilíbrio mais saudável e sustentável na estrutura econômica do país, condição fundamental pra o seu desenvolvimento.
Isto parece complicado, mas visto bem é muito simples e lógico!
2006-11-08 09:26:30
·
answer #1
·
answered by R Campos 5
·
1⤊
0⤋
A taxa de juros pode ser utilizada como ferramenta para reduzir a inflação. Quando há inflação, seja por um aumento no consumo ou por um choque inesperado (quebra de uma colheita, por exemplo), a taxa de juros é utilizada como um freio ao consumo. Quanto maior a taxa de juros, maior o impulso do consumidor a evitar dívidas e poupar seu dinheiro.
Pela lei de oferta e demanda, quando o consumidor compra menos, os preços tendem a cair, reduzindo a taxa de inflação.
2006-11-08 07:03:20
·
answer #2
·
answered by RodrigoBluezz 3
·
1⤊
0⤋
pelo contrário: a subida das taxas de juro é uma das medidas para combater a inflação, pois torna o dinheiro "mais caro", levando vc a não contrair empréstimo e a gastar menos. A confusão da 1ª resposta acontece porque, normalmente, quando uma (inflação) é alta, a outra (taxa de juro) sobe também...
2006-11-08 05:34:35
·
answer #3
·
answered by Francisco H 2
·
1⤊
0⤋
1. A taxa de juros, a chamada taxa Selic, é a taxa de juros base para o governo remunerar os títulos que vende, quendo o governo vende os títulos, entre dinheiro para o governo, que em contrapartida remunera esse compredor com juros. 2. O título do governo é não tem risco, ou seja, o governo sempre irá ou recomprar o título ou pagará juros. 3. Se um Banco quer emprestar dinheiro ao governo, terá certeza de que o governo irá pagar no mínimo a taxa de juros Selic. 4. Em tese o melhor devedor é o governo, logo, se um banco estiver com dinheiro sobrando irá emprestar para o governo. 5. Quanto maior o risco maior a taxa de juros a ser cobrada, em tese, o governo não tem risco, logo, a taxa de empréstimo para o governo será sempre a menor. 6. Dessa forma, se o governo estipulou que irá pagar para quem ele deve a juros de 16%, por exemplo, se o empresário desejar tomar dinheiro emprestado com o banco terá que pagar mais que isso. 7. O empresário tendo que pagar mais juros para o banco, irá repassar essa despesa para o consumidor gerando a inflação.
2006-11-08 08:14:04
·
answer #4
·
answered by Charles Chaplin 1
·
0⤊
0⤋
Tem tudo em relação sim.
Sendo que a taxa de juros seja elevada, pelo governo, com isso automaticamente se eleva a inflação, que nadas mais do que é o aumento no custo de vida.
2006-11-08 05:31:27
·
answer #5
·
answered by André Pedrozo 3
·
0⤊
0⤋