English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O Foro de São Paulo (ou simplesmente FSP) é uma organização que congrega partidos políticos e entidades políticas socialistas e de esquerda na América Latina e realiza, desde 1990, reuniões e congressos periódicos, em torno de uma articulação de propósitos e agendas.
O Foro de São Paulo (ou simplesmente FSP) é uma organização que congrega partidos políticos e entidades políticas socialistas e de esquerda na América Latina e realiza, desde 1990, reuniões e congressos periódicos, em torno de uma articulação de propósitos e agendas.

[editar] Objetivos e contexto de sua criação
Segundo seus instituidores, o FSP foi criado em razão dos novos desafios políticos da esquerda advindos da queda do muro de Berlim em 1989. Os objetivos da entidade estão visíveis no título da tese apresentada na primeira reunião da entidade, em São Paulo: "O que foi perdido no Leste Europeu será reconquistado na América Latina"

2006-11-07 12:18:05 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Governo

Participantes
Ao longo de sua história, o FSP contou com a participação de diversos partidos e organizações políticas de esquerda da América Latina, das quais se destacam as seguintes:

Partido Comunista de Cuba - (PCC, Cuba)
Partido dos Trabalhadores - (PT, Brasil)
Exército de Libertação Nacional - (ELN, Colômbia)
Forças Armadas Revolucionarias de Colombia - (FARC, Colômbia)
Partido Comunista Colombiano - (PCC, Colômbia)
Frente Sandinista de Libertação Nacional - (FSLN, Nicarágua)
União Revolucionária Nacional da Guatemala - (URNG, Guatemala)
Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional - (FMLN, El Salvador)
Partido da Revolução Democrática - (PRD, México)
MIR Chileno - (MIR, Chile)

Críticas
De acordo com alguns pensadores, como o filósofo e ensaísta brasileiro Olavo de Carvalho, as atividades do FSP constituiriam a estrutura aparente de um plano de amplitude continental, cujos objetivos seriam implantar o comunismo por toda a América Latin

2006-11-07 12:20:01 · update #1

sobrepondo-se à soberania nacional dos Estados sulamericanos, destruindo a democracia e implantando regimes de cunho autoritário e/ou populista nesses países, ou mesmo criando um ente político supranacional.

Essa tese é endossada não apenas pelo crítico supramencionado, mas por outros articulistas do portal eletrônico Mídia Sem Máscara, que embasam essa análise no fato de vários dos membros do FSP serem, em suas própria palavras, "traficantes de drogas, terroristas, seqüestradores", o que afirmam partindo do fato de que, dentre os membros do Foro, incluem-se as FARC (guerrilhas colombianas que, segundo diversos analistas, utilizam o narcotráfico como fonte de renda) e o MIR (grupo chileno que costuma utilizar seqüestros como forma de atuação política e como fonte de renda, como no caso do sequestro do empresário brasileiro Abílio Diniz).

http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rum_de_S%C3%A3o_Paulo#Objetivos_e_contexto_de_sua_cria.C3.A7.C3.A3o

2006-11-07 12:20:58 · update #2

10 respostas

Estou achando que o cerco esta se fechando na America Latina, todos os presidente que estão sendo eleitos são de esquerda, e tem o mesmo discurso para os pobres vai dar casa, comida, faculdade,para todos o mesmo esquema de Cuba quem conhece um pouco sabe como é. O comunismo so e bom para a cupula do governo, que usa o dinheiro publico para enriquecer.Quem acha que o comunismo e justiça deveria arrumar suas malas e ir para Cuba morar lá .Deixa o Brasil para quem quer viver o capitalismo vc não acha?

2006-11-07 12:40:55 · answer #1 · answered by assissonialima 3 · 1 0

Comunismo caiu e não volta tão cedo. Com exceção de Cuba, Coréia do norte e China ( agora muito aberta aos investimentos capitalistas ) pouco sobra. Enquanto os países desenvolvidos forem capitalistas, o mundo seguirá essa tendência. A América Latina há muito tem essa tendência esquerdista. Mas jamais se tornou realidade. O que significa A Am. Latina em nível mundial em termos de comércio, tecnologia militar e influência política? Muito pouco.

2006-11-07 20:41:08 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Não ao atraso não ao que não deu certo ninguém merece! Só quem vive de teorias que continuam com essa cantilena com essas apelações!!

2006-11-07 20:35:52 · answer #3 · answered by Norma 3 · 1 0

Não conseguirá, pois é uma idéia que não atrai aos latino americanos!
O comunismo é uma idéia que JÁ FORA grande, porém, não mais!

2006-11-07 20:32:25 · answer #4 · answered by korant00 1 · 1 0

.

Claro que não!!!

Por mais que o comunismo já tenha morrido no mundo todo, podemos perceber como o atraso intelectual da América LatRina ainda o vê e procura com "bons" olhos - os olhos que produzem a visão dos cegos, digamos de passagem...

Mesmo assim, o grosso da população de nosso pobre continente não é tão tapado e tonto assim, de forma que, por mais que os pensamentos retrógrados tentem, o pensamento mais lúcido prevalecerá.

.

2006-11-07 20:23:56 · answer #5 · answered by m_amoy 5 · 1 0

Não acredito, embora muitos o desejem, pois " o comunismo é bom para mandatário", a nova classe que implodiu a União Soviética.

2006-11-07 20:56:06 · answer #6 · answered by podocarpo 7 · 0 0

Espero que NÃO.

2006-11-07 20:29:18 · answer #7 · answered by Sabina 3 · 0 0

chaves da venezuela é o mau da al

2006-11-07 20:28:31 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

A idéia central do comunismo e' boa mas, como sabemos o homem não presta. O que se implantou no mundo como comunismo, não era a idéia de Marx. No mundo de hoje pode se pensar em um regime "social democrata" pois sabemos que os indivíduos são diferentes e alguns necessitam maior ajuda. O mundo esta envolto em um sistema globalizado e as noticias são levadas ao mundo todo ao vivo e muitas vezes não tão claras.
Por favor não comecem a caçar bruxas. Quem não gosta do Chaves, do Ortega, da Presidente do Chile. do Uruguai e do Lula, são os interesses multi- nacionais que hoje em dia nem podemos dizer americanas pois, os donos se perdem em um emaranhado de nomes e países. O governo americano e o boneco que fica na frente( graças a corrupção dos representantes do povo) mas não tem muita autoridade. O que eles querem da Venezuela assim como do Iraque e talvez do Brasil, e' o PETRÓLEO. O pior de tudo que quem vende o próprio pais, são os cidadãos dos mesmos..i.e privatizacoes no Brasil e' um exemplo.
Uma historia: A companhia de eletricidade de São Paulo, foi montada pelo Canadá com contrato de X anos de exploração e depois seria de São Paulo por $1.00 dólar. Faltava uns meses para o termino do contrato e o ministro das energias ( no tempo da ditadura) resolveu dar uma de patriota ( a ligth e' nossa) e comprou se eu me lembro por $ 700 milhões de dólares ( a historia e' que uma quantia igual, foi para a conta bancaria do mesmo). Como podem ver, corrupção não e coisa de agora...
Em segundo lugar as companhias farmacêuticas que com a bonita idéia de curar(grande piada) o que querem e' vender pílulas e transformar a humanidade em "zumbis" ambulantes.
Devemos esclarecer o povo para que todos tenham direito a educação, trabalho e assim poder cooperar para um mundo melhor.
Desculpem, fiquei inspirada e fiz uma salada!!!!!!!

2006-11-07 21:25:54 · answer #9 · answered by tereza g 3 · 0 1

Com certeza, para o nosso bem !!!
E, direto da Nicarágua, com 68,1% dos votos apurados, Daniel Ortega segue na frente, vencendo no primeiro turno!!!
É Lula cá e Ortega lá pra América Latina avançar!!!

2006-11-07 20:21:41 · answer #10 · answered by Tirso Artesão 5 · 0 3

fedest.com, questions and answers