English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2006-11-07 12:59:27 · 3 respostas · perguntado por doug 4 em Sociedade e Cultura Mitologia e Folclore

3 respostas

Freud, como bem sabemos, terminou por considerar toda a vida psíquica governada por duas “forças” opostas – Eros e Tanatos, que são normalmente referidas como sexo e agressão, embora não seja essa a maneira final como Freud as descreve. Em Um Esboço da Psicanálise, ele dá sua declaração final: “Depois de longa hesitação e vacilação, decidimos assumir a existência de apenas dois instintos básicos, Eros e o instinto destrutivo. O objetivo do primeiro desses instintos básicos é estabelecer unidades cada vez maiores – em resumo, ligar ou unir”. Não há como se enganar quanto ao significado disso: é puro Eros. “O objetivo do segundo é, ao contrário, desfazer conexões e, assim, destruir coisas. No caso do instinto destrutivo podemos supor que seu objetivo final é levar o que está vivo para um estado inorgânico (matéria). Por essa razão também o chamamos de instinto de morte”.

Eros (Cupido, no panteão romano) era o deus grego do amor.
Tanatos era Irmão gêmeo de Hipnos, enquanto Hades reina sobre os mortos, Tanatos é a própria personificação da morte. Em Roma é chamado de Mors.

2006-11-07 13:04:59 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Na mitologia grega eros seria o deus do sexo e do prazer.
tânatos seria o deus do inferno e da punição aos maus.
Transferindo para a psicologia os termos, teremos que eros é a tendência natural do homem a buscar o prórpio prazer, enquanto que tânatos são as imposições morais e sociais construídas que tentam frear o eros por meio da fuga do homem às punições impostas para quem ultrapassa esses limites impostos.
As pessoas têem uma constante luta interna entre seu eros (busca pela satisfação) e seu tânatos (medo da punição) e nessa luta alguns podem se reprimir ou ser degvassos em certos sentidos. O ideal seria o equilíbrio.
Dessa forma, quem é muito mais voltado para o lado eros pode se tornar um viciado em qualquer coisa, uma pessoa que transgride as regras, um criminoso ou coisas parecidas, enquanto que uma pessoas mais "tânatos" pode ser um reprimido, muito tímido, sem iniciativa, etc...

2006-11-07 23:41:40 · answer #2 · answered by jorge luiz stein 5 · 0 0

Quem foram e se mantinham relações eu não sei, mas,

me parece que já comi os dois na feijoada!!!

OBS: Pergunte coisa pra brasileiro responder, seu mequetrefe!!! rsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr

um abraço

2006-11-07 13:12:15 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 1

fedest.com, questions and answers