English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Vc ja fez isso ou conhece alguém que já o fez? Não que eu queira mudar o meu, eu só queria saber, porque tem uma prima que quer fazer isso...

2006-11-07 11:22:54 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Família e Relacionamentos Família

10 respostas

Você tem que contratar um advogado e este entrará com uma ação de retificação de registro civil para requerer ao Juiz a alteração do patronímico (nome).
Caso não tenha condições para isto deve procurar a Assistência Judiciária Gratuita da OAB ou Faculdades de Direito, que também possuem estagiários para atender pessoas carentes, ou procurar a Defensoria Pública, se tiver em sua cidade.
Agora é importante que saiba que a lei somente permite a alteração caso o nome exponha a pessoa ao ridículo, tenha sido registrado com erros de grafia, etc...
Não se muda somente porque não gosta do nome.

2006-11-07 13:51:01 · answer #1 · answered by RAVEL 6 · 1 0

Sim minha tia. Ela se chamava Alba, conseguiu mudar o nome para Monique, mas não me pergunte como, só que não adiantou nada até hj as pessoas a chamam de Alba.

2006-11-07 22:15:15 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

O registro cívil so muda o nome se tiver trazendo problema para a pessoa, caso contrário eles não aceitam mudar o nome

2006-11-07 19:32:53 · answer #3 · answered by Filho do universo 4 · 0 0

Só se pode mudar o nome quando este for ou causar ridículo/gozação/constragimento, por exemplo.
Procurar um juiz da vara de família e depois gastar uns trocadinhos para a feitura de nova documentação.
Ah, quando houver troca de sexo (no Brasil e autorizado pela justiça) também pode mudar de nome.

2006-11-07 19:32:01 · answer #4 · answered by OC BRASIL 5 · 0 0

Bom quando vc faz 18 anos vc pode Mudar seu nome ih eh De graça..+ depois do seus 18 anos ñ sei..pois msm que vc conssiga eh Muito Dificil.

2006-11-07 19:25:50 · answer #5 · answered by ««Þ|-|¡£¡Þ§»» 4 · 0 0

Acredito que é mt burocrático e que deve ter que pagar uma boa grana
boa sorte

2006-11-07 19:25:01 · answer #6 · answered by FRISSON 6 · 0 0

Como mudar de nome?




Qualquer pessoa pode mudar o seu primeiro nome sem apresentar qualquer justificativa. O pedido deve ser feito no ano em que se atinge a maioridade – 18 anos de acordo com o novo código civil -, e é um processo relativamente simples.

O interessado deve procurar um advogado e entrar com um pedido junto à Vara de Registros Públicos. O processo costuma demorar entre três e seis meses, e normalmente basta uma audiência com o juiz para se verificar que a mudança de nome não é uma tentativa de evitar alguma responsabilidade. Por isso, costuma ser necessário consultar certidões de protestos, de processos cíveis, criminais e trabalhistas, e das Justiças federal, eleitoral e militar.

Caso haja alguma certidão positiva, a mudança de nome será informada ao cartório onde consta a pendência.

É possível também mudar o nome em caso de erros no momento do registro. Para fazer isso, pode-se procurar o cartório diretamente.

2006-11-07 19:28:10 · answer #7 · answered by miosotis 7 · 0 1

Ser maior de 21 anos, comparecer no Cartório De Registro pagar as taxas...

2006-11-07 19:26:55 · answer #8 · answered by Rogério Pulga 7 · 0 2

O nome de batismo/baptismo ou nome ao nascimento é o nome que um indivíduo recebe de seus pais ao nascer, seguindo uma norma social universal.

Nos países onde o nascimento é oficialmente registrado, o nome declarado no assento de nascimento é informalmente chamado nome de batismo/baptismo, até mesmo quando se refere a uma pessoa de religião não-cristã. Esta denominação é utilizada para diferenciar o nome que se recebe ao nascer de outros nomes que um cidadão assume durante sua vida civil, em conseqüência de uma série de fatores.

A ocorrência mais comum que causa da mudança do nome de batismo é o casamento, quando os usos e costumes eventualmente podem determinar que a esposa assuma os apelidos de família do marido. Esta "tradição" varia enormemente de acordo com a época e o lugar onde residem os noivos. O nome da esposa antes do casamento é chamado de nome de solteira e após o matrimônio nome de casada.

Outro determinante comum do desuso do nome de batismo é a adoção de uma alcunha (também chamada epíteto ou apelido), que passa a designar uma pessoa e torna-se mais relevante que seu nome ao nascer, como o ex-futebolista Pelé, cujo nome de batismo é "Edson Arantes do Nascimento".

A mudança de nome é um outro fator que provoca o abandono do nome de batismo, sendo - contudo - muito menos comum. Tanto no Brasil como em Portugal a mudança (ou troca) de prenomes e sobrenomes (apelidos de família) é muito complexa e somente em raros e fundamentados casos é permitida pela Justiça. Nos Estados Unidos da América ou no Canadá, diferentemente, a mudança de nome é muito mais usual e de pouca complexidade da óptica jurídica.

2006-11-07 19:26:12 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 2

fedest.com, questions and answers