English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Eu entendo que para o espaço não tem tempo pois o espaço na minha opinião sempre existiu, se não fosse assim nada poderia existir. Mas quando falamos de matéria a percepção muda, porque a materia tem sua data de nascimento, seja ela o que for do tamanho que for, sempre vai ter o dia que vai nascer e o dia que vai morrer, porisso, tem um tempo de vida no espaço. O probrema é que se analisarmos, bem a materia vive mais ou vive menos, dependendo do tamanho de sua massa, e da velocidade com que sua energia é gasta. Sera que o tempo não existe nem neste caso?

2006-11-07 12:04:31 · 5 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências e Matemática Física

5 respostas

Sua colocação apresenta um ponto de vista no mínimo interessante.
Na verdade não se tem muitos indícios de que o tempo possa vir a ser uma forma ou variação de energia, mas um ponto que você colocou tem um fundamento bem sólido: o tempo passa apenas para a matéria. A energia não tem tempo, porque segundo a própria teoria restrita da relatividade de Einstein, o tempo de um raio de luz (e de qualquer onda eletromagnética) é zero.
Conforme sua colocação o espaço sempre existiu. Essa afirmativa não pode ser comprovada e contraria a teoria do Big Bang. Porém a afirmativa de que o espaço não tem tempo está correta, porque o espaço são as três dimensões que conhecemos e o tempo é a quarta dimensão, se projetando ortogonalmente ao espaço.
Quanto ao tempo da matéria, talvez o conceito de viver não seja o mais adequado, pois a matéria em si não vive nem morre. Esse é o conceito que se aplica aos seres vivos ou a substâncias que se decompõe física ou quimicamente. Nesse caso há a transformação da matéria. Não se tem informações suficientes para se poder avaliar, por exemplo, qual é o tempo de vida de um elétron, se é que ele tem um.
Porém podemos falar em velocidade de avanço no tempo, onde cada matéria poderia estar avançando no tempo em uma velocidade diferente uma da outra. Isso significa que cada corpo no universo "perceberia" o tempo passar de uma maneira diferente, mesmo se todos usassem a mesma referência temporal (horas, minutos e segundos). Por exemplo, uma mosca vive só 72 horas. Mas o metabolismo da mosca é tão mais alto que o nosso que, para a sua percepção, esse tempo seria bem grande, o que para nós seria algo em torno de 1 ou 2 anos.
Dá para viajar bastante nessa sua idéia. Eu recomendo que você estude a teoria da relatividade e (se tiver paciência) a mecânica quântica para elaborar melhor essa sua teoria. Procure também saber algo sobre a teoria das cordas e a teoria-M, que são teorias físicas ainda em fase embrionária, mas explicam a relação entre matéria e energia, partindo do princípio de que matéria é um tipo de manifestação da energia. A Wikipedia é um bom lugar para começar.

2006-11-07 13:33:07 · answer #1 · answered by Dario 5 · 0 0

O tempo, da forma como o conhecemos é uma coordenada do nosso universo espaço/temporal. Veja bem, vc e um amigo podem ocupar qualquer combinação de x, y e z (ou x, y e t,...), mas nunca a mesma combinação de x, y, z e t. Vcs não podem estar no mesmo local ao mesmo tempo. O tempo é um dos conceitos mais dificeis de serem definidos na física.

2006-11-08 05:57:55 · answer #2 · answered by Schineider 2 · 0 0

a matéria não passa. sua energia pode sofrer alterações mas não desgasta a ponto de deixar de existir. a verdade é que sempre existiu a energia que é o que faz a matéria.

2006-11-07 20:35:22 · answer #3 · answered by protestante 2 · 0 0

Existem algumas formas de se avaliar a passagem do tempo:
Pela termodinamica, um corpo sempre perde calor para o meio. Se a temperatura de um corpo, estiver declinando rumo ao zero absoluto, sabemos que o tempo está correndo para frente.
Outra é o grau de entropia (organização) do sistema. As coisas tendem naturalmente ao caos, e para organiza-las deve-se gastar energia. Se um sistema esta ficando mais caótico, desorganizado, então é um indício que o tempo está correndo para frente.Realmente, a energia contida no corpo (grau de agitação das moléculas) decai como tempo, e isto indica a passagem de tempo. Agora se o tempo se resume a isto, são outros quinhentos!!!

2006-11-07 20:24:39 · answer #4 · answered by Fabio J 3 · 0 0

O conceito de matéria e energia nem é tão bem delineado... Segundo a teoria de Einstein, de absoluto, só a relatividade. Em sendo assim, a questão de trempo também é relativa. Pense: Os átomos que compunham o seu corpo a alguns segundos atrás não mais o compõem... A matéria, principalmente no que tange à vida, NÃO é estanque, como vc diz, tem data para nascer e morrer, pelo contrário, pode se transformar e transformar vários elementos em muitos e indeterminados ciclos... Penso que você deveria reformular suas dimensões, irmão...

2006-11-07 20:21:52 · answer #5 · answered by Pé de Cana 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers