O Tratado de Tordesilhas, assim denominado por ter sido celebrado na povoação castelhana de Tordesillas, foi assinado em a 7 de Junho de 1494, entre Portugal e Castela (parte da atual Espanha), definindo a partilha do chamado Novo Mundo entre ambas as Coroas, um ano e meio após Colombo ter reclamado oficialmente a América para Isabel a Católica. Para seguimento das suas instruções para negociação deste tratado e sua assinatura o Príncipe Perfeito designou como embaixador à sua prima de Castela (filha de uma infanta portuguesa) a D. Rui de Sousa
2006-11-08 03:17:59
·
answer #1
·
answered by Jessy 2
·
0⤊
0⤋
Tratado de Tordesilhas
O Tratado de Tordesilhas
Tratado foi assinado em 1494
O Tratado de Tordesiihas, celebrado por Espanha e Portugal em 7 de junho de 1494, fixou critérios de partilha entre os dois países, das terras descobertas além-mar por Colombo e outros navegadores posteriores.
Já anteriormente, em 1493, o Papa Alexandre VI expedira bulas fixando uma linha de fronteira (meridiano) de pólo a pólo a cem léguas do arquipélago de Cabo Verde. A Espanha teria o domínio exclusivo sobre as terras a oeste da linha e Portugal sobre aquelas a leste. Nenhuma outra potência poderia ocupar territórios que já se encontrassem sob um soberano cristão.
Diante da crise diplomática e da ameaça de confronto armado, entabularam-se negociações de imediato, durante as quais os reis espanhóis Fernando II e Isabel I conseguiram a edição da bula Inter coetera (de 3-4 de maio de 1493), pela qual ficava reconhecida a Castela a posse das terras e ilhas achadas e por descobrir, a ocidente de um meridiano que passaria a 100 léguas (cerca de 320 milhas marítimas) a oeste das ilhas de Cabo Verde ou dos Açores.
As falhas geográficas e políticas da bula pontifícia em nada contribuíram para resolver as pendências entre as coroas ibéricas. Resolveram os soberanos então reunir missões diplomáticas em Tordesilhas, pequeno burgo às margens do rio Douro, entre Salamanca e Valladolid, no noroeste da Espanha. Embora mantendo o princípio da divisão do mundo em duas partes, como estabelecera a bula papal, espanhóis e portugueses traçam o meridiano bem mais a oeste: a 370 léguas (1.184 milhas) de Cabo Verde (entre as latitudes 480 e 49° a oeste de Greenwich). A parte oriental caberia a Castela, a ocidental a Portugal. A ratificação pontifícia deste tratado só veio a ocorrer em 1506, ano da morte de Colombo, pelo Papa Júlio II.
O Tratado de Tordesilhas definiu as áreas de domínio do mundo extra-europeu. Demarcando os dois hemisférios, de pólo a pólo, deu a Portugal o direito de posse sobre a faixa de terra onde se encontrava o Brasil: ficou Portugal com as terras localizadas a leste da linha de 370 léguas traçadas a partir de Açores e Cabo Verde, e a Espanha com as terras que ficassem do lado ocidental desta linha.
O Tratado de Tordesilhas impediu um conflito entre as duas nações ibéricas e consagrou o princípio da livre movimentação de conquista e exploração, desses dois países, nos domínios reservados.
O direito de posse de Portugal sobre a faixa de terra onde se encontrava o Brasil foi produto de crescentes rivalidades entre Portugal e Espanha pelas terras do Novo Mundo, durante a segunda metade do século XV. A proximidade das datas do Tratado de Tordesilhas (1494) e do "descobrimento" (1500) faz supor que Portugal já sabia da existência das terras brasílicas antes mesmo da expedição cabralina.
Fontes: Ibge.gov.br
Vivabrazil.com
2006-11-08 11:34:26
·
answer #2
·
answered by MADU 2
·
0⤊
0⤋
Olha gatinho da uma olhada nesses dois links ai a baixo que vc vai ver alguns textos sobre o tratado, nada como o google né meu anjo... srsrsrrs...
bjoss
http://www.unificado.com.br/calendario/06/tordesilhas.htm
http://geodesia.ufsc.br/wikidesia/index.php/Tratado_de_Tordesilhas
ahh e respondendo em termos de territorio a Brasil saiu lucrando sim, pq veja bem se a Espanha tivesse ficado com o territorio brasileiro que se encontrava em seu dominio, hj as dimensões do Brasil seriam bem menores.
Ai gatinho acho que preciso voltar p escola, ja nem me lembrava mais desse tratado.
bj.
2006-11-08 11:24:55
·
answer #3
·
answered by Anninha 2
·
0⤊
0⤋
Tratado de Tordesilhas, assim denominado por ter sido celebrado na povoação castelhana de Tordesillas, foi assinado em a 7 de Junho de 1494, entre Portugal e Castela (parte da atual Espanha), definindo a partilha do chamado Novo Mundo entre ambas as Coroas, um ano e meio após Colombo ter reclamado oficialmente a América para Isabel a Católica.
O benefício, para o Brasil, se o é, é o seguinte: se não tivesse havido o Tratado, o Brasil teria sido colonizado por Castela (Espanha) e assim, agora, vc falaria espanhol....
2006-11-08 11:21:22
·
answer #4
·
answered by Francisco H 2
·
0⤊
0⤋
na verdade o tratado de tordesilhas foi celebrado para dividir as novas terras entre os países pacíficamente. mas ele não foi obedecido pelas bandeiras porque os bandeirantes não sabiam onde se passava a linha de Tordesilhas, por isso o Brasil é além de onde passava a linha de Tordesilhas
2006-11-08 11:19:31
·
answer #5
·
answered by Cid de Leon 3
·
0⤊
0⤋
entaum foi assinado para dividir quem ia ficar com q parte do brasil.. mas achu q a espanha saiu ganhando ..acabaram fazendo essa divisão ridicula pq quando eles encontraram as terras nao sabiam ateh onde elas iam.. e ao mesmo tempo perdendo pq eles chegavam pelo aceano atlantico e nao consgeuiam adentrar ateh a sua parte para poder explorar.... em compensação portugal saiu ganhando pois explorou todo o pau-brasil.. q estava na sua perte neh.. uma droga mesmo.. e ele nao foi celebrado neh.. foi assinado.. pois se trata d eum documento..
2006-11-08 11:19:09
·
answer #6
·
answered by ... 3
·
0⤊
0⤋