English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-08 01:20:08 · 20 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Química

20 respostas

Há uma ampla crença que o vidro é líquido. Talvez isso seja baseado no mito de que os vidros das antigas catedrais são mais espessos na parte inferior que na superior, sugerindo um escoamento lento durante os séculos... Mas isso é mito, o Departamento de Engenharia da Universidade de Federal de São Carlos, pesquisou o assunto e descobriu que o tempo necessário para que o vidro 'escorra' de forma perceptível na temperatura ambiente seria incrivelmente longo (trilhões de anos!) e seu efeito não poderia ser medido nem nas mais antigas catedrais. Nem mesmo se o primeiro vidro obtido pela humanidade tivesse sido pendurado e deixado assim por todos esse tempo, ainda assim não teríamos como perceber hoje qualquer sinal de escoamento. Portanto, o vidro comum de janelas, em temperatura ambiente, comporta-se com um sólido.
Mas que tipo de sólido? O que os cientistas gostam de chamar de sólido tem várias propriedades bem definidas. Por exemplo, sua estrutura microscópica, observada átomo a átomo ou moléculas a molécula, deve ser regular. Essa estrutura é chamada de cristalina.
O vidro não tem sua estrutura regular como o de outras substâncias como o gelo: o seu padrão de repetição não vai além de dois átomos ou íons seguidos. E na medida em que o vidro é esquentado ele vai amolecendo devagar, ficando cada vez mais mole (menos viscoso) na medida que a temperatura aumenta. Portanto o vidro, destes pontos de vista, não é sólido. Mais cedo ou mais tarde ele escorrerá, mas, isso não ocorre na escala humana de tempo. Materiais como o vidro, cerâmicas e outros sólidos mais esquisitos do que os bem comportados sólidos cristalinos têm sido estudados, pois suas propriedades podem ser úteis e interessantes.

2006-11-08 01:34:27 · answer #1 · answered by Luiza 2 · 1 0

Vidro não é liquido O estado líquido é um estado da matéria no qual a distância entre suas moléculas é suficiente para se adequar a qualquer meio (tomando sua forma), porém sem alterar o volume. Outra caracteristica do estado liquido é a capilaridade (aquela que faz subir em tubos). O vidro não possui nenhuma dessas caracteristicas.

Essa historia dos vitrais de antigas igrejas também é mentira ( http://www.nea.fe.usp.br/site/TT_Arte/MostraDetalhe.asp?IdInf=418 )

Na verdade o vidro é um sólido que conservou o mesmo arranjo molecular que apresentava quando estava líquido, devido à sua grande viscosidade, daí advindo suas propriedades e características peculiares.

2006-11-08 09:45:05 · answer #2 · answered by Michael 2 · 1 0

O vidro é um material duro, frágil e transparente. Certos autores consideravam o vidro com um líquido resfriado, porém, atualmente, sabe-se que ele realmente é um sólido amorfo, ou seja, sem estrutura cristalina. O vidro comum obtém-se por fusão em torno de 1.250 ºC de dióxido de silício , (Si O2), carbonato de sódio (Na2 CO3) e carbonato de cálcio (CaCO3). Sua manipulação só é possível enquanto fundido, quente e maleável.

Bem que disseram q era bom procurar no Yahoo! Cadê

2006-11-08 09:34:33 · answer #3 · answered by Victor P 2 · 1 0

O vidro é um material duro, frágil e transparente. Certos autores consideravam o vidro com um líquido resfriado, porém, atualmente, sabe-se que ele realmente é um sólido amorfo, ou seja, sem estrutura cristalina. O vidro comum obtém-se por fusão em torno de 1.250 ºC de dióxido de silício , (Si O2), carbonato de sódio (Na2 CO3) e carbonato de cálcio (CaCO3). Sua manipulação só é possível enquanto fundido, quente e maleável.

2006-11-08 13:53:14 · answer #4 · answered by Luciana 2 · 0 0

o vidro é classificado como um sólido não cristalino, porque suas moléculas não estão organizadas como ocorre em um sólido, por isso o vidro não sólido e nem líquido.

2006-11-08 11:33:23 · answer #5 · answered by adriano f 1 · 0 0

Errado! Na verdade muitos cientistas chegaram a conclusão que não podem definir o estado físico do vidro, costuma-se dizer que o vidro é um liquido super-resfriado, mas sem que tenha entrado em estado sólido como os demais elementos ou substâncias.

2006-11-08 09:38:10 · answer #6 · answered by Anonymous · 0 0

Parece loucura, mas é líquido mesmo. Quando transcorrido um grande tempo, ele começa a deformar, isto é, não tem forma definida como pede o conceito de sólido.
As igrejas medievais európéias tem seus vitrais danificados por esse comportamento do vidro. Louco, não?

2006-11-08 09:23:24 · answer #7 · answered by Thiago D 3 · 0 0

...é um liquido em determinado ponto de fusão, ou seja, induzido por temperatura alta. Em temperatura ambiente, ele se torna sólido. O que ocorre é uma mudança de fase e de transferencia de elétrons entre os átomos do material, fazendo-o mudar de fase...nunca houvi dizer, que o vidro, depois de sólido, venha a se tornar, em temperatura ambiente, líquido novamente. Estima-se que demore cerca de 4000 anos para se desfazer no ambiente.

2006-11-08 09:43:45 · answer #8 · answered by ADrianoGoulart 2 · 0 1

Certo.No entanto não o vemos em forma tão líquida pois as moléculas do vidro se movem lentamente, por isso tem a sensação de ser sólido!

2006-11-08 09:36:26 · answer #9 · answered by Zaraki 4 · 0 1

O processo começa no sólido, pois inicialmente é areia e passa o líquido quando elevada altas temperaturas e depois torna se novamente sólido quando resfriado. O Vidro pronto será sempre um sólido. ( Vide o mesmo processo da água, ela oscila no três estados da matéria, mas se formos levar em conta o estado original ela será sempre líquida. ok

2006-11-08 09:36:17 · answer #10 · answered by JIMMY NEUTRON " O Avaliador 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers