É sobre a teoria do caos, onde uma borboleta bate as asas em algum lugar do planeta e dias depois provoca um tufão em outro extremo.
É que ele mexe uma pequena coisa no passado, que muda completamente seu presente (ou futuro).
2006-11-07 12:08:37
·
answer #1
·
answered by Marcel K. 5
·
2⤊
0⤋
Porque o 1º filme - Começa com a frase da teoria do caos que diz que o mais simples bater de asas da borboleta no oriente é capaz de transforma-se num turfão no oriente.
2006-11-07 11:59:54
·
answer #2
·
answered by Cledson S 1
·
2⤊
0⤋
Por causa de uma afirmação do autor do livro citado por jair c, na segunda resposta.
Ele dizia, metaforicamente que o bater de asas de uma borboleta em um lado do mundo, pode desencadear um furacão em outro lado. È o seguinte, um pequeno acontecimento, pode ter consequencias imprevisivies. Por exemplo, o fato de vc dormir pouco em uma noite, pode fazer vc bater em um caminhão de combustivel, que explodirá perto de um local densamente habitado, e matará centenas de pessoas. Tudo causado por uma simples insônia!!!!Isto é um exemplo um tanto trágico, mais isto acontece por exemplo, em reações de fissão nucler de uma bomba atômica. Uma pequena quantidade de átomos libera particulas, que liberão outras, outras...Até que todos os átomos entraram na dança!!!!
No filme , ele utiliza este termo, pois qualquer alteração feita no passado, por menor que seja, poderia levar a um futuro imprevisivel, totalmente diferente do "original".
2006-11-07 12:09:47
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
tem a ver com um livro chamado "A Teoria do Caos", que explica o efeito borboleta
2006-11-07 11:58:06
·
answer #4
·
answered by todal 3
·
1⤊
0⤋
Pois o efeito da borboleta é relacionada ao nascimento dela, qualquer modificação no seu casulo, ou seja, na sua forma trará efeitos no futuro.
Ou seja, uma modificação, causará, efeitos impressionantes.
Daí efeito borboleta, até por que o drama passado no filme é igual o caso da borboleta.
2006-11-07 13:06:10
·
answer #5
·
answered by hugerlessilva 2
·
0⤊
0⤋
Efeito borboleta é um termo que se refere às condições iniciais dentro da teoria do caos. Este efeito foi analisado pela primeira vez em 1963 por Edward Lorenz. Segundo a teoria apresentada, o bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo.
Teoria do Caos
O Efeito Borboleta faz parte da Teoria do Caos, a qual encontra aplicações em qualquer área das ciências: exatas (engenharia, física, etc), médicas (medicina, veterinária, etc), biológicas (biologia, zoologia, botânica, etc) ou humanas (psicologia, sociologia, etc), na arte ou religião, entre outras aplicações, seja em áreas convencionais e não convencionais. Assim, o Efeito Borboleta encontra também espaço em qualquer sistema natural, ou seja, em qualquer sistema que seja dinâmico, complexo e adaptativo. Existe um filme com o nome "The Butterfly Effect" (Efeito Borboleta) fazendo referência a esta teoria.
Dinamismo do efeito borboleta
Esse tipo de efeito quando restrito a uma ou duas variáveis, fixando-se as demais, tende a ser simples e aí, somente nesta situação não natural ou limítrofe, é que as leis da ciência clássica podem demonstrar a previsibilidade de um sistema fechado. Neste caso aumenta a rigidez sistêmica e o Efeito Borboleta pode ser mapeado de forma bastante simples. Alguns estudiosos afirmam que deixa de existir, porém, é sabido que a resultante de determinado cálculo quando passa a ser dado numérico de outro (e assim por diante), influi em seu resultado, portanto, atua o Efeito Borboleta. Isto foi descoberto (quase por acaso) por Edward Lorenz quando estava trabalhando com previsões meteorológicas no MIT e verificou a influência ocasionada em sistemas dinâmicos quando são feitas alterações muito pequenas nos dados iniciais inseridos em computadores numéricos programados para fazerem cálculos em série.
Descrição de ocorrência do efeito borboleta
Em 19 de fevereiro de 1998, computadores do sistema de previsão de tempestades tropicais dos Estados Unidos diagnosticaram a formação de uma tempestade tropical sobre Louisiana em três dias. Sobre o Oceano Pacífico um meteorologista daquela agência descobriu que havia uma pequena diferença nas medições executadas, e que estas poderiam prever uma pequena diferença no deslocamento das massas de ar. A diferença foi detectada através de uma movimentação do ar em maior velocidade na região do Alasca. Em função das diferenças, houve uma realimentação de dados nos computadores, estes refazendo os cálculos previram que a formação da tempestade tropical em Lousiana não ocorreria, mas haveria sim a formação de um tornado de proporções gigantescas em Orlando, na Flórida, o que realmente ocorreu em 22 de fevereiro de 1998.
2006-11-07 12:33:42
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Por que é apartir de uma borboleta que há todo o caos provocado pela mudança na linha da vida. Daí esse nome.
2006-11-08 06:00:46
·
answer #7
·
answered by laninha 3
·
0⤊
1⤋
Muito bom esse filme, embora o protagonista eu ache um cuz.ão kkkkkkkkkkk......... aquele molequinho e o adolescente não tem nada a ver com ele, aff....... coisas de hollywood e de ego..... mas tirando isso o filme é muito bom, ..... muito estranho,... a realidade em que foi assediado ele aparentemente está melhor do que na realidade em que não foi (na que ele é um boyzinho), acho que não seria bem assim.... repararam na realidade em que o irmão da menina morre???, ela fica meio doida, foge, pede carona e é pega por uns nazi (parecem muito com aqueles da cadeia), ai adulta ela "vira" prostituta, ..muito coerente..... que nojo aqueles nazi da cadeia, tipicos arianos mesmo .....No final ele percebe que ela era o problema, que ela era o tal Efeito Borboleta problematico na vida dele........ acho que o nome efeito borboleta, não se refere necessariamente e somente a uma borboleta que pode mudar o curso da história, é só um exemplo "excentrico" mas possivel. No decorrer do filme existem vários exemplos de "efeitos borboleta".
2006-11-07 12:24:57
·
answer #8
·
answered by Harima 2
·
0⤊
1⤋
Bem, as borboletas passam pelo processo chamado metamorfose, que nada mais é que uma transformação. O filme tem esse nome, na minha opinião, pelo fato do rapaz poder mexer no seu passado, mudando as coisas do futuro.
Espero que fique satisfeito!
2006-11-07 12:01:46
·
answer #9
·
answered by Curiosa 3
·
0⤊
1⤋
é que ele passa por metamorfoses que nem uma borboleta, mudando constantemente para que no final encontre a perfeição desejada.
2006-11-07 12:00:52
·
answer #10
·
answered by Justus 3
·
0⤊
2⤋